A posição de litotomia: é segura?
Contente
- Posição de litotomia durante o parto
- Complicações
- Posição de litotomia durante a cirurgia
- Complicações
- O resultado final
Qual é a posição de litotomia?
A posição de litotomia é freqüentemente usada durante o parto e cirurgia na região pélvica.
Envolve deitar-se de costas com as pernas flexionadas a 90 graus na altura do quadril. Seus joelhos ficarão dobrados em 70 a 90 graus e apoios acolchoados para os pés presos à mesa apoiarão suas pernas.
A posição é nomeada por sua conexão com a litotomia, um procedimento para remover pedras na bexiga. Embora ainda seja usado para procedimentos de litotomia, agora tem muitos outros usos.
Posição de litotomia durante o parto
A posição de litotomia era a posição de parto padrão usada por muitos hospitais. Era frequentemente usado durante a segunda fase do parto, quando você começa a empurrar. Alguns médicos preferem porque lhes dá melhor acesso à mãe e ao bebê. Mas os hospitais agora estão se afastando dessa posição; cada vez mais, eles estão usando camas de parto, cadeiras de parto e a posição agachada.
A pesquisa apoiou a mudança de uma posição de parto que atenda às necessidades do médico, e não da mulher em trabalho de parto. Uma comparação entre diferentes posições de parto observou que a posição de litotomia reduz a pressão arterial, o que pode tornar as contrações mais dolorosas e prolongar o processo de parto. Este mesmo estudo, assim como outro de 2015, constatou que a posição de cócoras foi menos dolorosa e mais eficaz durante a segunda fase do trabalho de parto. Ter que empurrar o bebê para cima funciona contra a gravidade. Na posição agachada, a gravidade e o peso do bebê ajudam a abrir o colo do útero e facilitam o parto.
Complicações
Além de tornar mais difícil empurrar durante o trabalho de parto, a posição de litotomia também está associada a algumas complicações.
Um descobriu que a posição de litotomia aumentou a probabilidade de necessidade de uma episiotomia. Isso envolve o corte do tecido entre a vagina e o ânus, também chamado de períneo, facilitando a passagem do bebê. De forma semelhante, encontrou um risco maior de rupturas perineais na posição de litotomia. Outro estudo relacionou a posição de litotomia com um risco aumentado de lesão do períneo em comparação com o agachamento deitado de lado.
Outro estudo comparando a posição de litotomia com as posições agachadas descobriu que as mulheres que deram à luz na posição de litotomia eram mais propensas a precisar de uma cesariana ou fórceps para remover seus bebês.
Por último, uma análise de mais de 100.000 nascimentos descobriu que a posição de litotomia aumentou o risco de uma mulher de lesão do esfíncter devido ao aumento da pressão. Lesões do esfíncter podem ter efeitos duradouros, incluindo:
- incontinência fecal
- dor
- desconforto
- disfunção sexual
Lembre-se de que o parto é um processo complexo com muitas complicações potenciais, independentemente da posição usada. Em alguns casos, a posição de litotomia pode ser a opção mais segura devido à posição do bebê no canal de parto.
Durante a gravidez, converse com seu médico sobre as possíveis posições para o parto. Eles podem ajudá-lo a encontrar opções que equilibrem suas preferências pessoais com precauções de segurança.
Posição de litotomia durante a cirurgia
Além do parto, a posição de litotomia também é usada para muitas cirurgias urológicas e ginecológicas, incluindo:
- cirurgia de uretra
- cirurgia de cólon
- remoção da bexiga e tumores retais ou de próstata
Complicações
Semelhante a usar a posição de litotomia para o parto, passar por uma cirurgia na posição de litotomia também traz alguns riscos. As duas principais complicações do uso da posição de litotomia em cirurgia são a síndrome compartimental aguda (SCA) e a lesão nervosa.
ACS ocorre quando a pressão aumenta em uma área específica do corpo. Esse aumento na pressão interrompe o fluxo sanguíneo, o que pode prejudicar a função dos tecidos circundantes. A posição de litotomia aumenta o risco de SCA porque requer que suas pernas sejam levantadas acima do coração por longos períodos.
A SCA é mais comum durante cirurgias que duram mais de quatro horas. Para evitar isso, seu cirurgião provavelmente abaixará suas pernas com cuidado a cada duas horas. O tipo de apoio de perna usado também pode contribuir para aumentar ou diminuir a pressão do compartimento. Apoios de panturrilha ou em forma de bota podem aumentar a pressão do compartimento, enquanto apoios de linga de tornozelo podem diminuí-la.
Lesões nervosas também podem acontecer durante a cirurgia na posição de litotomia. Isso geralmente acontece quando os nervos são alongados devido ao posicionamento incorreto. Os nervos afetados mais comuns incluem o nervo femoral na coxa, o nervo ciático na parte inferior das costas e o nervo fibular comum na perna.
Como o parto, qualquer tipo de cirurgia apresenta seu próprio risco de complicações. Converse com seu médico sobre qualquer preocupação que você tenha sobre uma cirurgia que está por vir e não se sinta desconfortável em fazer perguntas sobre o que eles farão para reduzir o risco de complicações.
O resultado final
A posição de litotomia é comumente usada durante o parto e em certas cirurgias. No entanto, estudos recentes relacionaram a posição a um risco aumentado de várias complicações. Lembre-se de que, dependendo da situação, seus benefícios podem superar os riscos. Converse com seu médico sobre as preocupações que você tem sobre o parto ou uma cirurgia que está por vir. Eles podem lhe dar uma ideia melhor do seu risco pessoal e informá-lo sobre quaisquer precauções que tomarão se usarem a posição de litotomia.