Quanto tempo leva para digerir os alimentos? Tudo sobre digestão
Contente
- Quanto tempo leva para digerir os alimentos
- O que acontece durante a digestão
- Possíveis problemas digestivos
- Dicas para uma melhor digestão
- Coma mais verduras, frutas e grãos inteiros
- Limite a carne vermelha e alimentos processados
- Adicione probióticos à sua dieta
- Exercício diário
- Durma bastante
- Gerenciar o estresse
- O takeaway
- DIY Bitters para ajudar na digestão
Quanto tempo leva para digerir os alimentos
Em geral, a comida leva de 24 a 72 horas para percorrer o trato digestivo. O tempo exato depende da quantidade e dos tipos de alimentos que você comeu.
A taxa também se baseia em fatores como sexo, metabolismo e se você tem problemas digestivos que possam retardar ou acelerar o processo.
No início, a comida viaja com relativa rapidez pelo sistema digestivo. Em 6 a 8 horas, o alimento passa pelo estômago, intestino delgado e intestino grosso.
Uma vez em seu intestino grosso, o conteúdo parcialmente digerido de sua refeição pode permanecer por mais de um dia enquanto é dividido ainda mais.
Inclui o seguinte: esvaziamento gástrico (2 a 5 horas), trânsito do intestino delgado (2 a 6 horas), trânsito do cólon (10 a 59 horas) e trânsito intestinal total (10 a 73 horas).
Sua taxa de digestão também é baseada no que você comeu. Carnes e peixes podem levar até 2 dias para serem totalmente digeridos. As proteínas e gorduras que eles contêm são moléculas complexas que demoram mais para seu corpo se separar.
Por outro lado, frutas e vegetais, que são ricos em fibras, podem passar pelo seu organismo em menos de um dia. Na verdade, esses alimentos ricos em fibras ajudam o sistema digestivo a funcionar com mais eficiência em geral.
Os alimentos mais rápidos de digerir são os alimentos industrializados e açucarados, como as barras de chocolate. Seu corpo os dilacera em questão de horas, deixando você rapidamente com fome novamente.
O que acontece durante a digestão
A digestão é o processo pelo qual seu corpo decompõe os alimentos e retira os nutrientes de que necessita para funcionar. Qualquer coisa que resta é um produto residual, que seu corpo remove.
Seu sistema digestivo é composto de cinco partes principais:
- boca
- esôfago
- estômago
- intestino delgado
- intestino grosso
Isso é o que acontece quando você digere alimentos:
Conforme você mastiga, as glândulas na boca liberam saliva. Este líquido digestivo contém enzimas que decompõem os amidos da comida. O resultado é uma massa pastosa chamada bolo, que é mais fácil de engolir.
Quando você engole, a comida desce pelo esôfago - o tubo que conecta a boca ao estômago. Uma porta muscular chamada esfíncter esofágico inferior se abre para permitir que o alimento entre em seu estômago.
Os ácidos do estômago degradam ainda mais os alimentos. Isso produz uma mistura pastosa de sucos gástricos e alimentos parcialmente digeridos, chamada quimo. Essa mistura segue para o intestino delgado.
No intestino delgado, o pâncreas e o fígado contribuem com seus próprios sucos digestivos para a mistura.
Os sucos pancreáticos decompõem carboidratos, gorduras e proteínas. A bile da vesícula biliar dissolve a gordura. Vitaminas, outros nutrientes e água movem-se através das paredes do intestino delgado para a corrente sanguínea. A parte não digerida que sobrou segue para o intestino grosso.
O intestino grosso absorve toda a água remanescente e os nutrientes restantes dos alimentos. O restante se transforma em resíduo sólido, chamado de fezes.
Seu reto armazena fezes até que você esteja pronto para evacuar.
Possíveis problemas digestivos
Certas condições podem interromper a digestão e causar alguns efeitos colaterais desagradáveis, como azia, gases, prisão de ventre ou diarreia. Aqui estão alguns:
- O refluxo ácido ocorre quando o esfíncter esofágico inferior enfraquece. Isso permite que o ácido suba do estômago para o esôfago. O principal sintoma é a azia.
- A doença celíaca envolve o ataque do sistema imunológico e os danos aos intestinos quando você ingere glúten.
- A constipação é menos evacuações do que o normal. Quando você vai, as fezes estão firmes e difíceis de passar. A constipação causa sintomas como inchaço e dor abdominal.
- A diverticulose cria pequenas bolsas nos intestinos. A diverticulose em si não causa sintomas, mas se as fezes ficarem presas nas bolsas, pode ocorrer inflamação e infecção. Essa ocorrência é conhecida como diverticulite e os sintomas incluem dor abdominal, fezes amolecidas e, às vezes, febre.
- A doença inflamatória intestinal inclui doença de Crohn e colite ulcerativa. Essas condições produzem inflamação crônica em seus intestinos que podem levar a úlceras, dor, diarreia com sangue, perda de peso, desnutrição e aumentar o risco de câncer de cólon.
- A síndrome do intestino irritável causa sintomas desconfortáveis, como gases, diarreia e constipação, mas não está ligada ao câncer ou outras doenças digestivas graves.
- A intolerância à lactose significa que seu corpo não tem a enzima necessária para quebrar o açúcar dos laticínios. Quando você come laticínios, tem sintomas como inchaço, gases e diarreia.
Dicas para uma melhor digestão
Para manter os alimentos fluindo suavemente pelo sistema digestivo e evitar problemas como diarreia e prisão de ventre, experimente estas dicas:
Coma mais verduras, frutas e grãos inteiros
Vegetais, frutas e grãos inteiros são fontes ricas em fibras. As fibras ajudam os alimentos a se moverem pelo sistema digestivo de maneira mais fácil e completa.
Limite a carne vermelha e alimentos processados
mostram que a carne vermelha produz produtos químicos que estão ligados a doenças cardíacas.
Adicione probióticos à sua dieta
Essas bactérias benéficas ajudam a eliminar os insetos nocivos do trato digestivo. Você os encontrará em alimentos como iogurte e kefir, e em suplementos.
Exercício diário
Mover o corpo também mantém o trato digestivo em movimento. Fazer uma caminhada após as refeições pode prevenir gases e inchaço. O exercício também mantém seu peso sob controle, o que diminui o risco de certos tipos de câncer e outras doenças do sistema digestivo.
Durma bastante
A falta de sono está associada à obesidade, o que pode contribuir para problemas com o sistema digestivo.
Gerenciar o estresse
O excesso de estresse pode piorar as condições digestivas, como azia e síndrome do intestino irritável. Técnicas de alívio do estresse, como meditação e ioga, podem ajudar a acalmar sua mente.
O takeaway
Você pode não pensar muito sobre seu sistema digestivo diariamente. No entanto, você saberá quando não estiver funcionando de maneira ideal devido a sintomas desconfortáveis como gases, inchaço, constipação e diarreia.
Observe o que você come e mantenha-se ativo para manter seu trato digestivo em movimento e sentir-se bem.