Faça isso, não aquilo: um guia para viver com artrite reumatóide
A artrite reumatóide (AR) pode ser difícil para as suas articulações, mas não tem de impedir a sua vida social! Embora certas atividades - {textend} como escalar paredes, esqui ou tricô - {textend} possam agravar as articulações inchadas, muitas outras opções estão disponíveis.
Confira apenas algumas de suas escolhas neste guia “Faça isso, não aquilo”.
Agora, isso não significa que você deve abrir mão de um encontro com o cinema, mas fazer algum exercício será mais benéfico para você a longo prazo. O exercício é bom não só para o corpo, mas também para a mente.
Caminhar é um dos melhores exercícios para quem tem AR, principalmente porque pode ajudar a aumentar a atividade muscular sem adicionar muito estresse às articulações. O melhor de tudo é que você pode fazer isso em qualquer lugar, a qualquer hora, e não precisa de nenhum equipamento especial. Então, pegue um amigo, amarre os cadarços e dê uma volta no quarteirão.
Quem não ama lavar o dia mergulhando em um banho de espuma quente? Para aqueles com AR, pode ter alguns benefícios extras. A pesquisa mostra que a terapia com água quente pode ajudar a reduzir a dor, afrouxar as articulações, diminuir o inchaço e melhorar a circulação. Se você está impaciente ou inquieto demais para ficar sentado, tente fazer alguns alongamentos simples. Você pode até usar uma bola de tênis para aliviar os nós na parte inferior ou superior das costas.
Sim, uma casquinha de sorvete é um prazer nostálgico. Mas quando você tem AR, vai se sentir muito melhor se pular a sobremesa e tomar uma xícara de chá. O chá verde tem algo extra para quem tem AR: pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor. Se você está procurando algo doce, adicione uma colher de chá de mel cru à sua bebida. É um adoçante natural, portanto, é menos provável que desencadeie qualquer inflamação adicional.
Ser social é importante para aqueles com AR, mas nem todo tipo de reunião social vai lhe dar um A + no que diz respeito ao gerenciamento de AR. Convidar seus amigos para um evento de caridade não é apenas mais valioso para sua comunidade, mas também mais memorável. Estudos descobriram que adultos mais velhos que se oferecem como voluntários se beneficiam tanto social quanto mentalmente.