Revisão da dieta Omni: isso funciona para perda de peso?
Contente
- Pontuação da dieta Healthline: 2,83 de 5
- O que é a Dieta Omni?
- Como seguir a Dieta Omni
- Fase 1
- Fase 2
- Fase 3
- Alimentos a incluir e evitar
- Alimentos para comer
- Alimentos para limitar
- Alimentos a evitar
- Isso pode ajudá-lo a perder peso?
- Benefícios potenciais
- Alimentos inteiros não processados
- Sem contagem de calorias
- Foco nas mudanças de estilo de vida
- Possíveis desvantagens
- Altamente restritivo
- Mensagens centradas na dieta
- Caro e inacessível
- O resultado final
Pontuação da dieta Healthline: 2,83 de 5
Em 2013, a Dieta Omni foi introduzida como uma alternativa à dieta ocidental processada que muitas pessoas culpam pelo aumento das doenças crônicas.
Ele promete restaurar os níveis de energia, reverter os sintomas de doenças crônicas e até mesmo ajudá-lo a perder 5,4 kg em apenas 2 semanas.
Apesar das críticas de especialistas por ser uma dieta restritiva, muitas pessoas relataram resultados positivos e você pode estar se perguntando se essa dieta funcionará para você.
No entanto, é importante não confundir a Dieta Omni com a Dieta Omnitrição, já que esses são dois programas separados com protocolos muito diferentes.
Este artigo analisa os benefícios e as desvantagens da Dieta Omni e se a ciência apóia suas afirmações.
scorecard de revisão de dieta- Pontuação geral: 2.68
- Perda de peso: 3.0
- Alimentação saudável: 3.75
- Sustentabilidade: 1.5
- Saúde de corpo inteiro: 2.0
- Qualidade nutricional: 3.75
- Baseado em evidências: 2.0
CONCLUSÃO: A Dieta Omni promove a ingestão de alimentos integrais não processados, exercícios regulares e outros comportamentos saudáveis. Ainda assim, seu alto custo e grande lista de restrições dificultam o acompanhamento a longo prazo.
O que é a Dieta Omni?
A Dieta Omni foi estabelecida pela enfermeira registrada Tana Amen após uma longa luta contra problemas crônicos de saúde e contra o câncer de tireoide aos 23 anos.
Quando Amen chegou aos trinta anos, ela tinha uma série de problemas de saúde, incluindo desequilíbrios hormonais, resistência à insulina, colesterol alto e fadiga crônica. Depois de tomar remédios intermináveis, ela decidiu assumir o controle de sua saúde e desenvolveu a Dieta Omni.
Embora acreditar que um estilo de vida vegetariano fosse a opção mais saudável, ela logo percebeu que seus níveis de insulina e colesterol não estavam melhorando e muitos dos alimentos vegetarianos que ela comia eram altamente processados com uma longa lista de ingredientes não naturais.
Em seguida, ela mudou para o outro lado dos extremos, adotando uma dieta de proteína animal sem açúcar e sem grãos. Embora seus níveis de energia tenham melhorado, ela sentiu que faltavam nutrientes essenciais às plantas.
Por fim, ela mudou seu foco para uma abordagem equilibrada que permitia alimentos vegetais e animais com moderação - também comumente chamada de dieta flexitarista.
A Dieta Omni se concentra em comer 70% de alimentos vegetais e 30% de proteínas. Embora a proteína seja um macronutriente proveniente de fontes vegetais e animais, a dieta se refere às proteínas principalmente como carnes magras.
Embora a dieta aceite tanto produtos vegetais quanto animais, ela tem muitas restrições. Por exemplo, laticínios, glúten, açúcar, soja, milho, batata e adoçantes artificiais não são permitidos.
Ao seguir a Dieta Omni, Amen afirma que ela transformou milhares de vidas diminuindo a inflamação, reduzindo ou eliminando os sintomas de doenças crônicas, otimizando a função cerebral e melhorando a plenitude sem se sentir privada.
ResumoA Dieta Omni compreende 70% de alimentos vegetais e 30% de proteínas - principalmente de carnes magras. A dieta promete diminuir a inflamação, aumentar a função cerebral e reduzir ou eliminar os sintomas de doenças crônicas.
Como seguir a Dieta Omni
A Dieta Omni é um programa de 6 semanas que consiste em três fases. As fases 1 e 2 são altamente restritivas, enquanto a fase 3 permite a reintrodução gradual dos alimentos.
