Um guia completo para sua quarta gravidez
![Discovery Channel O Guia Completo da Gravidez - Parte 04/05](https://i.ytimg.com/vi/oIzK4mx0N4c/hqdefault.jpg)
Contente
- Sua quarta gravidez
- Mudanças físicas
- Sintomas de gravidez
- Trabalho e entrega
- Complicações
- O takeaway
Sua quarta gravidez
Para muitas mulheres, a quarta gravidez é como andar de bicicleta - depois de experimentar os meandros três vezes antes, seu corpo e sua mente estão intimamente familiarizados com as mudanças que a gravidez traz.
Embora cada gravidez seja única e diferente, a mecânica geral será a mesma. Ainda assim, provavelmente haverá algumas diferenças entre a gravidez número um e a gravidez número quatro. Aqui está o que esperar.
Mudanças físicas
As mulheres que vivenciam a gravidez pela primeira vez geralmente aparecem mais tarde do que nas gestações subsequentes. A culpa é do primeiro bebê - seu útero e músculos abdominais estavam muito mais tensos antes de se esticarem para acomodar um passageiro em crescimento.
À medida que seu útero crescia, ele se expandia da pélvis para o abdômen, alongando seus abdominais e, eventualmente, tornando-se aquela protuberância de bebê.
O resultado? Muitas mulheres aparecerão mais cedo durante a quarta gravidez do que nas gestações subsequentes. E para uma mãe pela quarta vez, cedo pode significar algo em torno da décima semana.
Durante a primeira gravidez, muitas mulheres notam alterações nos seios. Com essas mudanças, vem a ternura extrema, que pode ser uma indicação precoce de gravidez.
Para mães que estão na segunda, na terceira ou na quarta vez, seus seios podem não ser tão sensíveis. Eles podem não mudar de tamanho de forma tão significativa como na primeira vez.
Sintomas de gravidez
Aquele “sentimento” sobre a gravidez que mães experientes têm vem de, bem, experiência! Mulheres que já passaram por uma gravidez anterior tendem a notar sinais e sintomas que poderiam não ter percebido da primeira vez.
Pode ser fácil confundir a sensibilidade mamária com um ciclo menstrual iminente ou o enjôo matinal com um problema estomacal. Porém, as mães que vivem pela quarta vez são mais propensas a reconhecer os sintomas da gravidez do que as mães pela primeira vez.
Outras partes da gravidez também são mais reconhecíveis. Muitas mulheres que estão experimentando a gravidez pela primeira vez confundem os movimentos de seu bebê com algo como gases. As mães na segunda, terceira ou quarta gestação têm muito mais probabilidade de reconhecer essas pequenas oscilações pelo que são.
Você pode notar que está muito mais cansado durante uma gravidez subsequente. Não é de admirar - você provavelmente terá pelo menos uma outra criança pequena para cuidar. Isso provavelmente significa menos oportunidade de descansar, algo que você provavelmente fez durante sua primeira gravidez.
Seu parceiro pode não mimá-lo tanto, pensando que você é um profissional agora. Se você está na quarta gravidez, também é pelo menos cinco anos mais velha. A diferença de idade por si só pode fazer você se sentir mais cansado.
A diferença de idade é um dos maiores contrastes entre a primeira e a quarta gravidez. Ter um bebê quando for mais velha significa que você tem uma probabilidade maior de ter gêmeos. Isso ocorre porque as alterações hormonais com a idade aumentam a chance de mais de um óvulo ser liberado durante a ovulação.
Ser mãe mais velha também significa um risco maior de ter um bebê com defeito cromossômico. Os médicos são mais propensos a recomendar o teste genético na quarta gravidez do que na primeira.
Trabalho e entrega
Um dos benefícios das gestações subsequentes é um parto mais curto. Para muitas mulheres, o parto é mais rápido na segunda, terceira ou quarta vez. Por outro lado, você pode notar que as contrações de Braxton-Hicks começam mais cedo na sua gravidez e que você tem mais contrações.
É um equívoco comum que sua primeira experiência de entrega ditará qualquer entrega que se segue. Assim como cada bebê é diferente, cada gravidez também é.
Complicações
Se você teve complicações em uma gravidez anterior, incluindo diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, hipertensão ou parto prematuro, você pode ter um risco aumentado para esses problemas.
Se você já fez um parto cesáreo, também corre um risco maior de complicações. É importante falar com seu médico sobre gestações anteriores, para que você saiba o que procurar no futuro. Mulheres com cesárea anterior ainda podem ter parto normal em uma gravidez subsequente.
Outras experiências que podem piorar com gestações subsequentes incluem dores nas costas e veias varicosas. Embora uma dor nas costas seja um problema comum na gravidez, pode ser ainda mais doloroso se você estiver carregando crianças pequenas.
As varizes e as veias da aranha também tendem a piorar de uma gravidez para a outra. Se você tiver problemas nas veias, tente usar uma mangueira de suporte desde o início. Lembre-se também de elevar os pés e as pernas quando puder.
Se você teve hemorróidas, constipação ou incontinência durante uma gravidez anterior, tente ser proativo para evitar os mesmos problemas desta vez. Certifique-se de comer muitas fibras, beber muita água e fazer exercícios regularmente.
Não se esqueça dos exercícios diários de Kegel também. Embora você possa não ser capaz de prevenir esses sintomas, pode ser possível mantê-los no mínimo.
O takeaway
Para muitas mulheres, uma das maiores vantagens de uma quarta gravidez é a experiência. As mães de primeira viagem podem sofrer muito estresse emocional devido ao desconhecido e às muitas mudanças que virão.
As mães da segunda, terceira e quarta vez já sabem o que esperar da gravidez, parto, recuperação e muito mais. Esse conhecimento pode fazer você se sentir mais segura ao iniciar outra gravidez.
O trabalho de parto será igual ao de minhas gestações anteriores? Não necessariamente. O tamanho e a colocação de um bebê em seu útero terão o maior efeito em sua experiência de parto, não importa o número de gestações.