Atividades divertidas para tirar sua mente da dor de espondilite anquilosante
Contente
- 1. Dê um passeio na floresta
- 2. Faça mergulho livre
- 3. Faça uma aula de ioga ou tai chi
- 4. Organize um jantar saudável
- 5. Visite um spa
- 6. Vá dançar
- 7. Faça uma viagem para o oeste
Quando suas costas, quadris e outras articulações doem, é tentador rastejar para a cama com uma almofada térmica e evitar fazer qualquer coisa. No entanto, permanecer ativo é importante se você deseja manter as articulações e os músculos flexíveis.
Sair de casa também ajudará a prevenir sentimentos de solidão e isolamento que você pode estar experimentando.
Aqui está uma lista de sete coisas divertidas para tentar se você está vivendo com espondilite anquilosante (EA). Essas atividades não apenas desviarão sua mente da dor, mas também ajudarão a controlá-la.
1. Dê um passeio na floresta
Caminhar já deve fazer parte da sua rotina diária. Ajuda a afrouxar as juntas tensas e tem baixo impacto o suficiente para evitar que você coloque muita pressão sobre elas.
Comece caminhando por 5 ou 10 minutos e aumente gradualmente a quantidade de tempo conforme desejar. Se o tempo permitir, dê um passeio ao ar livre. O ar fresco, o sol e a exposição a plantas e árvores também darão um impulso ao seu humor.
Traga um amigo - humano ou canino - para lhe fazer companhia.
2. Faça mergulho livre
A natação é um dos melhores exercícios que você pode fazer quando tem artrite. A água oferece resistência que ajuda a fortalecer os músculos, mas é flutuante e suave para as articulações. Pesquisas descobriram que exercícios na água ajudam a melhorar a dor e a qualidade de vida em pessoas com espondilite anquilosante.
O mergulho livre é uma atividade aquática especialmente boa para pessoas com essa condição. Erguer e virar a cabeça para respirar pode ser difícil para as articulações do pescoço. O snorkel e a máscara permitem que você mantenha a cabeça baixa na água e relaxe o pescoço.
Além disso, a máscara lhe dará uma janela para a vida aquática colorida em seu lago ou oceano local.
3. Faça uma aula de ioga ou tai chi
Yoga combina exercícios e meditação em um programa que é bom para seu corpo e mente. Os movimentos melhoram a flexibilidade, a força e o equilíbrio, enquanto a respiração profunda ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.
Se você nunca praticou antes, encontre uma aula de ioga para iniciantes ou suave - ou uma que seja projetada para pessoas com artrite. Sempre trabalhe dentro do seu nível de conforto. Se uma pose doer, pare.
O tai chi é outro programa de exercícios ideal para pessoas com artrite. Esta antiga prática chinesa também combina elementos de exercícios físicos com técnicas de relaxamento. Pode ajudar a melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência aeróbica, ao mesmo tempo que apresenta baixo impacto e é seguro para as articulações.
de 2007 descobriu que a prática regular de tai chi melhora a flexibilidade e reduz a atividade da doença em pessoas com espondilite anquilosante.
4. Organize um jantar saudável
Sente-se muito dolorido para ir a um restaurante ou festa? Organize uma refeição para amigos em sua casa. Receber amigos para jantar permite que você controle o menu.
Incorpore em sua refeição muitos vegetais de folhas verdes, frutas, peixes (para os ácidos graxos ômega-3), queijo (para o cálcio) e grãos inteiros como pão de trigo e arroz integral. Para tornar as coisas divertidas e mais fáceis para você, deixe seus convidados ajudarem na cozinha.
5. Visite um spa
Uma viagem ao spa é uma ótima maneira de relaxar você. Mime-se com uma massagem, que pode ajudar a relaxar as articulações. Embora a pesquisa sobre massagem para SA seja limitada, alguns estudos sugerem que ela pode ajudar com dores nas costas, pescoço e ombros, bem como rigidez e fadiga.
Certifique-se de que seu massagista tenha trabalhado com pessoas com artrite e tome cuidado para não colocar muita pressão sobre seus ossos e articulações.
Enquanto estiver no spa, dê um mergulho na banheira de hidromassagem. O calor vai acalmar suas articulações.
6. Vá dançar
Dançar é um dos melhores exercícios para SA - desde que você o mantenha com baixo impacto. Pode melhorar sua flexibilidade e equilíbrio enquanto queima calorias. Experimente uma aula de Zumba em sua academia ou faça uma aula de dança de salão com seu parceiro na escola ou centro comunitário local.
7. Faça uma viagem para o oeste
A maioria das pessoas com SA afirma que suas juntas são como um barômetro. Eles sabem quando o tempo está ficando frio ou úmido pelas dores que sentem. Se este for você e você vive em um clima frio e úmido, você pode se beneficiar de algum tempo gasto em um local mais quente.
Reserve uma viagem para o Oeste. Estados como Arizona, Nevada e Califórnia podem acomodar melhor as articulações.