Como tratar a fibromialgia
Contente
- Fibromialgia e dor
- Maneiras de tratar a dor da fibromialgia
- 1. Analgésicos
- 2. Antidepressivos
- 3. Anticonvulsivantes
- 4. Yoga
- 5. Acupuntura
- 6. Fisioterapia
- Como posso tratar a fadiga da fibromialgia?
- 7. Vitamina D
- 8. Exercício
- Quais são outros tratamentos alternativos para a fibromialgia?
- 9. Maconha medicinal
- 10. Biofeedback
- 11. Tai chi
- 12. Massagem terapêutica
- 13. Terapia cognitivo-comportamental (TCC)
- Quais novos tratamentos estão em desenvolvimento?
- Leve embora
Fibromialgia e dor
A fibromialgia (FM) é uma condição que causa dor musculoesquelética, fadiga e sensibilidade localizada. A causa da FM é desconhecida, mas a genética pode desempenhar um papel. Os sintomas podem se desenvolver após:
- estresse psicológico
- trauma físico
- uma lesão
- uma doença
Outros sintomas podem incluir depressão, baixa concentração e dores de cabeça.
O tratamento da dor, fadiga e outros sintomas é fundamental. Felizmente, várias opções estão disponíveis para ajudar a aliviar e gerenciar os sintomas de FM e melhorar sua qualidade de vida.
Maneiras de tratar a dor da fibromialgia
A dor na FM pode ser pequena ou grave o suficiente para interferir nas atividades diárias. Felizmente, o tratamento pode ajudar a controlar a dor.
1. Analgésicos
A medicação é uma opção para reduzir a dor na FM. O seu médico pode recomendar analgésicos de venda livre (OTC), como aspirina, ibuprofeno e naproxeno sódico. Estes medicamentos podem ajudar:
- reduzir a inflamação
- minimizar dores musculares
- melhorar a qualidade do sono
Compre online naproxeno sódico.
2. Antidepressivos
Isso pode ajudar a aliviar a dor e a fadiga. Discuta os possíveis efeitos colaterais do uso de antidepressivos para FM com seu médico. Para algumas pessoas, os antidepressivos podem causar uma variedade de efeitos colaterais desagradáveis, como náusea, ganho de peso e perda do desejo sexual.
3. Anticonvulsivantes
Esses medicamentos para convulsões também podem ajudar a reduzir a dor. A Food and Drug Administration dos EUA aprovou a pregabalina (Lyrica), o primeiro medicamento anti-convulsivo para tratamento de FM. A gabapentina, que reduz a dor nos nervos, pode ser sugerida. Mas esses medicamentos vêm com possíveis efeitos colaterais, incluindo:
- tontura
- ganho de peso
- inchaço
- boca seca
4. Yoga
A pesquisa mostrou que pessoas com FM que participaram de aulas de ioga experimentaram melhora no humor e menos dor e fadiga. As aulas incluíram:
- poses suaves
- meditação
- exercícios de respiração
- discussões em grupo
Tente fazer uma aula de ioga. A prática aumenta a força muscular, incorpora meditação e ensina diferentes técnicas de relaxamento. Apenas certifique-se de informar o instrutor sobre sua condição, para que eles possam ajustar as poses conforme necessário.
Compre online tapetes de ioga.
5. Acupuntura
Você pode tentar a acupuntura para aliviar a dor. Envolve picar a pele com agulhas para:
- promover a autocura natural
- incentivar uma mudança no fluxo sanguíneo
- alterar os níveis de neurotransmissores no seu cérebro
- tratar uma variedade de condições de saúde, como dor crônica
Um estudo no Journal of Rehabilitative Medicine descobriu que pessoas com FM que receberam acupuntura se beneficiaram do alívio da dor por pelo menos dois anos, em comparação com as que não receberam. Para aqueles que não conseguem tolerar as agulhas, a acupuntura pode ser uma opção.
Os riscos da acupuntura incluem dor, sangramento menor e hematomas após o tratamento. Sempre verifique se o seu acupunturista está licenciado para diminuir o risco de infecção por agulhas não esterilizadas.
