O que está causando este caroço duro sob minha pele?
Contente
- 1. Cisto epidermóide
- 2. Lipoma
- 3. Dermatofibroma
- 4. Ceratoacantoma
- 5. Abscesso de pele
- 6. Linfonodo inchado
- 7. Hérnia
- 8. Cisto ganglionar
- Guia de fotos
- Quando ver um médico
Nódulos, inchaços ou crescimentos sob a pele não são incomuns. É completamente normal ter um ou mais destes ao longo da vida.
Um caroço pode se formar sob a pele por vários motivos. Freqüentemente, os caroços são benignos (inofensivos). Traços específicos do nódulo às vezes podem lhe dizer mais sobre as possíveis causas e se você deve verificar o nódulo com seu médico.
Continue lendo para saber mais sobre as causas comuns de caroços duros sob a pele e quando é uma boa ideia dar uma olhada.
1. Cisto epidermóide
Os cistos epidermóides são pequenos nódulos redondos sob a pele. Eles geralmente se desenvolvem quando as células eliminadas da pele se movem para a pele em vez de cair. Os cistos epidermóides também podem se formar quando os folículos capilares ficam irritados ou danificados, devido ao acúmulo de queratina.
Cistos epidermóides:
- crescer devagar
- pode não ir embora por anos
- pode ter um pequeno cravo no centro da saliência
- pode vazar secreção amarela e malcheirosa (queratina)
- geralmente são indolores, mas podem ficar vermelhos e sensíveis se infectados
Eles também se desenvolvem e geralmente não se desenvolvem antes da puberdade.
Você pode encontrar esses cistos em qualquer parte do corpo, mas com mais frequência os verá no rosto, pescoço ou tronco.
tratamentoOs cistos epidermóides geralmente não requerem nenhum tratamento. Mas há uma pequena chance de que eles possam se tornar cancerígenos. Fique de olho nele e informe o seu médico se você notar alguma alteração em seu tamanho ou aparência.
Se a aparência incomodar você ou o cisto ficar dolorido, marque uma consulta com seu médico. Eles geralmente podem drenar o cisto com um procedimento rápido no consultório. Se isso não funcionar, ou o cisto retornar, eles podem remover cirurgicamente o cisto inteiro.
2. Lipoma
Os lipomas se desenvolvem quando o tecido adiposo cresce sob a pele, formando uma protuberância. Eles são comuns e geralmente inofensivos. Ninguém sabe ao certo a causa exata dos lipomas, mas eles podem ser resultado de trauma em uma determinada área.
Além disso, vários lipomas às vezes podem ser um sintoma de uma condição genética subjacente, como a síndrome de Gardner. Ainda assim, não é incomum ter mais de um lipoma sem nenhuma condição subjacente.
Lipomas:
- normalmente não têm mais do que cerca de 5 centímetros (cm) de diâmetro
- frequentemente se forma em adultos com idades entre 40 e 60 anos, mas pode se desenvolver em pessoas de todas as idades, incluindo bebês
- raramente são dolorosos
- crescer devagar
- sensação de borracha
- pode parecer se mover quando você os toca
Eles podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas costumam aparecer nos ombros, pescoço, tronco ou axilas.
tratamentoOs lipomas geralmente não requerem nenhum tratamento médico. Mas se você não gosta da aparência, ou se torna doloroso ou muito grande, marque uma consulta com seu médico. Eles podem remover cirurgicamente o lipoma.
3. Dermatofibroma
Um dermatofibroma é uma pequena protuberância dura que cresce sob a pele. Este caroço na pele é inofensivo, mas às vezes pode coçar ou doer.
Embora não esteja claro o que os causa, algumas pessoas relatam ter tido farpas, picadas de insetos ou outro trauma menor no local onde se desenvolvem.
Dermatofibromas:
- variam de rosa escuro a marrom, embora sua cor possa mudar com o tempo
- tem uma sensação firme e elástica
- são mais comuns em mulheres
- tendem a não ter mais que 1 cm de largura
- crescer devagar
Você pode desenvolver dermatofibromas em qualquer lugar, mas eles aparecem com mais frequência na parte inferior das pernas e braços.
tratamentoDermatofibromas são inofensivos e não requerem tratamento. Ainda assim, se a aparência deles incomoda você ou você começa a notar dor ou coceira, seu médico pode removê-lo cirurgicamente.
Lembre-se de que a remoção completa pode deixar algumas cicatrizes. Se você optar por remover apenas a parte superior, há uma boa chance de que o caroço retorne com o tempo.
4. Ceratoacantoma
Um ceratoacantoma (KA) é um pequeno tumor de pele que cresce nas células da pele. Este tipo de caroço é bastante comum. Os especialistas não têm certeza do que causa isso, mas a exposição ao sol pode ter um papel importante porque o KA é mais comum em áreas de alta exposição, como suas mãos ou rosto.
KA pode parecer uma espinha no início, mas vai crescer em um período de várias semanas. O centro da protuberância pode estourar, deixando uma cratera.
Esses caroços:
- pode coçar ou sentir dor
- pode crescer até 3 cm em apenas algumas semanas
- tem um núcleo de queratina que pode se parecer com um chifre ou escama no centro da saliência
- são mais comuns em pessoas de pele clara e idosos
- são geralmente redondos, firmes e rosados ou da cor da pele
Eles costumam crescer na pele que foi exposta ao sol, como rosto, mãos e braços.
tratamentoEmbora o KA seja inofensivo, tem uma aparência muito semelhante ao carcinoma de células escamosas, então é melhor que seja examinado por um profissional de saúde.
