Autor: Charles Brown
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2025
Anonim
APRENDA A SE PERDOAR | Como ter mais Autoestima! - EP05
Vídeo: APRENDA A SE PERDOAR | Como ter mais Autoestima! - EP05

Contente

Fazer as pazes e seguir em frente costuma ser mais fácil de falar do que fazer. Ser capaz de perdoar a si mesmo requer empatia, compaixão, bondade e compreensão. Também exige que você aceite que o perdão é uma escolha.

Esteja você tentando resolver um pequeno erro ou um que afeta todas as áreas de sua vida, os passos que você precisa tomar para perdoar a si mesmo terão a mesma aparência.

Todos nós cometemos erros às vezes. Como humanos, somos imperfeitos. O truque, diz Arlene B. Englander, LCSW, MBA, PA, é aprender e superar nossos erros. Por mais doloroso e desconfortável que pareça, há coisas na vida pelas quais vale a pena suportar a dor para seguir em frente, e perdoar a si mesmo é uma delas.

Aqui estão 12 dicas que você pode tentar na próxima vez que quiser se perdoar.

1. Concentre-se em suas emoções

Um dos primeiros passos para aprender a perdoar a si mesmo é se concentrar em suas emoções. Antes de seguir em frente, você precisa. Dê a si mesmo permissão para reconhecer e aceitar os sentimentos que foram acionados em você e recebê-los.


2. Reconheça o erro em voz alta

Se você cometer um erro e continuar a lutar para deixá-lo ir, reconheça em voz alta o que você aprendeu com o erro, diz Jordan Pickell, MCP, RCC.

Ao dar voz aos pensamentos em sua cabeça e às emoções em seu coração, você pode se livrar de alguns fardos. Você também imprime em sua mente o que aprendeu com suas ações e consequências.

3. Pense em cada erro como uma experiência de aprendizagem

Englander diz para pensar em cada “erro” como uma experiência de aprendizado que é a chave para avançar mais rápido e de forma mais consistente no futuro.

Lembrar-nos de que fizemos o melhor que podíamos com as ferramentas e o conhecimento que tínhamos na época nos ajudará a nos perdoar e seguir em frente.

4. Dê a si mesmo permissão para colocar este processo em espera

Se você cometer um erro, mas tiver dificuldade em tirá-lo da mente, Pickell diz para visualizar seus pensamentos e sentimentos sobre o erro indo para um recipiente, como um frasco de vidro ou caixa.


Então, diga a si mesmo que você está deixando isso de lado por enquanto e retornará a ele se e quando for benéfico para você.

5. Converse com seu crítico interno

O registro no diário pode ajudá-lo a compreender seu crítico interior e a desenvolver a autocompaixão. Pickell diz que uma coisa que você pode fazer é escrever uma “conversa” entre você e seu crítico interno. Isso pode ajudá-lo a identificar padrões de pensamento que estão sabotando sua capacidade de perdoar a si mesmo.

Você também pode usar o tempo de registro no diário para fazer uma lista das qualidades que gosta em você, incluindo seus pontos fortes e habilidades. Isso pode ajudar a aumentar sua autoconfiança quando você estiver se sentindo mal por causa de um erro que cometeu.

6. Observe quando você está sendo autocrítico

Nós somos nossos próprios piores críticos, certo? É por isso que Pickell diz que uma dica de ação importante é notar quando a voz áspera chega e, em seguida, anote. Você pode se surpreender com o que seu crítico interior realmente lhe diz.

7. Acalme as mensagens negativas de seu crítico interno

Às vezes, pode ser difícil reconhecer os pensamentos que estão atrapalhando o perdão. Se você está lutando para definir sua crítica interior, Pickell sugere este exercício:


  • Em um lado de um pedaço de papel, escreva o que seu crítico interno diz (o que tende a ser crítico e irracional).
  • No outro lado do papel, escreva uma resposta autocompaixão e racional para cada coisa que você escreveu no outro lado do papel.

8. Deixe claro o que você quer

Se o erro que você cometeu machucou outra pessoa, você precisa determinar o melhor curso de ação. Você quer falar com essa pessoa e se desculpar? É importante se reconciliar com eles e fazer as pazes?

Se você está em dúvida sobre o que fazer, você pode querer fazer as pazes. Isso vai além de pedir desculpas a uma pessoa que você magoou. Em vez disso, tente consertar o erro que você cometeu. Um estudo descobriu que perdoar a nós mesmos por magoar outra pessoa é mais fácil se primeiro fizermos as pazes.

9. Siga seu próprio conselho

Muitas vezes, é mais fácil dizer a outra pessoa o que fazer do que seguir nosso próprio conselho. Casamento licenciado e terapeuta familiar, Heidi McBain, LMFT, LPT, RPT diz para se perguntar o que você diria ao seu melhor amigo se ele compartilhasse esse erro que cometeu com você, e então siga seu próprio conselho.

Se você está tendo dificuldade em trabalhar com isso em sua cabeça, pode ajudar a encenar com seu amigo. Peça-lhes para assumirem o seu erro. Eles vão lhe contar o que aconteceu e como estão lutando para se perdoar.

Você pode ser o conselheiro e praticar dizer ao seu amigo como seguir em frente.

10. Pare de reproduzir a fita

É da natureza humana gastar tempo e energia repetindo nossos erros. Embora algum processamento seja importante, repassar o que aconteceu várias vezes não permitirá que você tome as medidas adequadas para se perdoar.

Quando você se pega tocando a fita "Eu sou uma pessoa horrível", pare e concentre-se em uma etapa de ação positiva. Por exemplo, em vez de repetir a fita, respire fundo três vezes ou dê uma caminhada.

Interromper o padrão de pensamento pode ajudá-lo a se afastar da experiência negativa e

11. Mostre bondade e compaixão

Se a sua primeira resposta a uma situação negativa é criticar a si mesmo, é hora de mostrar alguma gentileza e compaixão. A única maneira de começar a jornada para o perdão é ser gentil e compassivo consigo mesmo.

Isso leva tempo, paciência e um lembrete de que você é digno de perdão.

12. Procure ajuda profissional

Se você está lutando para se perdoar, pode se beneficiar conversando com um profissional. McBain recomenda conversar com um conselheiro que pode ajudá-lo a aprender como quebrar esses padrões doentios em sua vida e aprender maneiras novas e mais saudáveis ​​de lidar com os erros.

O takeaway

O perdão é importante para o processo de cura, pois permite que você deixe de lado a raiva, a culpa, a vergonha, a tristeza ou qualquer outro sentimento que esteja experimentando e siga em frente.

Depois de identificar o que está sentindo, dê voz a isso e aceite que os erros são inevitáveis. Você começará a ver como o perdão pode ser libertador.

Artigos Do Portal.

Este dispositivo para dor de período realmente tornou minhas cólicas suportáveis

Este dispositivo para dor de período realmente tornou minhas cólicas suportáveis

Foto cedida por LiviaPara er franco, acho que a men truaçõe ão * a piore . * Não me interpretem mal - é legal que a pe oa e tejam obcecada com a men truaçõe agora e ...
Lady Gaga homenageia sobreviventes de agressão sexual no Oscar

Lady Gaga homenageia sobreviventes de agressão sexual no Oscar

O O car da noite pa ada foi repleto de momento realmente #empowering. Da declaraçõe de Chri Rock obre o raci mo latente em Hollywood ao di cur o comovente de Leo obre o ambientali mo, ficamo...