Novos tratamentos e medicamentos para a colite ulcerosa
Contente
- Tratamentos atuais
- Aminosalicilatos
- Corticosteróides
- Imunomoduladores
- Bloqueadores de TNF
- Cirurgia
- Novas drogas
- Tofacitinibe (Xeljanz)
- Biossimilares
- Tratamentos sob investigação
- Transplante fecal
- Terapia com células-tronco
- Testes clínicos
- Leve embora
visão global
Quando você tem colite ulcerosa (UC), o objetivo do tratamento é impedir que o sistema imunológico ataque o revestimento do intestino. Isso reduzirá a inflamação que causa os sintomas e o colocará em remissão. Seu médico pode escolher entre vários tipos diferentes de medicamentos para ajudá-lo a atingir esses objetivos.
Nos últimos anos, o número de medicamentos usados para tratar a CU aumentou. Os pesquisadores estão estudando outros tratamentos novos e possivelmente aprimorados em ensaios clínicos.
Tratamentos atuais
Alguns tipos diferentes de medicamentos estão disponíveis para tratar a CU. Seu médico o ajudará a escolher uma dessas terapias com base em:
- a gravidade da sua doença (leve, moderada ou grave)
- quais drogas você já tomou
- quão bem você respondeu a esses medicamentos
- sua saúde geral
Aminosalicilatos
Este grupo de medicamentos contém o ingrediente ácido 5-aminossalicílico (5-ASA). Eles incluem:
- sulfassalazina (azulfidina)
- mesalamina (Canasa)
- olsalazina (dipento)
- balsalazida (Colazal, Giazo)
Quando você toma esses medicamentos por via oral ou por enema, eles ajudam a reduzir a inflamação no intestino. Os aminossalicilatos funcionam melhor para UC leve a moderada e podem ajudar a prevenir crises.
Corticosteróides
Os corticosteróides (drogas esteróides) suprimem o sistema imunológico para reduzir a inflamação. Exemplos incluem:
- prednisona
- prednisolona
- metilprednisolona
- budesonida
Seu médico pode prescrever um desses medicamentos em curto prazo para acalmar uma exacerbação dos sintomas. Não é uma boa ideia permanecer com esteróides por longo prazo, porque eles podem causar problemas como açúcar elevado no sangue, ganho de peso, infecções e perda óssea.
Imunomoduladores
Essas drogas suprimem o sistema imunológico para impedi-lo de causar inflamação. Você pode começar a tomar um desses medicamentos se os aminossalicilatos não ajudarem em seus sintomas. Exemplos de imunomoduladores incluem:
- azatioprina (Azasan)
- 6-mercaptopurina (6MP) (purinetol)
- ciclosporina (Sandimmune, Neoral, outros)
Bloqueadores de TNF
Os bloqueadores de TNF são um tipo de droga biológica. Produtos biológicos são feitos de proteínas geneticamente modificadas ou outras substâncias naturais. Eles agem em partes específicas do sistema imunológico que levam à inflamação.
Os medicamentos anti-TNF bloqueiam uma proteína do sistema imunológico chamada fator de necrose tumoral (TNF), que desencadeia a inflamação. Eles podem ajudar as pessoas com UC moderada a grave, cujos sintomas não melhoraram durante o uso de outras drogas.
Os bloqueadores de TNF incluem:
- adalimumab (Humira)
- golimumab (Simponi)
- infliximab (Remicade)
- vedolizumab (Entyvio)
Cirurgia
Se o tratamento que você tentou não controlou seus sintomas ou parou de funcionar, você pode precisar de cirurgia. Um procedimento chamado proctocolectomia remove todo o cólon e reto para evitar mais inflamação.
Após a cirurgia, você não terá um cólon para armazenar resíduos. O cirurgião criará uma bolsa fora do corpo, chamada ileostomia, ou dentro do corpo a partir de parte do intestino delgado (íleo).
A cirurgia é um grande passo, mas irá aliviar os sintomas da UC.
Novas drogas
Nos últimos anos, surgiram alguns novos tratamentos de UC.
Tofacitinibe (Xeljanz)
O Xeljanz pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como inibidores da Janus quinase (JAK). Essas drogas bloqueiam a enzima JAK, que ativa as células do sistema imunológico para produzir inflamação.
O Xeljanz foi aprovado desde 2012 para o tratamento da artrite reumatóide (AR) e, desde 2017, para o tratamento da artrite psoriática (APs). Em 2018, a FDA também aprovou o tratamento de pessoas com UC moderada a grave que não responderam aos bloqueadores de TNF.
Este medicamento é o primeiro tratamento oral de longo prazo para CU moderada a grave. Outros medicamentos requerem infusão ou injeção. Os efeitos colaterais do Xeljanz incluem colesterol alto, dor de cabeça, diarréia, resfriados, erupções cutâneas e herpes zoster.
Biossimilares
Os biossimilares são uma classe relativamente nova de medicamentos projetados para imitar os efeitos dos biológicos. Como os produtos biológicos, esses medicamentos têm como alvo as proteínas do sistema imunológico que contribuem para a inflamação.
Os biossimilares funcionam da mesma forma que os biológicos, mas podem custar muito menos. Quatro letras são adicionadas ao final do nome para ajudar a distinguir o medicamento biossimilar do biológico original.
O FDA aprovou vários biossimilares para UC nos últimos anos, incluindo:
- infliximab-abda (Renflexis)
- infliximabe-dyyb (Inflectra)
- infliximab-qbtx (Ixifi)
- adalimumab-adbm (Cyltezo)
- adalimumab-atto (Amjevita)
Tratamentos sob investigação
Os pesquisadores estão constantemente em busca de melhores maneiras de controlar a UC. Aqui estão alguns novos tratamentos sob investigação.
Transplante fecal
Um transplante fecal, ou transplante de fezes, é uma técnica experimental que coloca bactérias saudáveis das fezes de um doador no cólon de alguém com UC.A ideia pode parecer pouco atraente, mas as boas bactérias ajudam a curar os danos causados pela UC e a restaurar um equilíbrio saudável de germes no intestino.
Terapia com células-tronco
As células-tronco são células jovens que se transformam em todas as várias células e tecidos do nosso corpo. Eles têm o potencial de curar todos os tipos de danos se os controlarmos e usarmos corretamente. Na UC, as células-tronco podem alterar o sistema imunológico de uma forma que ajuda a reduzir a inflamação e a curar os danos.
Testes clínicos
Os médicos têm uma gama mais ampla de opções de tratamento para UC do que nunca. Mesmo com tantos medicamentos, algumas pessoas têm dificuldade em encontrar um que funcione para elas.
Os pesquisadores estão constantemente estudando novas abordagens de tratamento em ensaios clínicos. Participar de um desses estudos pode dar a você acesso a um medicamento antes que ele seja disponibilizado ao público. Pergunte ao médico que trata a sua UC se um ensaio clínico em sua área pode ser uma boa opção para você.
Leve embora
As perspectivas para as pessoas com UC são muito melhores hoje, graças aos novos medicamentos que podem acalmar a inflamação intestinal. Se você experimentou um medicamento e não o ajudou, saiba que outras opções podem melhorar seus sintomas. Seja persistente e trabalhe junto com seu médico para encontrar uma terapia que funcione para você.