Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Tudo sobre a vacina contra gripe 2022 | Beep Saúde
Vídeo: Tudo sobre a vacina contra gripe 2022 | Beep Saúde

Contente

Sobre a vacina contra a gripe

Todos os anos, as pessoas se protegem da gripe ou gripe, recebendo a vacina da gripe.Essa vacina, que normalmente vem em spray ou spray nasal, pode reduzir as chances de contrair a gripe em até 60%.

A maioria dos efeitos colaterais da vacina contra a gripe geralmente é leve. No entanto, em casos raros, eles podem ser graves. Antes de tomar sua vacina contra a gripe, você pode querer saber o que esperar.

Um conservante à base de mercúrio chamado timerosal é usado em alguns frascos multidose da vacina contra a gripe. É usado para impedir o crescimento de bactérias e outros germes.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o uso do timerosal em vacinas é seguro e causa poucos efeitos colaterais.

Se você está preocupado com o timerosal, pode solicitar uma vacina que não a contenha. Esta tabela do CDC lista as vacinas contra a gripe atualmente disponíveis e se elas contêm timerosal.

Efeitos secundários mais frequentes

Os efeitos colaterais mais comuns da vacina contra a gripe são leves. Eles são iguais em adultos, crianças e bebês.


Reação no local da injeção

O efeito colateral mais comum da vacina contra a gripe é uma reação no local da injeção, que geralmente ocorre na parte superior do braço. Após a injeção, você pode sentir dor, vermelhidão, calor e, em alguns casos, leve inchaço. Esses efeitos geralmente duram menos de dois dias.

Para ajudar a reduzir o desconforto, tente tomar ibuprofeno antes de tomar a injeção.

Dor de cabeça e outras dores

Após a injeção, você pode ter dores de cabeça ou dores e dores nos músculos do corpo. Isso também geralmente acontece no primeiro dia e desaparece dentro de dois dias. Tomar analgésicos pode ajudar a aliviar seu desconforto.

É controverso se é seguro tomar paracetamol ou ibuprofeno para tratar esses efeitos colaterais da vacina.

Algumas pesquisas sugerem que esses medicamentos podem alterar ou diminuir a maneira como seu corpo responde à vacina. Um estudo envolvendo crianças descobriu que tomar acetaminofeno ou ibuprofeno não reduziu a resposta do corpo à vacina da gripe.


Outra pesquisa é mista. Ainda não está claro se esses medicamentos devem ser evitados.

Tonturas ou desmaios

Você pode sentir tonturas ou desmaios com a vacina contra a gripe. Esses efeitos não devem durar mais de um dia ou dois. Se você tende a ficar tonto ou desmaiar ao tomar uma injeção, informe o seu médico antes de tomar a vacina.

Você também pode tentar:

  • sentado por um tempo depois de receber a foto
  • fazer um lanche antes ou depois da injeção

Febre

Uma febre de 101 ° F (38 ° C) ou menos é um efeito colateral comum da vacina contra a gripe. Uma febre leve é ​​considerada um efeito colateral leve. Deve desaparecer dentro de um dia ou dois.

Se a febre o incomodar, considere tomar ibuprofeno ou acetaminofeno.

Como observado acima, alguma preocupação foi levantada sobre o acetaminofeno e os anti-inflamatórios não esteróides, incluindo o ibuprofeno ou o naproxeno. A preocupação é que esses medicamentos possam diminuir a resposta do corpo às vacinas. No entanto, a pesquisa não é conclusiva no momento.


Q:

A vacina contra a gripe com spray nasal causa efeitos colaterais diferentes dos da vacina?

UMA:

Assim como a vacina contra a gripe, o spray nasal para gripe - também chamado de vacina viva atenuada contra influenza (LAIV) - pode causar dor de cabeça, tontura, desmaio e febre leve.

No entanto, o spray nasal também pode causar outros efeitos colaterais que o tiro não causa, incluindo cansaço, perda de apetite, coriza e garganta inflamada.

Observe que o spray nasal não está disponível todos os anos. Consulte o site do CDC para obter mais informações.

As Respostas Médicas da Healthline representam as opiniões de nossos médicos especialistas. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado aconselhamento médico.

