Autor: Helen Garcia
Data De Criação: 14 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como ser criativo - além de todas as vantagens que isso traz para o seu cérebro - Estilo De Vida
Como ser criativo - além de todas as vantagens que isso traz para o seu cérebro - Estilo De Vida

Contente

O pensamento inovador é como o treinamento de força para o cérebro, aprimorando suas habilidades de resolução de problemas e reduzindo o estresse. Essas cinco novas estratégias apoiadas pela ciência irão ensiná-lo a fazer mais disso.

A palavra criatividade evoca atividades artísticas como pintura a óleo e tocar um instrumento. Mas é muito mais do que isso. “Em psicologia, criatividade refere-se à geração de ideias que são novas e úteis ”, diz Adam Grant, Ph.D., psicólogo, autor e professor especializado em psicologia organizacional na Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Os benefícios dessa habilidade são amplos e universais. Navegar até o topo de uma parede de pedregulho ou pensar no presente perfeito para o aniversário da sua irmã requer criatividade, assim como o brainstorming de uma grande ideia no trabalho ou na decoração de sua casa. “Sem criatividade, o mundo fica parado”, diz Grant. “Não obtemos inovação. Não encontramos maneiras de melhorar nossas vidas. A criatividade é a força vital da melhoria e da alegria. ”


Também é importante para o seu bem-estar. “A criatividade é uma parte crítica da saúde do cérebro”, diz Rahul Jandial, M.D., Ph.D., neurocirurgião e cientista do câncer do hospital City of Hope na Califórnia e autor de Neurofitness. “Ele envolve os lobos frontais, que são a parte mais volumosa do seu cérebro.” Eles desempenham um papel na resolução de problemas, memória, julgamento e sua capacidade de comunicar emoções. “Se você nunca pensa de forma criativa, essa parte do seu cérebro começará a se degradar, como o seu bíceps se eles nunca forem flexionados”, diz o Dr. Jandial. Estudos comprovam isso: as pessoas que participam de atividades que exigem pensamento criativo têm melhores memórias e habilidades de resolução de problemas do que aquelas que não participam.

As artes criativas mais tradicionais, como tocar música, desenhar, dançar e escrever expressivamente, têm outras vantagens poderosas para a saúde, incluindo a redução dos níveis de estresse e ansiedade, mostram os estudos. Dados os enormes benefícios mente-corpo da criatividade, nos propusemos a descobrir as melhores maneiras de construir seu cérebro criativo. Com um pouco de prática, essas cinco técnicas comprovadas fortalecerão as partes da sua mente que o ajudam a inovar, para que você possa se sentir mais forte e feliz. (Relacionado: Como a criatividade pode nos tornar mais felizes)


1. Sintonize determinados períodos de tempo.

Os cinco a dez minutos antes de você adormecer e os cinco a dez minutos logo depois de acordar são os momentos em que seu cérebro está mais preparado para a criatividade, diz o Dr. Jandial. “Eles são conhecidos como estados hipnagógicos e hipnopômpicos”, diz ele. Isso ocorre quando suas ondas cerebrais alfa (que aumentam o foco) e ondas cerebrais teta (que acalmam você) estão ativas ao mesmo tempo, o que geralmente não é o caso. Você está basicamente em um estado de sonho - adormecido o suficiente para pensar fora da caixa, sem a autocensura causada pelas partes mais racionais do cérebro, mas alerta o suficiente para lembrar seus pensamentos e ideias, para que possa usá-los mais tarde. (Mais aqui: Como aumentar sua capacidade cerebral)

Para aproveitar esse momento supercriativo, mantenha um caderno e uma caneta ao lado da cama. Anote quaisquer pensamentos que você tenha durante essas duas janelas. Eventualmente, você achará mais fácil sintonizar e aplicar as ideias criativas que vêm a você enquanto suas ondas cerebrais estão trabalhando horas extras. Você também pode refletir sobre quaisquer problemas ou bloqueios mentais que esteja enfrentando antes de dormir, diz o Dr. Jandial. Você pode sentir mais clareza ao acordar. (Sem mencionar que fazer um diário antes de dormir pode ajudá-lo a dormir melhor.)


2. Encontre uma nova perspectiva.

Você faz seu pensamento mais criativo quando está um pouco fora de seu alcance. “Ser novo em um problema ou situação significa que você tem mais probabilidade de se envolver no tipo de pensamento que produz momentos eureca. Depois de se familiarizar com algo, você para de questionar certas partes do processo ”, diz Grant.

Para usar essa estratégia em coisas com as quais você lida o tempo todo, pense maior e mais abrangente. Quando você estiver fazendo um brainstorming, gere mais ideias do que normalmente faria, diz Grant. “As pessoas tendem a pensar em um ou dois conceitos e depois seguir o primeiro por quem se apaixonam. Mas essa é geralmente a ideia mais convencional ”, diz ele. Portanto, não pare por aí - continue. Anote de 10 a 20 pensamentos. “Você vai gerar muitas ideias ruins, mas esse método também vai forçá-lo a ser criativo e inventar algo novo”, diz ele.

