Como gerenciar seus níveis de colesterol durante a gravidez
Contente
visão global
Quando você está grávida, fazer escolhas saudáveis beneficia não apenas você, mas também seu bebê em crescimento. Condições como colesterol alto, que pode ser tratado com uma variedade de medicamentos em mulheres não grávidas, podem ser mais difíceis de controlar durante a gravidez.
Os níveis de colesterol aumentam naturalmente em certos pontos durante a gravidez para ajudar a fornecer os nutrientes necessários para um feto em crescimento. Isso é verdade mesmo em mulheres com níveis de colesterol “normais” antes da gravidez. Para mulheres que já têm colesterol alto, os níveis podem subir ainda mais.
Felizmente, as mulheres podem tomar medidas para controlar o colesterol durante a gravidez para ajudar a garantir que elas e seus bebês sejam o mais saudáveis possível.
Colesterol e o corpo grávido
O colesterol é um composto essencial encontrado na maioria dos tecidos do corpo. Mas, em níveis elevados, pode formar placas nas paredes arteriais do coração e do corpo, colocando você em maior risco de ataque cardíaco ou derrame.
Depois de testar seu colesterol, você saberá qual é o seu nível de colesterol total. Isso é subdividido em níveis de HDL, LDL e triglicerídeos.
A lipoproteína de alta densidade, ou HDL, também é conhecida como colesterol “bom”. A lipoproteína de baixa densidade (LDL), ou colesterol “ruim”, pode colocar você em risco de ataque cardíaco em níveis elevados. Os triglicerídeos, um tipo de gordura, são encontrados no sangue e são usados como energia.
As diretrizes de colesterol mais atuais da American Heart Association enfocam a redução do risco de doenças cardíacas, em vez de almejar números específicos de colesterol.
Os níveis de colesterol que podem aumentar o risco de doenças cardíacas ou problemas metabólicos, como diabetes, são:
- LDL: superior a 160 miligramas por decilitro (mg / dL)
- HDL: menos de 40 mg / dL
- Colesterol total: maior que 200 mg / dL
- triglicerídeos: maior que 150 mg / dL
Converse com seu médico sobre seus resultados específicos de colesterol e as melhores maneiras de reduzir o risco de doenças cardíacas.
Por que o colesterol sobe
Quando você está grávida, pode esperar que seus números de colesterol subam. Carolyn Gundell, nutricionista da Reproductive Medicine Associates em Connecticut, diz que os níveis de colesterol podem subir de 25 a 50 por cento durante o segundo e terceiro trimestres.
“O colesterol é necessário para a produção e função de hormônios esteróides, como estrogênio e progesterona”, explica ela. “Esses hormônios sexuais são vitais para uma gravidez saudável e bem-sucedida.”
E também são cruciais para o desenvolvimento adequado do seu bebê. “O colesterol desempenha um papel importante no cérebro, nos membros e no desenvolvimento celular do bebê, e no leite materno saudável”, diz Gundell.
Quando você deve se preocupar?
A maioria das mulheres não deve se preocupar com o aumento natural do colesterol. Normalmente, os níveis voltarão aos intervalos normais dentro de quatro a seis semanas após o parto. É o colesterol muito alto que aumenta o risco de doenças cardíacas e derrame.
Se você tem colesterol alto mesmo antes da gravidez, converse com seu médico. Como alguns medicamentos para o colesterol podem não ser recomendados durante a gravidez, ele ou ela mudará sua medicação ou ajudará você a descobrir outras maneiras de controlar o colesterol.
Isso pode incluir:
- aumentando a atividade física
- comendo mais fibra
- obter gorduras saudáveis, como as derivadas de nozes e abacates
- limitar alimentos fritos e aqueles ricos em gorduras saturadas e açúcares
- adicionar alimentos ricos em ômega-3 ou suplementos à sua dieta
Se você estiver fazendo tratamento para colesterol alto e ficar grávida, seu médico provavelmente irá verificar seu colesterol como parte de seus exames regulares de sangue durante a gravidez. Quaisquer mudanças em seu estilo de vida ou dieta devem ser discutidas com o profissional que está ajudando você a navegar neste momento especial.
Por que o colesterol sobe Durante a gravidez, o colesterol é necessário para:- desenvolvimento adequado do seu bebê
- produção e função de estrogênio e progesterona
- o desenvolvimento de leite materno saudável
- obter gorduras saudáveis de nozes e abacate
- evite alimentos fritos
- limitar as gorduras saturadas para diminuir o LDL
- limitar o açúcar para diminuir os triglicerídeos
- comer mais fibra
- Exercite-se regularmente