Fase 1
A primeira fase da Dieta Omni concentra-se na transição da Dieta Americana Padrão (SAD), que consiste principalmente de alimentos processados com alto teor de gordura e açúcar.
As principais regras da dieta incluem:
- Coma apenas alimentos permitidos na dieta.
- Nenhum alimento da lista de proibidos deve ser consumido.
- Limite-se a uma porção de 1/2 xícara (cerca de 90 gramas) de frutas por dia.
- Evite sobremesas e outros itens restritos.
- Beba um smoothie substituto de refeição - de preferência o smoothie verde Omni Diet.
- Coma proteína a cada 3-4 horas.
- Beba água com outras bebidas.
- Visite uma sauna duas vezes por semana para desintoxicar seu sistema.
Ao longo das primeiras 2 semanas, você comerá de uma lista de alimentos permitidos e evitará comer alimentos da lista proibida. Sua dieta deve consistir em 30% de proteína (principalmente carnes magras), enquanto os 70% restantes devem vir de plantas.
Os smoothies devem ter uma proporção de 4 para 1 de vegetais para frutas ou, de preferência, nenhuma fruta. Eles também devem incluir uma gordura saudável e pelo menos 20-30 gramas de proteína. As receitas são fornecidas no livro “The Omni Diet”.
Você deve beber 50% do seu peso corporal em onças de água diariamente (mas não mais do que 100 onças por dia). Por exemplo, uma pessoa de 150 libras (68 kg) deve consumir 75 onças (2,2 litros) de água por dia.
Finalmente, Amen incentiva os seguidores da dieta a tomar suplementos diários, como vitamina D, magnésio, probióticos e ômega-3. Ela também promove uma linha de suplementos desenvolvida por seu marido, o Dr. Daniel Amen.
Fase 2
Durante a segunda fase de 2 semanas, Fase 2, você é encorajado a continuar com as regras da Fase 1, mas pode comer sobremesas não processadas que não contenham qualquer adição de açúcar ou farinha branca. O livro fornece uma lista de exemplos, como chocolate amargo.
Além disso, espera-se que você se exercite diariamente. O livro recomenda começar com 30 minutos de caminhada por dia e aumentar gradualmente para um treino de corpo inteiro de 30 minutos, que é fornecido no livro.
Fase 3
Esta fase de 2 semanas permite mais flexibilidade em termos de escolhas alimentares e é a última fase do programa. Contanto que você esteja seguindo a dieta 90% do tempo, 10% dos alimentos da lista de não permitidos são permitidos, mas desencorajados.
Se você deve se permitir, Amen recomenda seguir a “regra das três mordidas”, que envolve dar três mordidas em um alimento proibido, apreciá-lo e jogar o resto fora.
O álcool pode ser reintroduzido, mas desencorajado. Você pode beber até dois copos de 5 onças (150 mL) de vinho por semana, mas deve evitar quaisquer bebidas alcoólicas que contenham açúcar ou glúten, como cerveja ou coquetéis mistos.
Você tem permissão para desfrutar de alimentos durante os momentos de celebração, como um casamento, aniversário ou aniversário. No entanto, espera-se que você planeje com antecedência e selecione apenas um alimento proibido de que possa desfrutar. Ainda assim, afirma que você não deve se sentir culpado por suas escolhas.
Esta fase deve ser seguida por pelo menos 2 semanas, mas de preferência indefinidamente.
ResumoA Dieta Omni envolve três fases de 2 semanas, que devem ser seguidas para ver os resultados. As duas primeiras fases são as mais rígidas, enquanto a fase final permite um pouco mais de flexibilidade. A terceira fase pode ser seguida indefinidamente.
Alimentos a incluir e evitar
A Dieta Omni fornece uma lista detalhada de alimentos a serem incluídos e evitados.
