Autor: Morris Wright
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 22 Junho 2024
Anonim
Os 7 testes psicológicos mais usados no psicotécnico
Vídeo: Os 7 testes psicológicos mais usados no psicotécnico

Contente

O Inventário Multifásico de Personalidade de Minnesota (MMPI) é um dos testes psicológicos mais comumente usados ​​no mundo.

O teste foi desenvolvido pelo psicólogo clínico Starke Hathaway e pelo neuropsiquiatra J.C. McKinley, dois membros do corpo docente da Universidade de Minnesota. Foi criado para ser uma ferramenta para profissionais de saúde mental auxiliarem no diagnóstico de transtornos mentais.

Desde sua publicação em 1943, o teste foi atualizado várias vezes na tentativa de eliminar o preconceito racial e de gênero e torná-lo mais preciso. O teste atualizado, conhecido como MMPI-2, foi adaptado para uso em mais de 40 países.

Este artigo examinará mais detalhadamente o teste MMPI-2, para que é usado e para que pode ajudar no diagnóstico.

O que é MMPI-2?

O MMPI-2 é um inventário de autorrelato com 567 perguntas verdadeiro-falso sobre você. Suas respostas ajudam os profissionais de saúde mental a determinar se você tem sintomas de doença mental ou transtorno de personalidade.


Algumas perguntas foram elaboradas para revelar como você se sente ao fazer o teste. Outras perguntas têm como objetivo revelar se você está sendo genuíno ou está relatando pouco ou muito, em um esforço para influenciar os resultados do teste.

Para a maioria das pessoas, o teste MMPI-2 leva de 60 a 90 minutos para ser concluído.

Existem outras versões?

Uma versão mais curta do teste, a Forma Restruturada MMPI-2 (RF), tem 338 questões. Essa versão reduzida leva menos tempo para ser concluída - entre 35 e 50 minutos para a maioria das pessoas.

Os pesquisadores também criaram uma versão do teste para adolescentes de 14 a 18 anos. Esse teste, conhecido como MMPI-A, tem 478 questões e pode ser concluído em cerca de uma hora.

Também existe uma versão mais curta do teste para adolescentes chamada MMPI-A-RF. Disponibilizado em 2016, o MMPI-A-RF possui 241 questões e pode ser finalizado em 25 a 45 minutos.

Embora os testes mais curtos consumam menos tempo, muitos médicos optam por uma avaliação mais longa porque ela foi pesquisada ao longo dos anos.


Para que isso é usado?

Os testes MMPI são usados ​​para ajudar a diagnosticar transtornos de saúde mental, mas muitos profissionais de saúde mental não dependem de um único teste para fazer o diagnóstico. Eles geralmente preferem coletar informações de muitas fontes, incluindo suas próprias interações com a pessoa que está sendo testada.

O MMPI só deve ser administrado por um administrador de teste treinado, mas os resultados do teste às vezes são usados ​​em outras configurações.

As avaliações do MMPI às vezes são usadas em disputas de custódia de crianças, programas de abuso de substâncias, ambientes educacionais e até mesmo exames de emprego.

É importante observar que o uso do MMPI como parte de um processo de qualificação de trabalho causou alguma controvérsia. Alguns defensores argumentam que isso viola as disposições da Lei dos Americanos com Deficiências (ADA).

Quais são as escalas clínicas do MMPI?

Os itens de teste no MMPI são projetados para descobrir onde você está em dez escalas diferentes de saúde mental.

Cada escala se relaciona a um padrão ou condição psicológica diferente, mas há muita sobreposição entre as escalas. De modo geral, pontuações muito altas podem indicar um transtorno de saúde mental.


Aqui está uma breve explicação do que cada escala avalia.

Escala 1: Hipocondria

Esta escala contém 32 itens e foi projetada para medir se você tem uma preocupação prejudicial à sua saúde.

Uma pontuação alta nessa escala pode significar que se preocupar com sua saúde está interferindo em sua vida e causando problemas em seus relacionamentos.

Por exemplo, uma pessoa com uma pontuação alta na Escala 1 pode estar propensa a desenvolver sintomas físicos que não têm uma causa subjacente, especialmente durante períodos de alto estresse.

Escala 2: Depressão

Essa escala, que possui 57 itens, mede a satisfação com a própria vida.

