Twitch nos olhos: o que causa isso e como fazer isso parar!
Contente
- Estresse
- Cafeína ou álcool
- Deficiências Minerais
- Olhos secos
- Tensão nos olhos
- Aperto de mandíbula ou ranger de dentes
- Outras Causas Potenciais
- Revisão para
Possivelmente a única coisa mais irritante do que uma coceira que você não consegue coçar, contração involuntária dos olhos ou miocimia é um sentimento com o qual muitos de nós estamos familiarizados. Às vezes, o gatilho é óbvio (fadiga ou alergias sazonais), enquanto outras vezes é um mistério total. A boa notícia é que raramente é motivo de preocupação. "Nove em cada 10 vezes, [tremores nos olhos] não é nada com que se preocupar, é apenas mais um aborrecimento do que qualquer outra coisa", diz o Dr. Jeremy Fine, um médico concierge de Los Angeles. Mas só porque não é perigoso, não significa que você deva sorrir e aguentar. Pedimos a especialistas que compartilhassem alguns motivos menos conhecidos pelos quais isso acontece e dicas sobre como parar de mexer rapidamente.
Estresse
Enfatize que é a razão número um para um olho nervoso, ou espasmo ocular, diz a Dra. Monica L. Monica M.D., porta-voz clínica da Academia Americana de Oftalmologia. "Normalmente, o paciente lida com espasmos por uma semana ou mais, quando algo o está incomodando, eles estão nos exames finais ou simplesmente não dormem bem."
Na maioria dos casos, os espasmos se resolvem por conta própria quando a situação estressante termina, mas fazer um esforço para reduzir o estresse em sua vida ou praticar outras técnicas de enfrentamento, como a meditação, pode ajudar. Estudos mostram que as pessoas que praticam a meditação consciente - sentadas em silêncio com os olhos fechados e repetindo uma palavra ou "mantra" continuamente por apenas 20 minutos por dia obtêm benefícios significativos para a saúde mental.
Cafeína ou álcool
Muitos especialistas acreditam que os estimulantes da cafeína e / ou as propriedades relaxantes do álcool podem causar espasmos nos olhos, especialmente quando usados em excesso. "Eu sei que não é realista para mim dizer aos meus pacientes para ficarem longe de cafeína e álcool, mas se você aumentou recentemente sua ingestão normal, você pode querer diminuir", diz Julie Miller, MD, uma plástica de Nova Jersey cirurgião especialista em saúde ocular.
Quando se trata de ingestão de líquidos, é importante se manter hidratado com água pura e ficar longe de açúcares reais e artificiais ", acrescenta a Dra. Katrina Wilhelm, uma médica naturopata certificada. Se você não pode cortar sua xícara matinal, experimente limite-se a uma bebida de café por dia ou experimente beber uma destas 15 alternativas criativas de café.
Deficiências Minerais
De acordo com o Dr. Fine, a deficiência de magnésio é o desequilíbrio nutricional mais comum que causa espasmos nos olhos. Se a contração persistir ou estiver realmente incomodando, ele sugere que verifique seus níveis de magnésio (um simples exame de sangue é tudo o que você precisa). Se você for deficiente, concentre-se em comer mais alimentos ricos em magnésio, como espinafre, amêndoas e aveia, ou comece a tomar um suplemento de magnésio sem prescrição para atender facilmente às suas necessidades diárias (310 a 320 mg para mulheres adultas, de acordo com o Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências).
Olhos secos
Olhos excessivamente secos "podem ser resultado do envelhecimento, das lentes de contato ou de certos medicamentos", diz o Dr. Fine. Mas geralmente há uma solução simples. O Dr. Fine sugere trocar seus contatos com a freqüência prescrita e verificar os efeitos colaterais de quaisquer medicamentos que você tome. Você também pode "distrair o cérebro colocando lágrimas artificiais ou água fria no olho", sugere o Dr. Benjamin Ticho, um oftalmologista certificado e sócio do The Eye Specialists Center.
Tensão nos olhos
Uma série de coisas pode causar fadiga ocular (e a pálpebra pulsante resultante), diz o Dr. Miller. Alguns dos culpados mais comuns incluem não usar óculos de sol em um dia claro, usar óculos com a prescrição errada, olhar para o computador por horas a fio sem uma tampa de tela anti-reflexo e uso de smartphone ou tablet. "Dê um tempo para os seus olhos! Coloque os óculos escuros, use os óculos e afaste-se dos aparelhos", acrescenta ela.
Aperto de mandíbula ou ranger de dentes
Muitas pessoas contraem a mandíbula ou rangem os dentes enquanto dormem, então você pode estar fazendo isso sem saber! Se você suspeita que pode estar rangendo (seu outro significativo pode até ser capaz de ouvir), uma ida ao dentista pode revelar a verdade rapidamente. Se eles disserem que você está "bruxando", o termo chique para ranger os dentes, pergunte sobre opções como usar um protetor bucal à noite. Enquanto isso, fazer uma pequena automassagem na mandíbula e dentro da boca pode ajudar a aliviar qualquer dor, mesmo que pareça nojento.
Outras Causas Potenciais
Às vezes, espasmos oculares podem ser indicativos de um problema médico maior. Hipoglicemia, doença de Parkinson, síndrome de Tourette e disfunção neurológica podem causar espasmos nos olhos. Se você tentou todos os remédios mencionados anteriormente e não encontrou alívio e / ou apresentou outros sintomas preocupantes, consulte seu médico imediatamente.