5 métodos para se livrar da diarreia rapidamente
Contente
- 1. Medicamento antidiarreico
- 2. Água de arroz
- 3. Probióticos
- 4. Antibióticos
- 5. Dieta BRAT
- O que normalmente causa diarreia?
- Vírus estomacal
- Medicamento
- Doenças transmitidas por alimentos
- Alergia ou sensibilidade alimentar
- Adoçantes artificiais
- Problemas digestivos
- Dicas para prevenir diarreia
- Quando consultar um médico?
- O resultado final
A diarreia, ou fezes aquosas, podem ser constrangedoras e aparecer nos piores momentos, como durante férias ou um evento especial.
Mas, embora a diarreia geralmente melhore por conta própria em dois a três dias, alguns remédios podem ajudar a promover fezes mais firmes mais rapidamente.
Continue lendo para aprender sobre cinco métodos de ação rápida, junto com o que normalmente causa diarreia e dicas de prevenção.
1. Medicamento antidiarreico
Algumas pessoas veem a diarreia como nada mais do que um incômodo leve e a deixam seguir seu curso, especialmente porque alguns episódios duram menos de 24 horas.
Você pode ficar perto de casa ou do banheiro e se abastecer de líquidos e eletrólitos para evitar a desidratação.
Mas e se você não puder ficar em casa?
Nesse caso, tomar um medicamento antidiarreico pode reduzir ou eliminar completamente as fezes amolecidas após a primeira dose. Procure por produtos de venda livre como Imodium ou Pepto-Bismol, que têm os ingredientes loperamida e subsalicilato de bismuto, respectivamente.
O ingrediente ativo do Imodium atua rapidamente porque retarda o movimento do fluido através dos intestinos. Isso pode restaurar rapidamente a função intestinal normal. Pepto-Bismol, por outro lado, ajuda a matar bactérias causadoras de diarreia em seus intestinos.
2. Água de arroz
A água de arroz é outro remédio rápido e eficaz para a diarreia. Ferva 1 xícara de arroz e 2 xícaras de água por cerca de 10 minutos ou até que a água fique turva.
Coe o arroz e reserve a água para consumo. A água de arroz não só fornece fluidos ao seu corpo para prevenir a desidratação, mas também pode reduzir a duração da diarreia. A água do arroz tem um efeito aglutinador no trato digestivo, resultando em fezes mais firmes e volumosas.
3. Probióticos
Tomar um suplemento probiótico ou comer alimentos probióticos, como algumas marcas de iogurte, também pode interromper a diarreia.
Às vezes, a diarreia resulta de um desequilíbrio de bactérias no intestino. Os probióticos ajudam a restaurar o equilíbrio, fornecendo um nível mais alto de bactérias boas. Isso pode promover o funcionamento normal do intestino e encurtar a duração da diarreia.
4. Antibióticos
A diarreia causada por uma bactéria ou um parasita pode precisar de um antibiótico. Nesse caso, a diarreia pode ocorrer após entrar em contato com alimentos ou água contaminados, geralmente durante uma viagem.
Lembre-se de que os antibióticos são ineficazes quando as infecções virais causam diarreia. Esse tipo de diarreia deve seguir seu curso.
5. Dieta BRAT
Uma dieta conhecida como BRAT também pode aliviar rapidamente a diarreia.
BRAT significa bananas, arroz, purê de maçã e torradas. Essa dieta é eficaz devido à natureza branda desses alimentos e ao fato de serem alimentos ricos em amido e com baixo teor de fibras.
Esses alimentos têm um efeito de ligação no trato digestivo, tornando as fezes mais volumosas. E, como são insossos, têm menos probabilidade de irritar seu estômago ou piorar a diarreia.
Junto com esses itens, você também pode comer biscoitos salgados (igualmente insossos), caldo claro e batatas.
O que normalmente causa diarreia?
