Autor: Carl Weaver
Data De Criação: 21 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 16 Junho 2024
Anonim
5 minutos de meditação para ALIVIAR a ANSIEDADE e ESTRESSE
Vídeo: 5 minutos de meditação para ALIVIAR a ANSIEDADE e ESTRESSE

Contente

Você provavelmente tem boas lembranças de estar perto da água: a praia para onde você cresceu indo, os mares em que mergulhou na lua de mel, o lago atrás da casa da sua avó.

Há um motivo pelo qual essas memórias fazem você se sentir calmo: pesquisas mostram que cenas aquáticas podem ajudá-lo a acabar com o estresse e encontrar alegria. Na verdade, as pessoas que vivem ao longo da costa tendem a ser mais felizes e saudáveis ​​do que as que não vivem, de acordo com o Centro Europeu para o Meio Ambiente e Saúde Humana.

"A água torna você mais feliz, saudável, mais conectado com outras pessoas e melhor no que você faz", diz Wallace J. Nichols, Ph.D., autor de Blue Mind.

Isso faz sentido. Os humanos usam a água por suas propriedades curativas há anos. Nossos próprios corpos são compostos de 60 por cento de água. "Quando a NASA pesquisa a vida no universo, seu mantra simples é 'siga a água'", diz Nichols. "Embora você possa viver sem amor, ir longe sem abrigo, sobreviver um mês sem comida, você não conseguirá passar a semana sem água."


Seu cérebro no oceano

A melhor maneira de pensar sobre o que acontece com sua mente quando você está perto da água é pensar no que você está deixando para trás, diz Nichols. Digamos que você esteja andando em uma rua movimentada da cidade falando ao telefone (carros, motocicletas, buzinas, sirenes e tudo).

"Você está tentando ouvir a conversa, mas há outra atividade acontecendo. Seu cérebro precisa filtrar isso", diz ele. "O estímulo físico da vida cotidiana é enorme. Você está sempre processando, filtrando e calculando cada som e movimento ao seu redor."

Seu cérebro faz tudo isso na velocidade da luz, o que usa muita energia, fazendo você se sentir cansado. Além disso, mesmo quando você pretende relaxar - na academia (onde talvez você olhe para a tela da TV) ou em um jogo de esportes movimentado (onde você está rodeado por barulho) - você provavelmente ainda está recebendo muito estímulo. "Distrações podem ser física e mentalmente estressantes."

Agora imagine se afastar de tudo isso e estar perto do oceano. “As coisas são mais simples e visualmente mais limpas”, diz Nichols. "Ir para a água vai além da distração. Dá ao seu cérebro um descanso de uma forma que a academia não dá." Claro, ele acrescenta que muitas coisas podem acalmar sua mente esgotada: música, arte, exercícios, amigos, animais de estimação, natureza. "A água é apenas uma das melhores porque combina elementos de todas as outras."


Os benefícios da água

Estudos sugerem que simplesmente estar perto de água pode aumentar os níveis de substâncias químicas cerebrais "agradáveis" (como a dopamina) e diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, diz Nichols. Algumas pesquisas também sugerem que a "terapia oceânica" e o tempo gasto no surf podem desempenhar um papel na redução dos sintomas de PTSD em veteranos.

Os benefícios são ampliados se você curtir o mar com alguém próximo a você. “Descobrimos que os relacionamentos das pessoas se aprofundam - elas se conectam mais”, diz Nichols. Estar com alguém dentro ou perto da água, diz ele, pode aumentar os níveis de oxitocina, uma substância química que desempenha um papel na construção de confiança. Isso o ajuda a escrever um novo roteiro sobre seus relacionamentos. "Se o seu relacionamento envolve situações estressantes em ambientes fechados, flutuar no oceano pode realmente tornar seu relacionamento melhor."

Na presença de água, Nichols diz que seu cérebro também faz outras coisas, como "divagar a mente", que é a chave para a criatividade. “Você começa a trabalhar em um nível diferente nos quebra-cabeças de sua vida”, diz ele. Isso significa insights, momentos "aha" (epifanias no chuveiro, alguém?) E inovação, que nem sempre surgem quando você está estressado.


Recrie a praia

Preso em uma cidade sem litoral ou enfrentando um inverno frio e escuro? (Nós sentimos você.) Ainda há esperança. "A água em todas as formas pode ajudá-lo a desacelerar, se desconectar da tecnologia e mudar seus pensamentos", diz Nichols. “Na cidade ou no inverno, spas flutuantes, banheiras e chuveiros, fontes e esculturas de água, bem como arte relacionada à água podem ajudar você a acessar os mesmos benefícios.” Essas experiências não são apenas terapêuticas (elas colocam sua mente e corpo em um modo de cura), Nichols diz que também podem ativar memórias positivas de experiências anteriores com água, trazendo você de volta ao seu lugar feliz.

Seu conselho: "Termine cada dia com um banho quieto e quente como parte de sua rotina de bem-estar de inverno."

Fiiiiiiiine, se nós deve.

Revisão para

Propaganda

Escolha De Leitores

Os melhores alongamentos para todas as aulas de ginástica

Os melhores alongamentos para todas as aulas de ginástica

Nó entendemo : a manhã ão uper ocupado. E e você con egue ir a um e túdio de fitne ante do trabalho, provavelmente e in creveu para a última aula po ível que pode ad...
11 dicas para banir a timidação na academia e aumentar a confiança

11 dicas para banir a timidação na academia e aumentar a confiança

Você entra na ua academia, animado para tentar aquele novo e incrível treino de remo HIIT obre o qual você leu ... Até que você percebe que a área de cardio foi tomada po...