Uma pessoa com uma pontuação muito alta na Escala 2 pode estar lidando com depressão clínica ou tendo pensamentos suicidas frequentes.

Uma pontuação ligeiramente elevada nesta escala pode ser uma indicação de que você está retraído ou insatisfeito com suas circunstâncias.

Escala 3: Histeria

Esta escala de 60 itens avalia sua resposta ao estresse, incluindo tanto seus sintomas físicos quanto sua resposta emocional ao estar sob pressão.

Estudos mostraram que pessoas com dor crônica podem pontuar mais alto nas três primeiras escalas devido a preocupações prolongadas e intensas com a saúde.

Escala 4: desvio psicopático

Esta escala foi originalmente concebida para revelar se você está experimentando psicopatologia.

Seus 50 itens medem comportamentos e atitudes anti-sociais, além de conformidade ou resistência à autoridade.

Se sua pontuação for muito alta nessa escala, você poderá receber um diagnóstico de transtorno de personalidade.

Escala 5: Masculinidade / feminilidade

O objetivo original desta seção de teste de 56 perguntas era obter informações sobre a sexualidade das pessoas. Isso vem de uma época em que alguns profissionais de saúde mental viam a atração pelo mesmo sexo como um transtorno.

Hoje, esta escala é usada para avaliar o quão consistentemente você parece se identificar com as normas de gênero.

Escala 6: Paranóia

Essa escala, que possui 40 questões, avalia os sintomas associados à psicose, principalmente:

  • suspeita extrema de outras pessoas
  • pensamento grandioso
  • pensamento rígido em preto e branco
  • sentimento de ser perseguido pela sociedade

Altas pontuações nessa escala podem indicar que você está lidando com um transtorno de psicose ou um transtorno de personalidade paranóide.

Escala 7: Psicastenia

Esta escala de 48 itens mede:

  • ansiedade
  • depressão
  • comportamentos compulsivos
  • sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

O termo “psicastenia” não é mais usado como diagnóstico, mas os profissionais de saúde mental ainda usam essa escala como forma de avaliar as compulsões doentias e os sentimentos destrutivos que elas causam.

Escala 8: Esquizofrenia

Esta escala de 78 itens tem como objetivo mostrar se você tem, ou tem probabilidade de desenvolver, um transtorno de esquizofrenia.

Ele considera se você está tendo alucinações, delírios ou ataques de pensamento extremamente desorganizado. Também determina até que ponto você pode se sentir alienado do resto da sociedade.

Escala 9: Hipomania

O objetivo desta escala de 46 itens é avaliar os sintomas associados à hipomania, incluindo:

  • energia não direcionada excessiva
  • discurso rápido
  • devaneios
  • alucinações
  • impulsividade
  • Delírios de grandeza

Se você tiver uma pontuação alta na Escala 9, pode estar tendo sintomas associados ao transtorno bipolar.

Escala 10: introversão social

Uma das últimas adições ao MMPI, esta escala de 69 itens mede extroversão ou introversão. Este é o grau em que você busca ou se retira das interações sociais.

Esta escala considera, entre outras coisas, o seu:

  • competitividade
  • conformidade
  • timidez
  • confiabilidade

E quanto às escalas de validade?

As escalas de validade ajudam os administradores de teste a entender o quão genuínas são as respostas de um candidato.

Em situações em que os resultados dos testes podem impactar a vida de uma pessoa, como emprego ou guarda dos filhos, as pessoas podem ser motivadas a relatar em excesso, em relato insuficiente ou ser desonestas. Essas escalas ajudam a revelar respostas imprecisas.

O “L” ou escala de mentira

Pessoas com pontuação alta na escala “L” podem estar tentando se apresentar sob uma luz brilhante e positiva, recusando-se a reconhecer características ou respostas que temem que possam fazer com que fiquem mal.

A escala “F”

A menos que estejam escolhendo respostas aleatórias, as pessoas com pontuação alta nesta escala podem estar tentando parecer em pior condição do que realmente estão.

Esses itens de teste visam revelar inconsistências nos padrões de resposta. É importante observar que uma pontuação alta na escala "F" também pode indicar sofrimento grave ou psicopatologia.

A escala “K”

Esses 30 itens de teste enfocam o autocontrole e os relacionamentos. O objetivo deles é revelar a atitude defensiva de uma pessoa em relação a certas questões e características.