O caroço geralmente cicatriza por conta própria com o tempo, sem qualquer tratamento, mas medicamentos e cirurgia podem ajudar a remover o KA.
5. Abscesso de pele
Um abscesso na pele é um caroço redondo e cheio de pus que se desenvolve quando a bactéria passa por baixo da superfície da pele. Isso pode acontecer em folículos pilosos ou cortes abertos e feridas.
Seu corpo reage às bactérias enviando glóbulos brancos para o local da infecção. Conforme o tecido ao redor da área morre, um buraco se forma. O pus, formado por glóbulos brancos, bactérias e pele e tecidos mortos, preenche o orifício, causando um abscesso.
Abcessos:
- têm uma membrana firme em torno deles
- sinto mole devido ao pus
- são dolorosos
- pode estar rodeado por pele vermelha ou inflamada
- pode ser quente ao toque
- pode vazar pus de uma abertura central de picada de agulha
Os abcessos cutâneos podem se desenvolver em qualquer parte do corpo.
tratamentoAbcessos pequenos geralmente desaparecem por conta própria em algumas semanas. Mas se você tiver febre ou se o seu abscesso ficar maior, muito dolorido ou cercado por uma pele quente ou vermelha, consulte seu médico imediatamente.
Nunca tente pegar ou drenar um abscesso cutâneo. Isso pode aprofundar a infecção e permitir que ela se espalhe.
6. Linfonodo inchado
Os gânglios linfáticos ou gânglios linfáticos são pequenos grupos de células localizados em várias partes do corpo. Parte de seu trabalho é capturar bactérias e vírus e quebrá-los.
Seus gânglios linfáticos são geralmente do tamanho de uma ervilha, mas a exposição a bactérias ou vírus pode fazê-los inchar.
Alguns motivos comuns pelos quais os gânglios linfáticos podem inchar incluem:
- infecções bacterianas, como mono, faringite estreptocócica
- infecções virais, incluindo o resfriado comum
- abscessos dentais
- celulite ou outras infecções de pele
- distúrbios do sistema imunológico
Você pode notar inchaço em um ou mais locais, incluindo:
- debaixo do seu queixo
- na sua virilha
- em cada lado do seu pescoço
- em suas axilas
Os linfonodos devem retornar ao seu tamanho normal assim que a causa subjacente for tratada. Às vezes, isso significa apenas esperar uma doença. Mas se você não tiver certeza do que está causando seus gânglios linfáticos inchados, marque uma consulta com seu médico.
Procure atendimento médico imediato se tiver nódulos linfáticos inchados que interfiram na deglutição e respiração ou se estiverem acompanhados de febre de 40 ° C (104 ° F).
7. Hérnia
A hérnia é um caroço que se desenvolve quando parte do corpo, como um dos órgãos, empurra o tecido circundante. Eles geralmente são causados por tensão no abdômen e na virilha. Eles também podem resultar de fraqueza muscular associada ao envelhecimento.
Existem vários tipos de hérnias. Eles geralmente aparecem na área abdominal, abaixo do peito e acima dos quadris.
Os sinais de hérnia incluem:
- uma protuberância que você pode empurrar
- dor ao forçar a área ao tossir, rir ou levantar algo pesado
- uma sensação de queimação
- uma dor surda
- sensação de plenitude ou peso no local da hérnia
Ao contrário de muitas outras causas de caroços e inchaços, as hérnias geralmente requerem tratamento médico. Eles podem não representar uma ameaça na maioria dos casos, mas podem levar a complicações se não tratados.
Procure tratamento imediato se você não conseguir empurrar a hérnia de volta, se ela ficar vermelha ou roxa, ou se você tiver os seguintes sintomas:
- constipação
- febre
- náusea
- dor intensa
8. Cisto ganglionar
Um cisto ganglionar é um nódulo pequeno, redondo e cheio de líquido que cresce sob a superfície da pele, geralmente nas mãos. O cisto fica em uma pequena haste que pode parecer móvel.
Não está claro o que causa os cistos ganglionares. Irritação nas articulações e tendões pode ter um papel importante.
Cistos ganglionares:
- geralmente são indolores, mas podem causar formigamento, dormência ou dor se pressionarem um nervo
- pode crescer lentamente ou rapidamente
- aparecem com mais frequência em pessoas entre 20 e 40 anos e mulheres
- são geralmente menores que 2,5 cm de diâmetro
Esses cistos se desenvolvem com mais frequência nas articulações do pulso e nos tendões, mas também podem se desenvolver na palma da mão ou nos dedos
TratamentoOs cistos ganglionares geralmente desaparecem sem tratamento e provavelmente não causam problemas. Mas se começar a doer ou dificultar certas atividades, você pode querer drenar o cisto.
Guia de fotos
Clique na galeria abaixo para ver as fotos das condições mencionadas neste artigo.
Quando ver um médico
Nódulos sob a pele são muito comuns e podem ter várias causas. Em muitos casos, eles desaparecem sem tratamento.
Nem sempre é possível dizer exatamente o que causou um caroço. Se você notar um, fique de olho nele. Em geral, pedaços macios e móveis são inofensivos e provavelmente irão melhorar com o tempo.
Geralmente, é uma boa ideia consultar seu médico se você notar:
- vermelhidão, inchaço ou dor
- pus ou outro fluido vazando do caroço
- ternura ou inchaço na área circundante
- mudanças na cor, forma, tamanho, especialmente crescimento rápido ou estável
- febre alta
- um caroço com mais de 10 cm de diâmetro
- caroços duros ou indolores que aparecem de repente
Se você ainda não tem um dermatologista, nossa ferramenta Healthline FindCare pode ajudá-lo a se conectar com médicos em sua área.