Como ser menos cócegas
Contente
- Como parar de ser delicado
- Por que você não se faz cócegas?
- Seu cérebro usa experiências anteriores para prever respostas sensoriais
- Sendo agradado por outra pessoa
- Gerenciando a reação ao cócegas
- Por que somos sensíveis?
- Principais tópicos
Embora haja quem goste de fazer cócegas, alguns de nós consideram irritante, constrangedor e desconfortável. Algumas pessoas têm uma reação quase violenta, como chutar quando o pé faz cócegas.
Continue lendo para saber mais sobre a resposta sensível, incluindo por que algumas pessoas são mais sensíveis que outras e como parar de ser tão sensível.
Como parar de ser delicado
De acordo com a Dra. Emily Grossman, da Royal Institution, existe uma técnica que você pode usar para reduzir a resposta de cócegas. Quando alguém tentar fazer cócegas em você, coloque a mão na mão dele.
Grossman sugere que essa ação ajude seu cérebro a prever melhor a sensação de cócegas e a suprimir sua resposta.
Por que você não se faz cócegas?
De acordo com a Universidade Estadual de Illinois, seu cérebro normalmente se concentra em coisas novas em seu ambiente. Coisas familiares, como uma ação comum que você fez no passado, são vistas pelo seu cérebro como informações desnecessárias.
Portanto, seu cérebro prediz o que você sentirá quando fizer uma ação comum. De acordo com um estudo de 2013, acredita-se que essas previsões sejam baseadas em uma cópia de eferência iniciada pelo córtex motor do seu cérebro.
Seu cérebro usa experiências anteriores para prever respostas sensoriais
Quando você executa uma ação comum, seu cérebro usa a cópia de eferência para prever a reação sensorial. Se a ação ocorrer conforme o esperado, o que significa que a cópia da efferência e as informações sensoriais são correspondidas - informações sensoriais adicionais não chegam ao cérebro.
Se você tentar fazer cócegas, tem uma expectativa do que acontecerá quando se tocar. Quando a expectativa corresponde à cópia de eficiência, a sensação de ser agradado não chega ao cérebro e você não tem reação.
Sendo agradado por outra pessoa
Quando estamos sendo agraciados por outra pessoa, não temos uma cópia de eferência porque estamos reagindo ao invés de agir. A sensação de estar fazendo cócegas chega ao cérebro.
Gerenciando a reação ao cócegas
A técnica de Grossman de colocar a mão na mão do cócegas usa o conceito de ser incapaz de se fazer cócegas para gerenciar sua reação ao cócegas.
Por que somos sensíveis?
Embora não haja consenso sobre por que, exatamente, os seres humanos reagem a fazer cócegas da maneira que fazemos, existem várias teorias sobre por que as pessoas são cócegas.
Algumas dessas teorias giram em torno da sensação delicada de ser:
- um alerta para o perigo que se torna engraçado quando percebemos que é outra pessoa
- um comportamento aprendido que promove laços familiares e sociais.
- reflexo defensivo para proteger áreas vulneráveis, como axilas, pescoço, costelas e parte interna das coxas
- uma reação protetora para evitar infestações por insetos ou vermes
Principais tópicos
Ser sensível é mais complexo do que você imagina. Além disso, todos os aspectos da resposta delicada não são totalmente compreendidos pela comunidade científica.
Embora haja pesquisas clínicas limitadas sobre como deixar de ser cócegas, uma técnica que você pode tentar é a seguinte: quando você for abordado por uma pessoa que planeja fazer cócegas em você, coloque a mão na mão que eles usarão para fazer cócegas. Esta ação pode ajudar a suprimir sua resposta de cócegas.