Efeitos secundários graves

Efeitos colaterais graves são raros com a vacina contra a gripe, mas podem incluir:

Febre alta

Uma febre maior que 38 ° C (101 ° F) não é comum. Se você estiver preocupado com febre alta, ligue para seu médico.

Reações alérgicas graves

Raramente, a vacina da gripe pode causar uma reação alérgica grave. Reações alérgicas graves geralmente acontecem poucas horas após o recebimento da vacina. Os sintomas incluem:

  • urticária
  • inchaço
  • Problemas respiratórios
  • ritmo cardíaco acelerado
  • tontura
  • fraqueza

Se você tiver algum destes sintomas, chame seu médico imediatamente. Se forem graves, ligue para o 911 ou vá para a sala de emergência mais próxima.

Síndrome de Guillain-Barré (SGB)

Em casos muito raros, algumas pessoas que receberam a vacina contra a gripe experimentaram a síndrome de Guillain-Barré (GBS). GBS é uma condição neurológica que causa fraqueza e paralisia em todo o corpo. No entanto, não está claro se a vacina contra a gripe é a causa real do SGB nesses casos.

É mais provável que o GBS ocorra em pessoas que tiveram GBS no passado. Certifique-se de informar o seu médico se você tem um histórico dessa condição. Dito isto, ter GBS no passado nem sempre significa que você não pode receber a vacina contra a gripe. Converse com seu médico para descobrir se a vacina contra a gripe é segura para você.

Ligue para o seu médico imediatamente se tiver sintomas de GBS após receber a vacina contra a gripe.

Decidir se você deve tomar a vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe é normalmente recomendada para todos com idades entre 6 meses ou mais. Qualquer pessoa em risco de complicações graves da gripe também deve receber a vacina, que inclui:

  • mulheres grávidas
  • pessoas com 65 anos ou mais
  • pessoas com problemas de saúde crônicos e seus cuidadores

A foto não é recomendada para pessoas que:

  • teve uma reação alérgica à vacina contra a gripe no passado
  • tem uma alergia severa a ovos
  • estão doentes com febre moderada a grave

Converse com seu médico

A vacina contra a gripe é um tratamento seguro e eficaz, com poucos efeitos colaterais. Ainda assim, se você estiver preocupado, pode conversar com seu médico ou farmacêutico. Eles podem ajudá-lo a decidir se uma vacina contra a gripe é ideal para você.

As perguntas que você pode fazer incluem:

  • Tomar uma vacina contra a gripe é uma boa ideia para mim?
  • Qual vacina contra a gripe é melhor para mim?
  • Estou em risco de complicações graves da gripe?
  • Estou em alto risco de efeitos colaterais da vacina contra a gripe?

Q:

Posso tomar uma vacina contra a gripe se for alérgico a ovos?

UMA:

A maioria das vacinas contra a gripe são feitas com ovos, para que possam causar uma reação em pessoas com alergia a ovos. No passado, o CDC aconselhava muitas pessoas com alergia ao ovo a evitar a vacinação contra a gripe.

Mas agora, o CDC diz que a maioria das pessoas com alergia a ovo pode receber a vacina contra a gripe com segurança.

Se você pode ou não receber a vacina da gripe, depende da gravidade da alergia ao ovo. Se você teve apenas urticária como reação aos ovos, pode receber qualquer vacina contra a gripe que seja segura para você.

Se você tiver outros sintomas de óvulos, como inchaço ou tontura, só deve receber a vacina contra a gripe de um profissional de saúde treinado para lidar com uma resposta alérgica.

Mas se você já teve uma reação severa aos ovos, a recomendação é que você ainda não deve tomar a vacina contra a gripe.

Se você tem alergia a ovo, converse com seu médico sobre como obter uma forma de vacina segura para você.

As Respostas Médicas da Healthline representam as opiniões de nossos médicos especialistas. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado aconselhamento médico.

Nós Recomendamos

Infecção por ancilostomíase

Infecção por ancilostomíase

A infecção por ancilo tomía e é cau ada por lombriga . A doença afeta o inte tino delgado e o pulmõe .A infecção é cau ada por infe tação por qua...
Doença aguda da montanha

Doença aguda da montanha

A doença aguda da montanha é uma doença que pode afetar alpini ta , caminhante , e quiadore ou viajante em grande altitude , geralmente acima de 8.000 pé (2.400 metro ).O enjoo agu...