Como a escala "L", os itens na escala "K" são projetados para destacar a necessidade de uma pessoa ser vista positivamente.

A escala CNS

Às vezes chamada de escala "Não posso dizer", essa avaliação de todo o teste mede a frequência com que uma pessoa não responde a um item do teste.

Testes com mais de 30 perguntas sem resposta podem ser invalidados.

As escalas TRIN e VRIN

Essas duas escalas detectam padrões de resposta que indicam que a pessoa que fez o teste escolheu as respostas sem realmente considerar a pergunta.

Em um padrão TRIN (True Response Inconsistency), alguém usa um padrão de resposta fixo, como cinco respostas “verdadeiras” seguidas de cinco respostas “falsas”.

Em um padrão VRIN (inconsistência de resposta variada), uma pessoa responde com "verdadeiras" e "falsas" aleatórias.

A escala Fb

Para detectar uma mudança significativa nas respostas entre a primeira e a segunda metade do teste, os administradores de teste analisam 40 questões na segunda metade do teste que geralmente não são endossadas.

Se você responder “verdadeiro” a essas perguntas 20 vezes mais do que “falso”, o aplicador do teste pode concluir que algo está distorcendo suas respostas.

Pode ser que você tenha ficado cansado, angustiado ou distraído, ou que começou a relatar em excesso por outro motivo.

A escala Fp

Esses 27 itens de teste têm o objetivo de revelar se você está relatando em excesso, intencionalmente ou não, o que pode indicar um transtorno de saúde mental ou sofrimento extremo.

A escala FBS

Esses 43 itens de teste, às vezes chamados de escala de “validade dos sintomas”, são projetados para detectar o relato excessivo intencional de sintomas. Isso às vezes pode acontecer quando as pessoas estão reivindicando danos pessoais ou invalidez.

A escala “S”

A escala Superlative Self-Presentation dá uma olhada em como você responde a 50 perguntas sobre serenidade, contentamento, moralidade, bondade humana e virtudes como paciência. Isso é para ver se você poderia distorcer intencionalmente as respostas para parecerem melhores.

Se você subestimar em 44 das 50 questões, a escala indica que você pode estar sentindo necessidade de ficar na defensiva.

O que o teste envolve?

O MMPI-2 tem um total de 567 itens de teste e levará entre 60 e 90 minutos para terminar. Se você estiver fazendo o MMPI2-RF, deve esperar gastar entre 35 e 50 minutos respondendo a 338 perguntas.

Existem livretos disponíveis, mas você também pode fazer o teste online, sozinho ou em grupo.

O teste é protegido por direitos autorais pela Universidade de Minnesota. É importante que seu teste seja administrado e pontuado de acordo com as diretrizes oficiais.

Para ter certeza de que os resultados do seu teste são interpretados e explicados a você com precisão, é uma boa ideia trabalhar com um psicólogo clínico ou psiquiatra especialmente treinado neste tipo de teste.

O resultado final

O MMPI é um teste bem pesquisado e respeitado, projetado para ajudar os profissionais de saúde mental a diagnosticar transtornos e condições de saúde mental.

É um inventário de autorrelato que avalia onde você cai em 10 escalas relacionadas a diferentes transtornos de saúde mental. O teste também usa escalas de validade para ajudar os administradores de teste a entender como você se sente ao fazer o teste e se respondeu às perguntas de forma precisa e honesta.

Dependendo da versão do teste que você fizer, pode-se esperar gastar entre 35 e 90 minutos respondendo às perguntas.

O MMPI é um teste confiável e amplamente utilizado, mas um bom profissional de saúde mental não fará um diagnóstico baseado apenas nesta ferramenta de avaliação.

Últimas Postagens

Tutorial de avaliação de informações de saúde na Internet

Tutorial de avaliação de informações de saúde na Internet

Comparamo doi ite de exemplo ne te tutorial, e o ite da Phy ician Academy for Better Health é provavelmente uma fonte confiável de informaçõe .Embora o ite po am parecer legít...
Cabergolina

Cabergolina

A cabergolina é u ada para tratar a hiperprolactinemia (nívei elevado de prolactina, uma ub tância natural que ajuda mulhere a amamentar a produzir leite, ma pode cau ar intoma como inf...