Os benefícios da água de coco com base científica para a saúde
Contente
- O que exatamente tem na água de coco?
- Quais são os benefícios para a saúde que a água de coco tem?
- A água de coco é realmente útil no pós-treino?
- Revisão para
Hoje em dia existem todos os tipos de águas enriquecidas, mas a água de coco era a "água saudável" da OG. O líquido rapidamente se tornou um produto básico em todos os lugares, de lojas de alimentos saudáveis a estúdios de fitness (e em IGs de influenciadores de fitness), mas seu sabor doce e de nozes não é para todos. Os dados nutricionais corroboram o hype? Aqui está o que você precisa saber.
O que exatamente tem na água de coco?
Bem, é bastante simples: a água de coco é o líquido transparente dentro dos cocos. Você normalmente obteria água de coco de cocos verdes jovens - aqueles colhidos com cinco a sete meses de idade, explica Josh Ax, DNM, CNS, DC, fundador da Ancient Nutrition - versus cocos mais velhos e mais marrons, que são uma fonte melhor de Leite de côco.
Para sua informação, o leite de coco é, na verdade, feito de uma mistura de água de coco e coco ralado, acrescenta Kacie Vavrek, R.D., nutricionista ambulatorial do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio. E o leite de coco, que é mais espesso que a água de coco, tende a ter mais gordura e calorias.
A água de coco é rica em nutrientes e baixa em calorias, já que é principalmente água (cerca de 95 por cento), diz Axe. Uma xícara de água de coco contém cerca de 46 calorias, quase 3 gramas de fibra, 11 a 12 gramas de açúcar natural e compostos vegetais e eletrólitos como potássio, sódio, magnésio e fósforo, diz Vavrek. “O teor de eletrólitos depende da maturidade do coco, então as quantidades na água de coco podem variar”, acrescenta. Mas tem níveis especialmente altos de potássio - "uma xícara contém aproximadamente 600 miligramas ou 12 por cento do seu valor diário", diz Axe.
Quais são os benefícios para a saúde que a água de coco tem?
As pessoas adoram proclamar a água de coco como uma bebida que cura tudo para a saúde. Podemos confirmar, é definitivamente bom para você: "Potássio, cálcio e magnésio (todos os eletrólitos) desempenham papéis importantes para ajudar a manter a saúde do coração, fígado e rins, funções digestivas, níveis saudáveis de açúcar no sangue, funções musculares e nervosas e mais ", diz Axe.
A água de coco demonstrou melhorar a pressão arterial sistólica (o maior número de leituras de pressão arterial) em 71% dos participantes de um estudo; isso pode ser devido aos altos níveis de potássio, "que ajuda a neutralizar os efeitos do sódio no aumento da pressão arterial", diz Vavrek.
Obviamente, a pressão arterial mais baixa pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares, mas existem outros elementos da água de coco que também podem reduzir esse potencial. “A água de coco ajuda a diminuir os níveis de colesterol total e triglicerídeos”, diz Axe. "E seu conteúdo de magnésio também parece levar a melhorias nos níveis de açúcar no sangue e reduções no estresse oxidativo, que estão ligados à síndrome metabólica / diabetes." (Relacionado: Os benefícios do magnésio e como obtê-lo mais em sua dieta)
E depois há seus potenciais poderes antioxidantes. “Sabemos que a 'carne' de coco contém alguns aminoácidos e frações de proteínas que têm efeitos antioxidantes, como albumina, globulina, prolamina, glutelina-1 e glutelina-2”, diz Ax. "E estudos focados no conteúdo de citocininas, ou hormônios vegetais de ocorrência natural que podem ajudar a reduzir o crescimento de células cancerosas, sugerem que a água de coco pode conter algumas propriedades antiinflamatórias e até anticancerígenas."
O preço da água de coco tende a refletir suas propriedades "mágicas", mas a maioria dos estudos sobre as propriedades antioxidantes da água de coco foi feita em animais, então "mais pesquisas são necessárias para verificá-las", diz Vavrek. E, pelo que vale a pena, você também pode obter a maioria dos benefícios nutricionais da água de coco de uma dieta saudável e balanceada. (Relacionado: Esses novos produtos transformam a água básica em uma bebida saudável)
A água de coco é realmente útil no pós-treino?
Você deve ter ouvido falar da água de coco como "bebida esportiva da natureza". Não só tem menos calorias do que a maioria das bebidas esportivas, mas também é embalado naturalmente com eletrólitos. “Os eletrólitos são necessários para manter o volume normal de sangue e prevenir a desidratação, além de poderem ajudar a reduzir a fadiga, o estresse, a tensão muscular e a fraca recuperação dos exercícios”, diz Axe. Por isso, o coco pode ajudar a prevenir sintomas ligados à desidratação decorrente da perda de água ou eletrólitos, como cansaço, irritabilidade, confusão e sede extrema, acrescenta.
Alguns estudos descobriram que a água de coco restaurou a hidratação após o exercício melhor do que a água e igualou as bebidas esportivas com alto teor de eletrólitos, mas outras pesquisas descobriram que a água de coco pode causar inchaço e problemas estomacais devido à alta contagem de eletrólitos. (Relacionado: Como se manter hidratado ao treinar para uma corrida de resistência)
Embora a água de coco possa ser uma boa opção de reidratação para você, lembre-se de que "o conteúdo de eletrólitos da água de coco varia muito ao longo da maturação do coco", diz Vavrek. "A água de coco também tem menos sódio e açúcar do que os atletas precisam para recuperação e reidratação após o exercício." (Relacionado: Os melhores alimentos para comer antes e depois do treino)
Em outras palavras, não dependa apenas da água de coco para restaurar seus níveis de eletrólitos após o treino. Você deve reabastecer após o treino com um lanche de recuperação de proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis, o que ajudará a trazer seus níveis de energia de volta ao normal e reparar todos os músculos que você acabou de colocar no espremedor.