6. Fisioterapia
As técnicas de fisioterapia visam melhorar sua amplitude de movimento e fortalecer os músculos. Isso também pode ajudar a reduzir a dor na FM. Seu terapeuta adaptará um programa para ajudar a gerenciar sintomas específicos. Eles também podem ensinar técnicas de autocuidado, incluindo a educação em FM, para ajudá-lo a gerenciar o cansaço e a dor por conta própria. A pesquisa mostra que a educação no manejo da dor pode levar a um desempenho melhor durante o exercício.
Como posso tratar a fadiga da fibromialgia?
A fadiga é um sintoma comum da fibromialgia. Você pode acordar de manhã cansado, apesar de dormir a noite toda. Atividades diárias simples podem ser cansativas. As opções para o tratamento da fadiga FM incluem:
7. Vitamina D
Pessoas com FM geralmente têm baixos níveis de vitamina D. Em um estudo de 2013, os pesquisadores descobriram que as pessoas com FM se sentiam fisicamente melhor e experimentavam menos fadiga quando tomavam suplementos de vitamina D. Converse com seu médico antes de tomar suplementos de vitamina D, pois o excesso pode ser tóxico.
Compre online suplementos de vitamina D.
8. Exercício
O exercício também é uma maneira eficaz de combater o cansaço e melhorar seus níveis de energia. O exercício aumenta a produção de endorfinas no cérebro, melhora o sono e reduz a depressão. As atividades sugeridas para pessoas com FM incluem caminhadas, ciclismo e natação. Para alguns, é difícil começar com dores generalizadas; comece devagar e aumente gradualmente. Embora este artigo apresente opções para considerar a tentativa, o exercício é a única solução que continua mostrando benefícios em estudos controlados.
Quais são outros tratamentos alternativos para a fibromialgia?
Você pode incorporar tratamentos alternativos para aliviar os sintomas da FM. Converse com seu médico sobre as seguintes opções.
9. Maconha medicinal
A maconha medicinal pode aliviar os sintomas da fibromialgia. Um estudo descobriu que pessoas com FM que usavam cannabis medicinal experimentavam:
- uma redução da dor e rigidez
- relaxamento aprimorado
- um aumento na sonolência
- sentimentos de bem-estar
- melhoria da saúde mental
Mais pesquisas são necessárias sobre os benefícios da maconha medicinal para a FM. Os efeitos colaterais podem incluir julgamento e concentração sem foco, e efeitos a longo prazo precisam de mais pesquisas.
10. Biofeedback
Biofeedback é sobre aprender a controlar as funções do seu corpo. Isso pode ajudar a reduzir a tensão muscular e a dor na FM. Não há efeitos colaterais associados a essa técnica, mas algumas pessoas podem se sentir sobrecarregadas ou esgotadas após uma sessão. Converse com seu médico para ver se você é um bom candidato ao biofeedback.
11. Tai chi
Essa técnica mente-corpo envolve respiração profunda, meditação e movimentos controlados. O Tai chi pode melhorar a força muscular, o equilíbrio e a resistência. Não é extenuante, mas você pode desenvolver músculos doloridos ou entorse, se você exagerar.
12. Massagem terapêutica
As massagens podem relaxar os músculos, melhorar a amplitude de movimento e reduzir o estresse e a ansiedade. Você pode sofrer contusões, inchaços e dores temporários se o seu terapeuta aplicar muita pressão.
13. Terapia cognitivo-comportamental (TCC)
A base da TCC é ajudar as pessoas a estabelecer metas realistas. Os pacientes trabalham na identificação de padrões de pensamento disfuncionais e no desenvolvimento de técnicas para gerenciar pensamentos negativos. As técnicas que você aprende através da TCC podem ajudar a reduzir ou minimizar sua dor na FM.
Quais novos tratamentos estão em desenvolvimento?
Os ensaios clínicos são cruciais para o desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos para certas condições. A participação em ensaios clínicos fornece informações valiosas para os pesquisadores que estão aprendendo mais sobre FM e dor crônica. Visite o Center Watch para encontrar um ensaio clínico perto de você, se você estiver interessado em participar.
Leve embora
A fibromialgia pode ser uma condição ao longo da vida que causa dor, fadiga e sensibilidade. Embora não haja uma causa única, existem muitas opções de tratamento disponíveis para aliviar a dor da FM. Converse com seu médico sobre as opções. De medicamentos a fisioterapia, há muitos tratamentos para tentar se um não funcionar para você. Você ainda pode viver uma vida saudável e ativa com a FM.