Como ficar inquieto em sua mesa pode ajudar seu coração
Contente
Tremores de pés, batidas de dedos, cliques de canetas e balanços no assento podem irritar seus colegas de trabalho, mas toda essa agitação pode, na verdade, estar fazendo coisas boas para seu corpo. Não apenas esses pequenos movimentos adicionam calorias extras queimadas ao longo do tempo, mas a inquietação pode até neutralizar os efeitos negativos de ficar sentado por muito tempo, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Physiology.
Quer esteja preso a um trabalho de escritório ou assistindo a seus programas favoritos, você provavelmente passa muitas horas todos os dias de bunda. Tudo isso sentado pode ter consequências graves para a sua saúde, com um estudo até relatando que ficar inativo é a coisa mais arriscada que você pode fazer, depois de fumar. Um efeito colateral é que dobrar o joelho e ficar sentado por longos períodos pode restringir o fluxo sanguíneo - o que não é bom para a saúde geral do coração. E embora existam algumas maneiras divertidas de se exercitar furtivamente durante o dia de trabalho ou enquanto assiste TV, colocar essas dicas e truques em bom uso pode ser mais fácil falar do que fazer. (Aprenda as 9 maneiras de começar a ficar em pé mais no trabalho.) Felizmente, há um movimento inconsciente que muitas pessoas já fazem que pode ajudar: inquietação.
Onze voluntários saudáveis foram convidados a sentar em uma cadeira por três horas, mexendo periodicamente com um de seus pés. Em média, cada pessoa balançou o pé 250 vezes por minuto - isso é muita agitação. Os pesquisadores então mediram o quanto a inquietação aumentou o fluxo sanguíneo na perna em movimento e comparou com o fluxo sanguíneo da perna que estava parada. Quando os pesquisadores viram os dados, eles ficaram "bastante surpresos" com a eficácia da inquietação em melhorar o fluxo sanguíneo e prevenir quaisquer efeitos colaterais cardiovasculares indesejados, Jaume Padilla, Ph.D., professor assistente de nutrição e fisiologia do exercício no Universidade de Missouri e principal autor do estudo, disse em um comunicado à imprensa.
"Você deve tentar interromper o tempo sentado tanto quanto possível, ficando em pé ou caminhando", disse Padilla. "Mas se você está preso em uma situação em que andar simplesmente não é uma opção, ficar inquieto pode ser uma boa alternativa."
Moral desta história da ciência? Algum o movimento é melhor do que nenhum movimento - mesmo que incomode a pessoa ao seu lado.Você está fazendo isso pela sua saúde!