9 redutores naturais de colesterol
Contente
- 1. Niacina
- 2. Fibra solúvel
- 3. Suplementos de psyllium
- 4. Fitoesteróis
- 5. Proteína de soja
- 6. Alho
- 7. Arroz com fermento vermelho
- 8. Gengibre
- 9. Linhaça
visão global
Ter níveis elevados de colesterol LDL no sangue aumenta a chance de ataque cardíaco e derrame, portanto, você deve fazer o possível para manter saudáveis os níveis de colesterol.
Se você foi diagnosticado com colesterol alto, seu médico pode prescrever estatinas, um medicamento que é usado para reduzir o colesterol LDL. Seu médico também pode sugerir mudanças em sua dieta e rotina de exercícios. Mudanças na dieta podem incluir a adição de alimentos que são particularmente bons para reduzir o colesterol.
Existem dois tipos de colesterol:
- lipoproteína de baixa densidade (LDL), também chamada de colesterol "ruim"
- lipoproteína de alta densidade (HDL), também chamada de colesterol "bom"
Você deseja ter níveis baixos de LDL e níveis mais altos de HDL. Os níveis de colesterol recomendados são:
- Colesterol total: menos de 200 miligramas por decilitro (mg / dL)
- Colesterol LDL: menos de 100 mg / dL
- Colesterol HDL: 50 mg / dL ou superior
Você pode correr o risco de ter colesterol LDL alto se estiver com sobrepeso ou não fizer exercícios suficientes. Você também pode herdar uma tendência ao colesterol alto.
Seu fígado produz colesterol. Você também pode obtê-lo de certos alimentos que o contêm - mas não tanto quanto de alimentos que contêm gorduras saturadas e trans. Esses tipos de gordura fazem com que o fígado produza colesterol extra.
Mas existem alimentos - e suplementos derivados de alimentos - que também podem reduzir o colesterol.
Converse com seu médico sobre qualquer suplemento que você esteja considerando, especialmente se estiver grávida.
1. Niacina
A niacina é uma vitamina B. Os médicos às vezes o sugerem para pacientes com colesterol alto ou problemas cardíacos. Ela o beneficia ao aumentar o nível de colesterol bom e reduzir os triglicerídeos, outra gordura que pode obstruir as artérias. Você pode consumir niacina em alimentos, especialmente fígado e frango, ou como suplemento.
A ingestão diária recomendada de niacina é de 14 miligramas para mulheres e 16 miligramas para homens.
Não tome suplementos, a menos que seu médico recomende. Isso pode causar efeitos colaterais como coceira e rubor na pele, náuseas e muito mais.
2. Fibra solúvel
Existem dois tipos de fibra: solúvel, que se dissolve em um gel no líquido, e insolúvel. A fibra solúvel reduz a absorção do colesterol na corrente sanguínea.
De acordo com a Mayo Clinic, as quantidades diárias recomendadas de fibra são:
- homens até 50 anos: 38 gramas
- homens com mais de 50: 30 gramas
- mulheres com 50 anos ou menos: 25 gramas
- mulheres com mais de 50: 21 gramas
A boa notícia, se você está lutando contra o colesterol, é que a fibra solúvel provavelmente está em alimentos que você já gosta:
- laranja: 1,8 gramas
- pêra: 1,1 a 1,5 gramas
- pêssego: 1,0 a 1,3 gramas
- aspargos (1/2 xícara): 1,7 gramas
- batata: 1,1 gramas
- pão integral (1 fatia): 0,5 gramas
- aveia (1 1/2 xícaras): 2,8 gramas
- feijão (175 mililitros, aproximadamente 3/4 xícara): 2,6 a 3 gramas
3. Suplementos de psyllium
Psyllium é uma fibra feita de cascas de sementes de Plantago ovata plantar. Você pode tomá-lo em uma pílula ou misturá-lo com bebidas ou alimentos.
Tomar psyllium regularmente reduziu significativamente os níveis de colesterol. Ele também alivia a constipação e pode reduzir o açúcar no sangue para pessoas com diabetes.
4. Fitoesteróis
Os fitoesteróis são ceras derivadas de plantas. Eles evitam que seus intestinos absorvam o colesterol. Eles estão naturalmente presentes em grãos inteiros, nozes, frutas e vegetais.
Os fabricantes de alimentos começaram a adicionar fitoesteróis aos alimentos preparados, como margarina e iogurte. Isso mesmo: você pode comer um alimento que contém colesterol e neutralizar o efeito desse colesterol, pelo menos um pouco, ao mesmo tempo!
5. Proteína de soja
Os grãos de soja e os alimentos feitos com eles podem reduzir um pouco o colesterol LDL.
Tofu, leite de soja e grãos de soja cozidos no vapor são uma boa fonte de proteína magra, o que significa que comê-los em vez de alimentos gordurosos como a carne pode reduzir o colesterol total em sua dieta.
6. Alho
O efeito do alho na redução do colesterol não é claro. Isso poderia ajudar a doenças cardíacas, mas um 2009 de estudos médicos concluiu que não reduz o colesterol especificamente.
Acredita-se que o alho tenha outras formas de saúde, incluindo a redução da pressão arterial. Desfrute-o na sua alimentação ou tome-o como suplemento.
7. Arroz com fermento vermelho
O arroz com fermento vermelho é o arroz branco que foi fermentado com fermento. É comido e usado como medicamento na China.
Foi demonstrado que alguns suplementos de arroz com fermento vermelho reduzem o colesterol, porque contêm monacolina K. Este tem a mesma composição química da lovastatina, um medicamento para baixar o colesterol.
No entanto, você não encontrará monacolina K no arroz com fermento vermelho vendido na América porque o governo decidiu em 1998 que a monacolina K era um medicamento e não poderia ser vendida como suplemento.
Você ainda pode encontrar suplementos de arroz com fermento vermelho, mas eles não contêm monacolina K.
também pode causar danos aos rins, fígado e músculos.
8. Gengibre
Um 2014 mostrou que o gengibre pode reduzir seus níveis de colesterol total e triglicerídeos, enquanto um estudo realizado em 2008 mostrou que pode reduzir seus níveis de colesterol LDL e aumentar seu colesterol HDL.
Você pode tomar o gengibre como suplemento ou pó ou simplesmente adicionado, cru, aos alimentos.
9. Linhaça
O linho é uma flor azul cultivada em climas temperados. Tanto suas sementes quanto o óleo extraído delas são boas fontes de ácidos graxos ômega-3, que trazem vários benefícios à saúde, incluindo o aumento dos níveis de colesterol HDL.
Para obter o maior aumento de saúde da semente de linhaça, use seu óleo ou coma semente de linhaça, não inteira. Nossos corpos não podem quebrar a casca externa brilhante da semente.