O que sua pontuação em fibrose significa para o diagnóstico da hepatite C
Contente
- Entendendo a hepatite C
- Por que você precisa de uma pontuação de fibrose
- Teste para fibrose
- Entendendo sua pontuação de fibrose
- Quais são os fatores de risco para a hepatite C?
- Diagnóstico e tratamento da hepatite C
- Conversando com seu médico
Entendendo a hepatite C
A hepatite C é uma condição grave e potencialmente fatal que afeta o fígado. Seus sintomas podem ser leves, portanto, é possível que você tenha o vírus por muitos anos antes de receber um diagnóstico.
Por esse motivo, é importante que seu médico verifique se há algum dano causado ao seu fígado. Ao conhecer o estado do seu fígado, seu médico pode determinar um plano de tratamento apropriado para sua hepatite C.
Por que você precisa de uma pontuação de fibrose
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estimam que mais de 3 milhões de americanos vivem com hepatite C. Como os sintomas podem ser leves, muitas pessoas não sabem que contraíram o vírus até muito mais tarde.
Com o tempo, a hepatite C pode levar a inflamação hepática crônica e causar doenças hepáticas. À medida que mais e mais danos são causados ao fígado, podem ocorrer cicatrizes. Isso é chamado de fibrose. A acumulação deste medo, por sua vez, pode levar à cirrose.
Cirrose e doença hepática podem causar o desligamento do fígado. É necessário tratamento agressivo para tratar a cirrose. Um transplante de fígado também pode ser necessário.
Uma pontuação de fibrose mede o nível de cicatrizes no fígado causadas pela doença. Quanto maior a pontuação da fibrose, maior a probabilidade de você sofrer graves danos no fígado.
Os danos geralmente ocorrem ao longo de 10 a 20 anos. A Cleveland Clinic estima que a cirrose afeta aproximadamente 20% das pessoas com inflamação crônica do fígado causada pela hepatite C dentro de 20 anos após a aquisição.
Os principais fatores associados à piora dos escores de fibrose são:
- idade avançada no momento da contração do vírus
- sexo masculino
- uso excessivo de álcool
Outros fatores, como obesidade e diabetes, podem contribuir para a progressão dos escores de fibrose.
Teste para fibrose
O seu médico irá determinar se o seu fígado deve ser testado para fibrose. A fibrose é o primeiro estágio da cicatrização do fígado. O padrão ouro para testes de fibrose é uma biópsia hepática. Esse procedimento pode ser invasivo e apresentar riscos, como sangramentos, portanto seu médico pode recomendar outros métodos para determinar sua pontuação de fibrose.
Os métodos alternativos para testar a fibrose incluem:
- exames laboratoriais em combinação com estudos de imagem abdominal
- marcadores séricos não invasivos
- imagiologia radiológica
Um tipo de procedimento não invasivo para determinar um escore de fibrose é o FibroScan. Trata-se de uma elastografia transitória controlada por vibração (VCTE) que mede o nível de fibrose no fígado.
Entendendo sua pontuação de fibrose
Os escores de fibrose variam de 0 a 4, com 0 mostrando nenhum sinal de fibrose e 4 mostrando a presença de cirrose. Escores médios, como 3, mostram que a fibrose se espalhou e se conectou a outras áreas do fígado que contêm fibrose.
Seu índice de fibrose pode determinar o nível de tratamento que você deseja procurar para a hepatite C. Os altos índices de fibrose indicam um risco de cirrose, doença hepática ou ambos. Se você receber uma pontuação alta, o seu médico provavelmente buscará uma forma agressiva de tratamento. Se você tem uma pontuação baixa, pode optar por abandonar a terapia a curto prazo.
Quais são os fatores de risco para a hepatite C?
Você pode contrair hepatite C se entrar em contato com o sangue de uma pessoa que tem o vírus.
Você também pode estar em risco se alguma das seguintes situações se aplicar a você:
- Você compartilhou agulhas.
- Você fez uma tatuagem ou piercing em um ambiente não profissional.
- Você tem HIV.
- Você recebeu uma transfusão de sangue antes de 1992 ou um fator de coagulação concentrado antes de 1987.
- Você nasceu de uma mãe que tem hepatite C.
- Você é um profissional de saúde que foi exposto a sangue infectado.
Diagnóstico e tratamento da hepatite C
A hepatite C é diagnosticada através de análises ao sangue. O seu médico normalmente usa primeiro um teste de anticorpos. Os anticorpos contra hepatite C geralmente podem ser detectados em 6 a 10 semanas após a contração do vírus. Segundo Hep, 15 a 25% das pessoas podem eliminar o vírus de seus corpos dentro de seis meses após a exposição.
O teste de carga viral pode ser feito para verificar se o vírus ainda está na corrente sanguínea. Se o vírus não tiver desaparecido sozinho, um teste de carga viral pode ajudar a determinar o nível de tratamento necessário.
Conversando com seu médico
Independentemente da pontuação da fibrose, é melhor conversar com seu médico sobre as opções de tratamento para hepatite C.
Os tratamentos estão mudando rapidamente. O que antes era um processo longo e difícil agora está se tornando muito mais direto através de tratamentos orais. Seu tratamento para a hepatite C varia de acordo com a gravidade, mas a condição pode ser curada em menos de 12 semanas.
Se a condição não for detectada no sangue três meses após o tratamento final, você será considerado curado do vírus.