O ‘efeito gancho’ está bagunçando meu teste de gravidez em casa?
Contente
- Qual é o efeito de gancho?
- Testes de gravidez e o efeito gancho
- Por que algumas mulheres grávidas têm muito hCG?
- Qual é o problema?
- Sua melhor opção: evite o efeito de gancho, se puder
- Então, qual é o resultado final?
Você tem todos os sinais - menstruação perdida, náuseas e vômitos, seios doloridos - mas o teste de gravidez dá negativo. Até mesmo o exame de sangue no consultório do seu médico diz que você não está grávida.
Mas você conhece seu corpo melhor do que ninguém. Você continua a ter sintomas e insiste que pode estar grávida. Algumas semanas depois, seu médico faz outra ultrassonografia. Acontece que você estão grávida!
Este cenário é muito raro, mas pode definitivamente acontecer.
Então, por que os testes de gravidez deram negativos? Uma explicação para um teste de gravidez falso negativo é o chamado efeito gancho. Não é comum, mas às vezes esse efeito leva a exames de urina e sangue com resultados errados.
Esse erro pode acontecer mesmo depois de você ter feito um teste de gravidez positivo e testar novamente alguns dias depois. Não, você não está enlouquecendo - e também não está necessariamente abortando quando isso acontece.
Qual é o efeito de gancho?
A maioria das pessoas - incluindo muitos profissionais de saúde - nem mesmo ouviu do efeito gancho. É um termo científico para uma falha rara em um teste de laboratório que causa um resultado incorreto. O efeito de gancho também é chamado de “efeito de gancho de alta dose” ou “efeito de prozona”.
Tecnicamente, você pode ter um efeito de gancho com qualquer tipo de teste de laboratório médico: sangue, urina e saliva. O efeito gancho dará a você um falso negativo, quando você deveria ter um resultado positivo.
Acontece quando o teste é, bem, também positivo.
Deixe-nos explicar.
Isso pode parecer contra-intuitivo, mas é como quando você tem muitas opções de jeans ou cereal matinal, então você não pode escolher um para comprar.
Outra analogia para você: um testador que conta as bolas de tênis ao pegá-las pode lidar com algumas dezenas de bolas de uma vez. Mas, de repente, jogue centenas de bolas de tênis nela, e ela vai se esconder e não consegue pegar nenhuma. Então, se outra pessoa decidir quantas bolas de tênis estão na quadra contando quantas o testador pegou, eles dirão incorretamente nenhuma.
Da mesma forma, muitos de um tipo de molécula ou muitos tipos diferentes da mesma molécula no corpo podem atrapalhar um teste de laboratório. O teste não é capaz de se ligar adequadamente a qualquer ou a quantidade suficiente do tipo certo de moléculas. Isso dá uma leitura de falso negativo.
Testes de gravidez e o efeito gancho
O efeito gancho fornece incorretamente um resultado negativo em um teste de gravidez. Isso pode acontecer durante o início da gravidez ou em casos raros - até mesmo no terceiro trimestre, quando é bastante claro que você está grávida.
Durante a gravidez, seu corpo produz um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG). Você precisa desse hormônio para uma gravidez saudável. É feito pela primeira vez quando o ovo fertilizado se enterra na parede do seu útero durante a implantação e aumenta à medida que o embrião cresce.
Os testes de gravidez detectam hCG na urina ou no sangue. Isso dá a você um teste de gravidez positivo. Seu sangue pode ter algum hCG já oito dias após a ovulação.
Isso significa que você pode obter um teste de gravidez positivo no consultório médico, ou mesmo em um teste em casa em alguns casos, mesmo antes de você ter perdido a menstruação! Ah, ciência.
Mas o hCG também é responsável pelo efeito de gancho, fornecendo um teste de gravidez falso-negativo. O efeito gancho acontece quando você tem demais hCG no sangue ou na urina.
Como isso é possível? Bem, os altos níveis de hCG sobrecarregam o teste de gravidez e não se relacionam com eles corretamente ou de todo. Em vez de duas linhas dizendo positivo, você obtém uma linha que diz incorretamente negativa.
Por que algumas mulheres grávidas têm muito hCG?
Você não pensaria que poderia ter muito hCG mais do que poderia ser muito grávida. Afinal, o que isso quer dizer?
Mas se você está grávida de gêmeos ou trigêmeos (ou mais!), Você pode ter mais hCG no sangue e na urina. Isso ocorre porque cada bebê ou sua placenta está produzindo esse hormônio para que seu corpo saiba que eles estão lá.
