Antígeno B27 de leucócitos humanos (HLA-B27)
Contente
- O que é um teste HLA-B27?
- Por que o teste foi solicitado?
- Monitorando a progressão da doença
- Utilizações de diagnóstico
- Como o teste é administrado?
- Quais são os riscos do teste?
- Como os resultados são interpretados?
- O takeaway
O que é um teste HLA-B27?
O antígeno leucocitário humano B27 (HLA-B27) é uma proteína localizada na superfície dos seus glóbulos brancos. Um teste HLA-B27 é um exame de sangue que identifica proteínas HLA-B27.
Antígenos leucocitários humanos (HLAs) são proteínas comumente encontradas nos glóbulos brancos. Esses antígenos ajudam seu sistema imunológico a identificar as diferenças entre tecidos saudáveis do corpo e substâncias estranhas que podem causar infecção.
Embora a maioria dos HLAs proteja seu corpo contra danos, o HLA-B27 é um tipo específico de proteína que contribui para a disfunção do sistema imunológico. A presença de HLA-B27 nos glóbulos brancos pode causar um ataque do sistema imunológico às células saudáveis. Quando isso ocorre, pode resultar em uma doença auto-imune ou imunomediada, como artrite reumatóide juvenil ou espondilite anquilosante.
Por que o teste foi solicitado?
Monitorando a progressão da doença
A presença de HLA-B27 está associada a certas doenças autoimunes e imunomediadas, incluindo:
- espondilite anquilosante, que causa inflamação dos ossos da coluna
- artrite reativa, que causa inflamação das articulações, uretra e olhos, e às vezes lesões na pele
- artrite reumatóide juvenil
- uveíte anterior, que causa inchaço e irritação na camada média do olho
Um médico pode solicitar o teste HLA-B27 para monitorar a progressão dessas e de outras doenças autoimunes.
Utilizações de diagnóstico
Para pessoas com sintomas específicos, o teste HLA-B27 pode ser usado junto com outros exames de sangue, urina ou imagem para confirmar o diagnóstico de uma doença auto-imune. Os sintomas que podem levar o médico a solicitar o teste incluem:
- dor nas articulações
- rigidez ou inchaço da coluna, pescoço ou peito
- inflamação das articulações ou da uretra acompanhada de lesões na pele
- inflamação recorrente no olho
Seu médico pode solicitar testes de antígeno HLA, incluindo testes para HLA-B27, quando você estiver passando por um transplante de rim ou medula óssea. Esses testes podem ser usados para garantir uma correspondência adequada entre você e um doador.
Como o teste é administrado?
O teste HLA-B27 envolve uma coleta de sangue padrão. Um profissional de saúde no consultório médico ou em um laboratório clínico administra. Eles geralmente coletam a amostra de sangue do seu braço usando uma pequena agulha. Seu sangue é coletado em um tubo e enviado para um laboratório para análise.
Na maioria das vezes, nenhuma preparação especial é necessária. No entanto, converse com seu médico para ver se você precisa parar de tomar algum medicamento antes da coleta de sangue.
Quais são os riscos do teste?
Algumas pessoas podem sentir desconforto quando o sangue é coletado. Você pode sentir dor no local da punção durante o teste e dor leve ou latejante no local da punção posteriormente.
Submetido ao teste HLA-B27 acarreta riscos mínimos. Todos os exames de sangue apresentam os seguintes riscos:
- dificuldade em obter uma amostra, o que resulta em várias picadas de agulha
- sangramento excessivo no local da punção
- desmaio
- tontura
- um acúmulo de sangue sob a pele, chamado hematoma
- uma infecção no local da punção
Como os resultados são interpretados?
Um teste negativo indica a ausência de HLA-B27 no seu sangue.
No entanto, se o teste for negativo, isso não significa que você não tem um distúrbio autoimune. Ao fazer um diagnóstico final, seu médico considerará todos os resultados dos testes, juntamente com seus sintomas. Às vezes, pessoas com distúrbios autoimunes não têm HLA-B27 nos glóbulos brancos.
Se o teste for positivo, isso significa que o HLA-B27 está presente no seu sangue. Embora um resultado positivo possa ser motivo de preocupação, a presença do antígeno nem sempre significa que um distúrbio auto-imune se desenvolverá. O diagnóstico de um distúrbio autoimune deve ser feito com base nos seus sintomas e nos resultados de todos os exames de sangue e exames de diagnóstico.
O takeaway
O exame de sangue HLA-B27 é uma etapa do processo de diagnóstico de um potencial distúrbio autoimune. Os resultados positivos ou negativos do teste não devem ser tomados como confirmação de que você tem um distúrbio autoimune ou não. O seu médico conversará com você sobre os próximos passos após o recebimento dos resultados.