Alimentos para comer
- Vegetais sem amido: rúcula, alcachofra, aspargo, abacate, beterraba, pimentão, bok choy, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, cenoura, couve-flor, aipo, acelga, chicória, couve, pepino, berinjela, erva-doce, alho, jicama, couve e alface , cogumelos, cebola, rabanete, espinafre, couve, abóbora (todos os tipos), tomate, abobrinha e outros
- Carnes, aves e peixes: variedades magras, orgânicas, alimentadas com pasto, sem hormônios e sem antibióticos (por exemplo, frango e peru sem pele; carne magra, bisão, cordeiro e porco; e peixes selvagens e mariscos como amêijoas, halibute, arenque, cavala, mexilhões, salmão, vieiras, camarão, tilápia, truta e atum)
- Proteína em pó: ervilha sem açúcar ou proteína de arroz em pó (aqueles adoçados com estévia são permitidos)
- Ovos: ovos sem gaiola ômega-3 (gemas e claras permitidas)
- Gorduras e óleos: óleos vegetais como amêndoa, coco, semente de uva, noz macadâmia e azeite de oliva (devem ser orgânicos, prensados a frio e não refinados)
- Nozes e sementes cruas sem sal: todos os tipos são permitidos, incluindo suas manteigas
- Farinhas: farinhas sem grãos feitas de nozes e sementes (por exemplo, farinha de amêndoa)
- Ervas e especiarias: todos os tipos são permitidos, podem ser frescos ou secos
- Adoçantes: apenas extrato de estévia é permitido em pequenas quantidades
- Bebidas: água, chá verde e leites vegetais sem açúcar, como leite de amêndoa, coco, cânhamo e arroz
- Alimentos “Omni NutriPower”: cacau em pó e nibs (deve ser 100% puro, "processado holandês" e não torrado), coco e seus produtos (água, leite, carne, manteiga, óleo), goji berries e pó, macadâmia e seus produtos (óleo, manteiga ), romã (forma inteira e em pó) e grama de trigo
Alimentos para limitar
- Fruta: escolha frutas frescas ou congeladas com mais frequência (framboesas, mirtilos, amoras e morangos), outras frutas são permitidas ocasionalmente (por exemplo, maçãs, damascos, bananas, melão, cerejas, fruta do dragão, uvas, toranja, kiwi, limão, lichia, lima, mangas, melões, laranjas, pêssegos, peras, abacaxi, romãs e melancia)
- Grãos sem glúten: arroz integral, pão de Ezequiel germinado, pseudocereais (amaranto, trigo sarraceno e quinua), aveia cortada em aço e tortilhas
- Proteína vegetal: todos os feijões e lentilhas devem ser secos, embebidos durante a noite e cozidos antes de comer (não permitido nas duas primeiras fases)
- Óleos de cozinha: canola, milho, ghee, cártamo e óleos vegetais (tente limitar o máximo possível)
- Adoçantes: limitar os álcoois de açúcar (xilitol é a melhor opção), o mel deve ser cru e não pasteurizado (use em pequenas quantidades)
- Café: uma porção de 5–6 onças (150–175-mL) de café por dia antes das 12h00 é permitido
Alimentos a evitar
- Legumes: batatas brancas
- Carboidratos: todos os carboidratos simples (por exemplo, cereais matinais, aveia instantânea, a maioria dos pães e farinha branca, açúcar, macarrão e arroz) e grãos (por exemplo, cevada, milho, centeio e trigo)
- Proteína animal: carne de porco, presunto, carne bovina e de frango criada comercialmente, peixes criados em fazendas e todas as carnes processadas (por exemplo, bacon, carnes de almoço, pepperoni e salsicha)
- Proteína vegetal: alimentos à base de soja (leite, barras de proteína, proteína em pó, óleos e subprodutos, etc.)
- Laticínios: todos os produtos lácteos devem ser evitados (manteiga, queijo, creme, sorvete, leite e iogurte) - no entanto, ghee é permitido
- Produtos à base de milho: xarope de milho rico em frutose, óleo de milho, pipoca, amido de milho e chips de milho
- Comida processada: produtos assados (por exemplo, croissants, donuts e muffins), bolos e cupcakes, doces, batatas fritas (batata, vegetariana e nacho), biscoitos, fast food, jantares congelados, barras nutricionais e alimentos e doces sem açúcar
- Adoçantes: todo açúcar processado (açúcar mascavo e branco, agave e xarope de bordo processado), adoçantes artificiais (por exemplo, aspartame, sacarina e sucralose), compotas, geleias e marmeladas
- Bebidas: todos os tipos de suco (até mesmo suco 100%), bebidas energéticas, limonada, ponche de frutas e refrigerantes normais e dietéticos
- Condimentos: qualquer um que contenha ingredientes restritos (por exemplo, molho barbecue, ketchup e molho de soja)
- Alimentos geneticamente modificados (OGM): todos os alimentos OGM devem ser evitados
A Dieta Omni incentiva a ingestão de alimentos inteiros e não processados, evitando laticínios, glúten, grãos, feijão, lentilha, batata, milho, açúcar e uma longa lista de outros alimentos proibidos.
Isso pode ajudá-lo a perder peso?
Uma das maiores alegações da Dieta Omni é que ela pode ajudá-lo a perder 5,4 kg em 2 semanas.
