Autor: Helen Garcia
Data De Criação: 22 Abril 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
Desinfetante de mãos é ruim para sua pele? - Estilo De Vida
Desinfetante de mãos é ruim para sua pele? - Estilo De Vida

Contente

Aplicar desinfetante para as mãos depois de tocar em um menu gorduroso ou usar um banheiro público tem sido a norma há muito tempo, mas durante a pandemia de COVID-19, todos começaram a praticamente se banhar nele. O problema: "Nossa dependência importante, porém crescente, de fórmulas sanitizantes alcalinas pode estar levando a várias doenças da pele, como eczema, bem como ressecamento e coceira", diz a dermatologista Sarina Elmariah, M.D., Ph.D.

Você provavelmente passou de ocasionalmente ensaboar para aplicar desinfetante para as mãos ao longo do dia, juntamente com a limpeza de sua casa, seus pertences e seus filhos - e, em seguida, tocar seu rosto. Sim, você precisa matar vírus potencialmente ocultos, mas o efeito colateral é que você também está eliminando muitos germes bons, incluindo bactérias normais, de que você precisa para manter sua pele forte, diz o Dr. Elmariah. “Sua pele é a barreira física que protege seu corpo de agressões”, diz o dermatologista Morgan Rabach, M. D. Ela precisa de um microbioma saudável de bactérias boas para fazer seu trabalho.


O alto nível de álcool e pH em muitas fórmulas desinfetantes também não são bons para a pele. O álcool pode secar os queratinócitos, ou células de barreira, tornando a pele mais suscetível a infecções, inflamações, reações alérgicas, vermelhidão, inchaço e até mesmo dor, diz o Dr. Elmariah. (Veja: O que saber sobre sua barreira de pele)

Além do mais, lá é algo como estar limpo demais. Um estudo da Northwestern University descobriu que a imunidade - neste caso, as crianças - pode ser afetada pelo uso de desinfetantes para as mãos. O mesmo vale para lavar as mãos com sabonete antibacteriano (o que, aliás, também pode estar mexendo com seus hormônios). Os autores descobriram que mais crianças contraíam doenças evitáveis ​​após o uso prolongado de desinfetante para as mãos e sabonete antibacteriano. Os pesquisadores presumiram que ambientes ultra-limpos podem reduzir a imunidade tanto que enfraquece os mecanismos de defesa do corpo. Moral da história: alguma sujeira é boa para você. (Quem diria que havia uma desvantagem sorrateira em lavar as mãos?)


Portanto, você deve interromper totalmente o seu hábito de higienização? Não exatamente. Aqui está o que você precisa saber sobre como lavar as mãos e aplicar desinfetante para as mãos, além de como torná-los menos prejudiciais à pele.

Nnada substitui a lavagem regular das mãos.

Antes da época das misturas fabricadas à base de álcool, a limpeza era a melhor defesa contra germes indesejáveis. Os cirurgiões têm salas de lavagem, onde limpam meticulosamente as mãos antes de iniciar um procedimento - porque alguns jatos de desinfetante para as mãos não vão resolver isso. Portanto, se for uma opção, escolha a pia. (Relacionado: Como lavar as mãos corretamente - porque você está fazendo errado)

Ao lavar: “Use água morna, que não seca sua pele tanto quanto a água quente”, diz o Dr. Elmariah. Em seguida, hidrate enquanto a pele ainda está úmida para ajudar a reter a umidade. Para as mãos, cremes ou loções mais espessas são uma ótima opção. Para o rosto, opte por uma loção não comedogênica e sem óleo. “Isso mantém a camada superior da pele agradável e flexível, sem causar erupções”, diz ela. Experimente o hidratante EltaMD Skin Recovery Light (compre, $ 39, dermstore.com), que contém aminoácidos, antioxidantes e esqualano para ajudar a prevenir a perda de umidade.


EltaMD Skin Recovery Light Hidratante $ 39,00 compre Dermstore

Mas se você vai usar desinfetante para as mãos ...

Certifique-se de verificar o teor de álcool. O rótulo pode dizer que mata os germes, mas a menos que o teor de álcool seja de 60% ou mais, não funcionará. Você ficaria surpreso com a quantidade de produtos (especialmente aqueles que têm uma fragrância mais agradável) que não atendem a esse requisito. (Aliás, aqui está o que você precisa saber sobre desinfetante para as mãos e o coronavírus.)

Como alternativa menos prejudicial, o dermatologista Orit Markowitz, M.D., recomenda a higienização com uma fórmula sem álcool que contém ácido hipocloroso. “Essa combinação de água, cloreto e um pouquinho de vinagre é forte o suficiente para matar vírus, mas é muito menos prejudicial à barreira da pele e menos prejudicial ao microbioma”, diz ela. Experimente o limpador de mãos não tóxico Clean Republic Medical Strength (compre, $ 4, clean-republic.com).

Se você se cortar, evite colocar desinfetante para as mãos, porque ... ai! Além disso, evite cremes antibióticos de venda livre, pois eles são algumas das causas mais comuns de reações alérgicas na pele. A pele comprometida responde melhor a limpadores suaves e vaselina (como vaselina) para promover a cicatrização de feridas. E embora você possa pensar que desinfetante é a resposta para resíduos de alimentos ou qualquer coisa invisível à espreita que pode sujar suas mãos, mas não é o caso. Coisas como gorduras e depósitos de açúcar não desaparecem de suas mãos porque você adicionou desinfetante. Você precisa de espuma e água para lavá-los.

TL; DR: Não há problema em usar desinfetante para as mãos quando necessário, mas saiba que não é a solução definitiva para manter as palmas das mãos limpas - e a loção sempre será sua amiga.

Revisão para

Propaganda

Publicações Fascinantes

Guia de discussão para médicos: dicas para discutir a mutação PIK3CA com seu médico

Guia de discussão para médicos: dicas para discutir a mutação PIK3CA com seu médico

Vário tete podem ajudar eu médico a diagnoticar o câncer de mama metatático, prever como ele atuará e encontrar o tratamento mai eficaz para você. O tete genético pr...
O guia no BS para ir à praia com psoríase

O guia no BS para ir à praia com psoríase

O verão pode er um grande alívio quando você tem poríae. A luz do ol é amiga da pele ecamoa. eu raio ultravioleta (UV) agem como terapia de luz, clareando ecama e dando a voc&...