Guia de um ginecologista para uma vagina saudável na praia
Contente
Os dias de praia não são exatamente os favoritos do seu ginecologista. Deixando de lado a exposição ao sol, a parte de baixo do biquíni úmida dá lugar a um dos efeitos colaterais mais indesejados do verão (ugh, infecções de fermento) e um dia de areia e surfe às vezes pode levar a outros problemas incômodos abaixo da cintura.
Felizmente, você não precisa deixar de ir aos seus locais de areia favoritos. Você só precisa ser mais esperto ao planejar suas viagens à beira-mar. Pedimos a dois ginecologistas como aproveitar a praia e mantenha suas partes femininas saudáveis e felizes (e sim, é possível). Considere este o seu roteiro de praia de verão, ordens do médico!
Embale outra parte inferior do biquíni. Parece um aborrecimento, mas jogar outro par de calças na sua bolsa de praia pode ser a diferença entre acabar com uma infecção de fermento desagradável ou não. "As infecções por fungos são muito comuns no verão - é quente e suamos por toda parte (especialmente nas áreas de 'mulheres'). Ficar sentado em um maiô molhado é o principal culpado", diz Mary Jane Minkin, médica, clínica professor de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas na Universidade de Yale. No mínimo, certifique-se de vestir um short limpo e seco após a viagem à praia.
Peça um script ao seu doc. Particularmente sujeito a infecções por fungos? Felizmente, você pode se preparar. Embora o Monistat esteja geralmente disponível em todos os lugares nos EUA (e OTC), se você é um fã do medicamento de prescrição (oral) Diflucan (fluconazol), obtenha uma ou duas pílulas extras com seu ginecologista antes de sair de férias na praia, sugere Dr. Minkin. Assim, se sentir que os sintomas estão surgindo, você está preparado. (Relacionado: Os 5 maiores mitos de infecção de fermento - rebentados)
Estourar um probiótico. Probióticos diários para a saúde genital feminina, como RepHresh Pro-B, ajudam a manter as bactérias vaginais e leveduras sob controle, o que pode ajudar a evitar infecções, diz Leah Millheiser, MD, professora assistente clínica e diretora do Programa de Medicina Sexual Feminina no Stanford University Medical Center. Adicionar uma pílula à sua rotina diária pode ajudar a fortalecer as bactérias "boas" do seu corpo.
Faça xixi mais do que costuma fazer. Férias na praia podem significar menos roupas e mais sexo. Mas também podem significar longos dias na areia sem um banheiro à vista. Não é uma boa receita para sua saúde vaginal. "Certifique-se de urinar com frequência enquanto aproveita o tempo na praia", observa o Dr. Millheiser. "Muitas mulheres retêm a urina quando estão na praia, pois têm acesso limitado a um banheiro. Prender a urina por períodos prolongados em um ambiente de muito sexo pode levar ao acúmulo de bactérias na bexiga, que pode causar uma infecção do trato urinário. "
Bebe muita água. Diz o Dr. Minkin: "Se você ficar desidratado, pode estar aumentando suas chances de uma infecção do trato urinário (ITU)." Isso porque manter a hidratação adequada ajuda seu corpo a eliminar as bactérias nocivas, incluindo as que podem causar infecções do trato urinário. E embora odiamos ser portadores de más notícias, as vezes manter-se hidratado não somente significa adicionar água - também significa pular as bebidas alcoólicas da praia.
Ensaboar-se. A menos que você esteja vestindo um maiô com fator UPF, sua pele ainda está tecnicamente exposta, então considere um protetor solar voltado para a pele sensível lá embaixo, diz o Dr. Millheiser. (Tomando banho de sol nu? com certeza precisa de protetor solar.) Afinal, a exposição ao sol voltará a incomodá-lo quando você for mais velho. A Dra. Minkin observa que muitas de suas pacientes que estão passando pela menopausa lamentam seus anos ao sol porque elas deixam a pele seca e difícil de hidratar.
Lave bem. Brincar nas ondas e fazer body surf é divertido. Indo para casa para encontrar areia presa lá por causa disso? Não muito. Para algumas mulheres, a areia pode ser super irritante, observa o Dr. Millheiser. “Certifique-se de enxaguar bem a vulva com água no final do dia”, diz ela. Só não lave com uma toalha de rosto - a areia é abrasiva o suficiente. (Para sua informação, aqui está seu guia completo de como você deve e não deve limpar lá.)