O efeito gancho é mais comum quando você está carregando mais de um bebê. O alto nível do hormônio hCG confunde os testes de gravidez.
Drogas para fertilidade e outros medicamentos com hCG também podem aumentar os níveis desse hormônio. Isso pode atrapalhar os resultados do seu teste de gravidez.
Em uma nota muito séria, outra causa de altos níveis de hCG é uma gravidez molar. Esta complicação da gravidez ocorre em cerca de 1 em cada 1.000 gestações. Uma gravidez molar ocorre quando as células da placenta crescem demais. Também pode causar cistos cheios de líquido no útero.
Em uma gravidez molar, o feto pode não se formar ou pode haver um aborto espontâneo bem no início da gravidez.
Uma gravidez molar também é um risco sério para a mãe. Consulte o seu médico se tiver algum destes sinais:
- um teste de gravidez negativo após um teste positivo anterior
- testes de gravidez negativos com sintomas de gravidez, como menstruação perdida, náuseas ou vômitos
- náuseas e vômitos intensos
- dor pélvica ou pressão
- sangramento vaginal vermelho brilhante a marrom escuro após um teste de gravidez positivo
Qual é o problema?
O efeito gancho não é apenas enganador. Pode ser prejudicial para você e seu bebê. Se você não sabe que está grávida, pode causar danos involuntariamente ao tomar certos medicamentos, beber álcool ou usar outras substâncias.
Além disso, você pode não saber que está tendo um aborto espontâneo se não souber que está grávida. Ou você pode nem saber que estava grávida até o aborto. Não há como evitar - ambos os cenários podem ser emocional e fisicamente difíceis.
Você precisa de cuidados médicos durante e após um aborto espontâneo. Um aborto espontâneo em qualquer momento da gravidez pode deixar alguns vestígios no útero. Isso pode causar infecções, cicatrizes e até alguns tipos de câncer.
Lembre-se, não estamos dizendo que um teste negativo devido ao efeito gancho significa necessariamente aborto. Mas, se você abortar, o médico pode verificar se há algum tecido restante com uma ultrassonografia. Você pode precisar de um procedimento para remover o tecido.
Sua melhor opção: evite o efeito de gancho, se puder
Alguns médicos dizem que você pode fazer um teste de gravidez “MacGyver” para evitar o efeito gancho.
Uma maneira de fazer isso é diluir a urina antes de usar um teste de gravidez. Depois de fazer xixi em um copo, adicione algumas colheres de sopa de água à urina para que ela fique mais clara.
Isso pode funcionar porque reduz a quantidade de hCG que você tem na urina. Você ainda terá o suficiente desse hormônio para o teste de gravidez "ler", mas não tanto a ponto de ficar sobrecarregado.
Mas, novamente, isso pode não funcionar. Não há pesquisas que comprovem esse método.
Outra maneira é evitar fazer um teste de gravidez de urina logo pela manhã. Muitos testes de gravidez feitos em casa aconselham você a fazer o teste depois de acordar porque sua urina fica mais concentrada. Isso significa mais hCG.
Em vez disso, tente esperar até o final do dia para fazer um teste de gravidez. Nesse ínterim, beba bastante água como outra técnica de diluição.
Essas dicas podem não funcionar para todas as pessoas que fazem um teste de gravidez falso-negativo.
Então, qual é o resultado final?
É raro obter um teste de gravidez falso-negativo devido ao efeito gancho. Resultados de teste falso-negativos podem ocorrer por vários motivos.
Um estudo mais antigo que testou 27 tipos diferentes de testes de gravidez feitos em casa descobriu que eles davam falsos negativos quase sempre. Aquilo é enorme! Mas isso também não foi devido ao efeito de gancho na maioria das vezes.
Você pode obter um teste de gravidez falso-negativo por outros motivos. Alguns testes de gravidez caseiros não são tão sensíveis ao hCG quanto outros. Ou você pode fazer um teste muito cedo. Leva algum tempo para o hormônio hCG aparecer na urina.
Converse com seu médico se você acha que está grávida, mesmo depois de obter um teste de gravidez negativo. Marque uma consulta de acompanhamento algumas semanas depois e peça outro teste e uma ultrassonografia.
Se você tem uma gravidez molar, precisa de tratamento urgente e monitoramento cuidadoso. Não ignore quaisquer sintomas ou alterações em seu corpo.
Você conhece melhor o seu corpo. Informe o médico que os testes podem estar errados se você achar que pode estar grávida. Não se sinta envergonhado nem deixe ninguém dizer que está “tudo na sua cabeça”. Às vezes, sua intuição é certeira. E se não for desta vez, você não tem nada a perder checando duas vezes.