Compreender a causa da diarreia pode ajudá-lo a evitar crises futuras. As causas comuns incluem:
Vírus estomacal
Gastroenterite viral (gripe estomacal) é uma das causas da diarreia. Junto com fezes aquosas, você pode ter:
- dor de estômago
- náusea
- vomitando
- febre baixa
Esses vírus incluem o norovírus e o rotavírus, que podem se desenvolver após comer ou beber alimentos contaminados ou compartilhar itens pessoais com uma pessoa infectada.
Medicamento
A sensibilidade a certos medicamentos também pode desencadear episódios de diarreia. Isso pode acontecer depois de tomar antibióticos, analgésicos ou medicamentos contra o câncer.
Doenças transmitidas por alimentos
Também chamada de intoxicação alimentar, a diarreia pode se desenvolver se você comer alimentos contaminados por bactérias, parasitas ou toxinas. As doenças de origem alimentar podem incluir aquelas causadas pelas seguintes bactérias:
- Salmonella
- E. coli
- Listeria monocytogenes
- Clostridium botulinum (botulismo)
Alergia ou sensibilidade alimentar
Se você é intolerante à lactose, pode ocorrer diarreia após comer laticínios. Isso inclui leite, queijo, sorvete e iogurte.
Ter uma alergia alimentar ou sensibilidade também pode desencadear diarreia. Por exemplo, você pode ter diarreia depois de comer alimentos que contenham glúten - trigo, macarrão ou centeio.
Adoçantes artificiais
Esta é uma causa menos conhecida de diarreia. Mas se você é sensível a adoçantes artificiais, pode ter um surto de diarreia depois de comer alimentos ou bebidas que contenham esses adoçantes. Adoçantes artificiais são encontrados em bebidas dietéticas, produtos sem açúcar, gomas de mascar e até mesmo alguns doces.
Problemas digestivos
A diarreia às vezes é um sintoma de distúrbios digestivos. Você pode ter episódios frequentes de fezes moles se for diagnosticado com doença de Crohn ou colite ulcerosa. Além disso, a síndrome do intestino irritável pode causar episódios alternados de diarreia e prisão de ventre.
Dicas para prevenir diarreia
A diarreia causada por um vírus ou infecção bacteriana é contagiosa. Você pode se proteger:
- lavar as mãos com frequência
- evitando pessoas doentes
- desinfecção de superfícies comumente tocadas
- não compartilhando itens pessoais
Se você tiver diarreia após iniciar um novo medicamento, pergunte ao seu médico sobre um medicamento alternativo ou, possivelmente, diminua a dosagem.
Você também pode se proteger cozinhando bem os alimentos e lavando frutas e vegetais antes de prepará-los. Além disso, verifique se você sabe a maneira correta de lavar as mãos.
Use água morna com sabão e lave as mãos por pelo menos 20 segundos. Se não houver água disponível, use um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Para identificar possíveis alergias ou sensibilidades alimentares, mantenha um diário alimentar e anote tudo o que você come por algumas semanas. Anote os dias em que você tem diarreia.
Manter um diário alimentar pode ajudar a determinar se você tem intolerância à lactose ou sensibilidade ao glúten. Você pode então tentar uma dieta de eliminação. Remova os alimentos suspeitos de serem problemáticos de sua dieta e veja se os sintomas melhoram.
Para um distúrbio digestivo, converse com seu médico se achar que sua terapia atual não está funcionando. Você pode precisar ajustar sua medicação.
Quando consultar um médico?
Consulte um médico se houver diarreia com duração superior a três dias ou se você mostrar sinais de desidratação. Isso pode incluir sede extrema, diminuição da micção e tontura.
Você também deve consultar um médico se tiver:
- febre acima de 102 ° F (38,9 ° C)
- fezes pretas ou com sangue
- dor abdominal
O resultado final
A diarreia pode ir e vir em 24 horas. Ou pode durar dias e atrapalhar seus planos. Mas entre medicamentos, alimentos com baixo teor de fibras e evitar alimentos que irritam o sistema digestivo - como laticínios ou adoçantes artificiais - você pode aliviar rapidamente os sintomas e desfrutar de dias sem diarreia.