Número chocante de homens que têm uma DST associada ao câncer cervical
![Número chocante de homens que têm uma DST associada ao câncer cervical - Estilo De Vida Número chocante de homens que têm uma DST associada ao câncer cervical - Estilo De Vida](https://a.svetzdravlja.org/lifestyle/keyto-is-a-smart-ketone-breathalyzer-that-will-guide-you-through-the-keto-diet-1.webp)
Contente
![](https://a.svetzdravlja.org/lifestyle/shocking-number-of-men-have-an-std-linked-to-cervical-cancer.webp)
Você pode pular o filme de terror no seu próximo encontro, graças a esta terrível estatística da vida real: Quase metade dos homens que participaram de um estudo recente tinham uma infecção genital ativa causada pelo papilomavírus humano. E desses caras contagiosos, metade tinha um tipo de doença que está ligada ao câncer de boca, garganta e colo do útero. Antes de entrar em pânico e jurar abstinência para sempre, saiba que é impossível dizer que 50 por cento de toda a população masculina do mundo está infectada, já que esses números provêm apenas da população do estudo. (Mas ainda é alarmante, para dizer o mínimo.)
O estudo, publicado em Oncologia JAMA, analisou esfregaços genitais de quase 2.000 homens com idades entre 18 e 59. Quarenta e cinco por cento testaram positivo para o papilomavírus humano, ou HPV, uma das DSTs mais comuns. Existem mais de 100 tipos de HPV, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, mas nem todos causam problemas graves de saúde. Algumas pessoas ficam infectadas, não apresentam sintomas e, eventualmente, o vírus se resolve por conta própria. Mas nem todo mundo tem tanta sorte. Na verdade, o HPV pode ser realmente assustador - algumas cepas podem causar verrugas genitais, um sintoma doloroso e desagradável da doença, e acredita-se que pelo menos quatro tipos de HPV causem câncer, principalmente do colo do útero, vagina, vulva, ânus, boca , ou garganta.
É com esses tipos de HPV que você deve se preocupar - e por um bom motivo. Os pesquisadores descobriram que, dos homens infectados, metade testou positivo para uma das cepas causadoras de câncer. E como a infecção pode permanecer latente, sem apresentar sintomas por anos, é fácil contraí-la por meio de relações sexuais desprotegidas com alguém que não percebe que a tem. E isso é algum tipo de sexo, inclusive oral e anal. (Outra estatística preocupante? Sexo sem proteção é, na verdade, o fator de risco número um para doenças e morte em mulheres jovens.)
Existe uma vacina que protege contra os tipos mais comuns de HPV, incluindo cepas que podem causar câncer cervical. A vacina está disponível para mulheres e homens, mas menos de 10 por cento dos homens no estudo relataram ter sido vacinados. A melhor proteção contra o HPV e outras DSTs, incluindo o rápido aumento das cepas resistentes a antibióticos de clamídia e gonorreia, é o uso de preservativos. Portanto, sempre certifique-se de que seu parceiro esteja bem vestido.