Quando chegar a hora de escolher uma, escolha sua segunda ideia favorita. O motivo: “Você normalmente é tão apaixonado por sua ideia número 1 que fica cego para suas falhas. Com o seu segundo favorito, você tem entusiasmo para persistir, mas distância suficiente para reconhecer e lidar com as desvantagens ”, diz Grant. (Psst ... Se você gosta disso, você vai adorar estes Creative Takes on a Vision Board para experimentar este ano)

Abandone a música de fundo quando estiver fazendo um brainstorming. Um estudo recente descobriu que a música prejudica significativamente o desempenho criativo.

3. Experimente esta meditação guiada.

A prática consciente conhecida como monitoramento aberto estimula o pensamento criativo, de acordo com pesquisas em Fronteiras em psicologia. No estudo, dois grupos de pessoas fizeram três meditações de 45 minutos por semana e foram então solicitados a pensar em quantos usos para uma caneta pudessem. Aqueles que usaram o método de monitoramento aberto tiveram mais ideias do que aqueles que fizeram um tipo de meditação com atenção concentrada, que se concentra em uma parte ou objeto específico do corpo. (Continue lendo aqui para mais noções básicas de meditação que você precisa saber.)

Os pesquisadores dizem que a meditação de monitoramento aberto incentiva o que eles chamam de “pensamento divergente”, que é usado para gerar ideias criativas. Isso significa que você, inconscientemente, começa a ver todas as ideias como tendo o mesmo peso, dando-lhe tempo para avaliá-las.

Para experimentar por si mesmo, faça uma pesquisa por meditações guiadas de “monitoramento aberto” ou “consciência aberta” no aplicativo gratuito Insight Timer para telefone. (Esses outros aplicativos de meditação também são perfeitos para iniciantes.)

4. Natureza e frio.

Estar do lado de fora alimenta o processo criativo. Adultos pontuaram 50% mais em um teste de criatividade após uma viagem de mochila de quatro a seis dias, de acordo com cientistas da Universidade de Utah. Outros estudos mostraram que estar ao ar livre afeta o córtex pré-frontal, a parte do cérebro que está envolvida em multitarefa, resolução de problemas e pensamento crítico. Silenciá-lo por um período de tempo pode encorajar o pensamento criativo; o córtex pré-frontal tende a ser menos ativo quando as pessoas se envolvem em atividades como improvisar música, o jornal PLOS One relatórios. Saia por 30 minutos por dia para colher os benefícios, diz o Dr. Jandial. (Relacionado: Maneiras apoiadas pela ciência de entrar em contato com a natureza aumentam sua saúde)

5. Adote um hobby artístico.

Desenho, fotografia, comédia improvisada, dança e escrita podem ajudá-lo a flexibilizar a parte criativa de seu cérebro, tornando-o mais fácil de acessar em todas as áreas de sua vida. “Os especialistas acham que foi o astrônomo Galileu quem descobriu que existem montanhas na lua porque ele também desenhou”, diz Grant. “Ele entendeu que as sombras que viu eram, na verdade, montanhas e crateras.” Da mesma forma, a improvisação pode fortalecer sua capacidade de pensar com facilidade em reuniões e aumentar suas habilidades de apresentação. A fotografia pode aprimorar sua atenção aos detalhes.

Atividades “inúteis”, como rabiscar em um bloco de notas e sonhar acordado, têm suas próprias vantagens importantes. “Eles permitem que sua mente vagueie, e os exames de ressonância magnética mostram que quanto mais sua mente se desvia, maiores serão as conexões entre as áreas mais distantes do cérebro”, diz o Dr. Jandial. Gaste alguns minutos todos os dias fazendo algo sem nenhum objetivo específico em mente. Por exemplo, olhe pela janela e aprecie a vista ou dê um pequeno passeio lá fora para clarear a cabeça, sugere o Dr. Jandial. “Isso pode ajudá-lo a acessar diferentes cantos de sua mente”, diz ele. (Aproveite o biohacking para obter ainda mais vantagens para sua mente e corpo.)

Shape Magazine, edição de outubro de 2019

Revisão para

Propaganda

Artigos Frescos

Maquiagem dos olhos e olhos secos: The Inside Scoop

Maquiagem dos olhos e olhos secos: The Inside Scoop

Quando você tem olho eco, tudo o que você quer é tornar eu olho mai confortávei. Você pode converar com eu médico obre colírio precrito, pomada epeciai ou até c...
As melhores maneiras de gerenciar seus sintomas de AFib

As melhores maneiras de gerenciar seus sintomas de AFib

A fibrilação atrial (AFib) é um ritmo cardíaco irregular. Começa na dua câmara uperiore do eu coração, chamada átrio. Ea câmara podem tremer rapidamen...