Qual é o problema com os tratamentos de sauna infravermelho?
Contente
É seguro dizer que a terapia infravermelha é atualmente o tratamento * mais quente * na indústria de bem-estar e beleza. Sentar-se na sauna especializada oferece uma longa lista de benefícios à saúde, incluindo aumento de energia, melhora na circulação e alívio da dor. Além de toda a pele brilhante e queima de calorias.
Então, como sentar em uma caixa aquecida de 120 graus pode fornecer tantas vantagens? Bem, para começar, é totalmente diferente de sua experiência de sauna tradicional, explica Raleigh Duncan, D.C., cofundador da Clearlight Infrared. “Ao contrário de uma sauna tradicional que apenas aquece o ar, o infravermelho aquece o corpo diretamente, o que produz um suor profundo e sustentável a nível celular”, explica.
O que isso significa? "O infravermelho pode penetrar até uma polegada nos tecidos moles do corpo, reduzindo a dor nas articulações e nos músculos", diz Duncan. A terapia de luz infravermelha estimula o sistema circulatório e oxigena de forma mais completa as células do corpo, o que permite uma melhor circulação sanguínea, explica. É por isso que é especialmente útil para os atletas, acrescenta ele, e porque os centros de fisioterapia vêm usando saunas infravermelhas há anos para ajudar os pacientes no alívio e recuperação da dor. (Na verdade, Lady Gaga jura por ele para controlar sua dor crônica. Aqui, mais sobre se pode ou não realmente ajudar, de acordo com um documento de gerenciamento de dor.)
Portanto, não é surpresa que, à medida que a recuperação se torna mais agitada do que nunca (com razão), estúdios boutique dedicados ao serviço - como o HigherDose em Nova York e o HotBox em Los Angeles - surgiram em todo o país.
As fundadoras da HigherDOSE, Lauren Berlingeri e Katie Kaps, explicam que a luz infravermelha irradia energia que sentimos como calor (da mesma forma que sentimos o calor do sol, mas sem os raios ultravioleta prejudiciais) e que os clientes juram pela mente * e * corpo zumbido que uma sessão de suor pode oferecer. (Relacionado: Terapia de luz de cristal curou meu corpo pós-maratona)
Uma das maiores vantagens são os benefícios relatados na queima de calorias - até 600 calorias por sessão de 30 minutos, de acordo com Duncan. "Sentar em uma sauna infravermelha faz com que a temperatura interna do corpo aumente, aumentando nosso coração e a taxa metabólica, que queima calorias semelhantes à quantidade de uma corrida leve", diz Berlingeri.
Parece bom demais para ser verdade? Talvez não. Um estudo de 2017 publicado no European Journal of Preventive Cardiology descobriram que os usuários experimentaram uma frequência cardíaca elevada por até 30 minutos após uma sessão de sauna. E uma pesquisa recente conduzida pela Binghamton University descobriu que, em média, os participantes que passaram uma sessão de 45 minutos em uma sauna infravermelha três vezes por semana perderam 4% da gordura corporal em 16 semanas. Ainda assim, existem poucos estudos que podem apontar quaisquer benefícios diretos da perda de peso a longo prazo.
Mas, embora os defensores digam que a incorporação do infravermelho ao seu regime de bem-estar pode ser um meio de recuperação e melhorar o desempenho, trata-se em grande parte das vantagens mentais também. O spa HigherDOSE possui quartos privativos semelhantes a oásis onde você pode controlar a intensidade do calor e da iluminação da cromoterapia, que seleciona uma cor de acordo com seu humor e preferência. Você pode até conectar seu telefone ao cabo auxiliar de cortesia, para ouvir música ou podcast, para obter o clima. (Saunas infravermelhas encontradas em academias de ginástica, centros de fisioterapia e spas oferecem uma experiência zen semelhante - e capacidade de transmitir Netflix! - então você pode obter essas mesmas vantagens, mesmo que não more perto de um estúdio dedicado.)
Kaps diz que "o infravermelho também ativa as substâncias químicas da felicidade do nosso cérebro (especialmente a serotonina e as endorfinas), de modo que você fica alta naturalmente e sai se sentindo bonita e tonta". Além disso, um estudo publicado na revista JAMA Psychiatry descobriram que expor a pele ao calor de lâmpadas infravermelhas pode imitar o efeito dos antidepressivos, estimulando a produção de serotonina.
“É relaxante e estimulante”, diz ela. "Depois de uma sessão, você vai se sentir como se estivesse nas nuvens e terá aquela pele brilhante e úmida. Você está revigorado e reenergizado, mas também se sente limpo, focado e claro com cabeça. "
Desculpe, mas independentemente dos possíveis efeitos de queima de calorias, pular em uma sauna infravermelha não é um substituto para um treino real. Ainda assim, o potencial de energização e alívio do estresse por si só já faz valer a pena tentar essa tendência de bem-estar.