A Dieta Omni concentra-se em alimentos integrais minimamente processados e enfatiza as proteínas. Comer mais vegetais ricos em fibras, gorduras saudáveis e proteínas tem demonstrado encorajar a perda de peso, promovendo a sensação de saciedade com menos calorias (,).
Uma vez que a dieta tem uma grande lista de restrições que inclui muitos alimentos ultraprocessados que são ricos em gorduras e açúcares, você estará comendo menos calorias do que antes de começar. Além disso, adicionar mais exercícios à sua rotina promove ainda mais um déficit calórico.
No entanto, apesar da ênfase em evitar laticínios, glúten e grãos, pesquisas limitadas demonstram que fazer isso é necessário para a perda de peso.
Na verdade, a maioria das pesquisas sugere que os programas de perda de peso mais bem-sucedidos se concentram em comer menos alimentos processados e em maiores quantidades de vegetais, frutas e grãos inteiros, em vez de eliminar certos grupos de alimentos ou macronutrientes (,,).
Apesar das mudanças positivas em sua dieta, a rápida perda de peso que a maioria das pessoas na Dieta Omni experimenta não se deve apenas à perda de gordura da barriga, mas sim a uma combinação de perda de água, gordura e massa muscular (,).
Quando uma pessoa ingere menos calorias, ela começa a usar a energia armazenada conhecida como glicogênio, que retém grandes quantidades de água - 1 grama de glicogênio retém 3 gramas de água. Conforme o corpo queima o glicogênio, ele libera água, levando a uma rápida diminuição do peso (,).
Além disso, também pode ocorrer uma pequena perda muscular. Considerando que o músculo também retém água, isso pode levar a uma perda adicional de água (,).
Após esta grande e rápida queda de peso, a maioria das pessoas experimenta uma perda de peso menor e mais estável de cerca de 1–2 libras (0,45–0,9 kg) por semana, que se deve ao ajuste do corpo à mudança na ingestão de calorias e ao número de calorias queimadas (, ).
No entanto, a maioria dos especialistas médicos concorda que perder peso muito rapidamente pode ser arriscado e, em última análise, levar à recuperação do peso. Portanto, é melhor se concentrar na perda de peso lenta e gradual.
No entanto, aumentar seus exercícios diários, comer menos alimentos processados e optar por opções de alimentos mais saudáveis são mudanças positivas que podem levar a uma perda significativa de peso com o tempo.
ResumoAo comer mais alimentos integrais não processados e se exercitar regularmente, você provavelmente perderá peso com a dieta, especialmente se a seguir por muito tempo. No entanto, a rápida perda de peso que é prometida é provavelmente devido à perda de peso da água, em vez de gordura.
Benefícios potenciais
Embora muitas pessoas iniciem a Dieta Omni para perda de peso, existem outros benefícios potenciais nela.
Alimentos inteiros não processados
A Dieta Omni concentra-se amplamente no consumo de uma dieta repleta de alimentos integrais não processados.
A maioria dos especialistas em saúde concorda que limitar a ingestão de alimentos ultraprocessados é benéfico para a saúde, pois esses alimentos tendem a ser ricos em gorduras não saudáveis, açúcares e calorias vazias (,).
Comer uma dieta cheia de vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis está relacionado a melhores resultados de saúde, como menor risco de obesidade, doenças cardíacas, diabetes, inflamação e certos tipos de câncer (,,,).
Na verdade, um grande estudo que acompanhou 105.159 participantes por uma média de 5,2 anos descobriu que para cada 10% de aumento nas calorias de alimentos ultraprocessados, eles tinham um risco aumentado de 12% e 13% de doenças cardiovasculares e coronárias, respectivamente ().
Portanto, qualquer dieta que promova o consumo de mais alimentos integrais não processados provavelmente beneficiará sua saúde.
Sem contagem de calorias
Contanto que você siga o guia de dieta 70/30, não se espera que conte calorias na Dieta Omni, que se concentra na qualidade dos nutrientes de cada refeição, ao invés de sua contagem de calorias.
Como a maioria dos alimentos da dieta é rica em fibras e proteínas, eles podem ajudá-lo a controlar a fome e a ingestão de alimentos, pois demoram mais para digerir. A dieta também promove uma abordagem intuitiva para comer, permitindo-se comer quando seu corpo sinaliza que está com fome ().
No entanto, a alimentação intuitiva tem mais sucesso quando não há restrições alimentares. Considerando que essa dieta tem uma grande lista de alimentos fora dos limites, pode aumentar a ansiedade em torno das escolhas alimentares e, em última análise, ignora a premissa de ouvir o que o corpo deseja (,,).
Foco nas mudanças de estilo de vida
Ao contrário da maioria das dietas, a Dieta Omni incentiva uma abordagem holística da saúde.
Além de mudar sua dieta, Amen fornece dicas de culinária saudável e ensina os leitores como fazer escolhas alimentares saudáveis, ler os rótulos e exercer o controle das porções.
Ela também incentiva exercícios regulares, prática de gratidão e técnicas de gerenciamento de estresse, como meditação.
ResumoA Dieta Omni incentiva a ingestão de mais alimentos integrais e não processados, que estão ligados a uma melhor saúde e controle de peso. A dieta também incentiva a ouvir os sinais naturais da fome do seu corpo e adota uma abordagem holística da saúde.
Possíveis desvantagens
Apesar das histórias de sucesso relatadas, a Dieta Omni tem muitas desvantagens.
Altamente restritivo
Embora Amen prometa diminuir a sensação de fome e privação, a dieta tem uma longa lista de restrições.
Para seguir a dieta corretamente, você deve eliminar ou reduzir bastante a ingestão de laticínios, glúten, grãos, açúcar, vegetais ricos em amido, feijão, lentilhas e todos os alimentos pré-preparados e sobremesas.
Para a maioria das pessoas, isso deixa pouco espaço para flexibilidade e ignora outros aspectos importantes da alimentação, como cultura, tradição e celebração. Por exemplo, feijão e lentilha constituem uma grande parte da dieta de certos grupos culturais, mas eles são altamente desencorajados.
As dietas de maior sucesso são aquelas que são acessíveis, culturalmente aceitáveis e agradáveis - e podem ser seguidas a longo prazo (,).
Mensagens centradas na dieta
Embora o livro afirme ter uma abordagem equilibrada, ele incentiva uma série de comportamentos e mensagens preocupantes.
Por exemplo, a “regra das três mordidas” limita uma pessoa a apenas três mordidas em uma sobremesa ou comida proibida. Embora a ideia seja aproveitar o sabor sem as calorias e o açúcar, esse tipo de comportamento não envolve o equilíbrio.
Além disso, o livro usa regularmente termos como “toxina” e “veneno” para retratar os alimentos como prejudiciais e ruins, o que perpetua ainda mais a mentalidade de “bom versus mau” da dieta. Em última análise, isso pode promover sentimentos de culpa e um relacionamento ruim com a comida.
Na verdade, aqueles que descrevem a comida usando termos moralistas, como “bom” e “ruim”, demonstraram ter uma alimentação menos saudável e comportamentos de enfrentamento, como comer sob estresse, do que aqueles que não usam esses termos ().
Devido à natureza excessivamente restritiva da dieta e seu foco em alimentos difamatórios, pode levar a uma relação negativa com os alimentos, especialmente em pessoas com histórico de alimentação desordenada ().
Caro e inacessível
Amen recomenda uma longa lista de alimentos e suplementos orgânicos que geralmente são mais caros e inacessíveis para muitos.
Além disso, ela desencoraja alimentos baratos, como feijão, lentilha, batata, milho e laticínios, que são econômicos e nutritivos (,).
Esta dieta também requer o uso regular de uma sauna como desintoxicação - apesar da falta de evidências de que isso irá desintoxicar seu corpo. Muitas pessoas não têm acesso regular à sauna ou não podem pagar por ela, tornando esse estilo de vida ainda mais difícil de alcançar ().
ResumoA Dieta Omni é muito restritiva, cara e inacessível para muitos grupos de pessoas. Apesar de suas alegações de encorajar um estilo de vida equilibrado, ele promove comportamentos alimentares desordenados e tem uma abordagem centrada na dieta.
O resultado final
A Dieta Omni se tornou popular por ser uma abordagem equilibrada para comer.
Ele adota um estilo de vida holístico que consiste em comer alimentos integrais, fazer exercícios regularmente, controlar o estresse e outros comportamentos saudáveis. Juntos, eles podem ajudá-lo a perder peso, especialmente se você normalmente não segue esse tipo de estilo de vida.
No entanto, a dieta tem muitas restrições que não são apoiadas pela ciência e, em última análise, tornam a dieta extremamente difícil de seguir a longo prazo.
Embora a dieta tenha algumas qualidades redentoras, existem outras dietas saudáveis e mais sustentáveis disponíveis.