Tratamento para abuso e dependência de opióides
Contente
- Resumo
- O que são opioides?
- O que são abuso e abuso de opiáceos?
- Quais são os tratamentos para o uso indevido de opiáceos e dependência?
- Quais medicamentos tratam o uso indevido e o vício de opiáceos?
- Como o aconselhamento trata o uso indevido e o vício de opiáceos?
- O que são tratamentos residenciais e hospitalares para o uso indevido e dependência de opiáceos?
Resumo
O que são opioides?
Os opióides, às vezes chamados de narcóticos, são um tipo de droga. Eles incluem analgésicos de alta prescrição, como oxicodona, hidrocodona, fentanil e tramadol. A droga ilegal heroína também é um opioide.
Um profissional de saúde pode prescrever um opioide para reduzir a dor após uma lesão grave ou cirurgia. Você pode pegá-los se sentir dor intensa devido a problemas de saúde como o câncer. Alguns profissionais de saúde os prescrevem para dores crônicas.
Os opioides prescritos usados para o alívio da dor geralmente são seguros quando tomados por um curto período de tempo e conforme prescrito pelo seu médico. No entanto, o uso indevido de opiáceos e o vício ainda são riscos potenciais.
O que são abuso e abuso de opiáceos?
O uso indevido de opioides significa que você não está tomando os medicamentos de acordo com as instruções do seu provedor, você os está usando para ficar chapado ou está tomando opioides de outra pessoa. O vício é uma doença crônica do cérebro. Faz com que você busque compulsivamente as drogas, embora elas causem danos a você.
Quais são os tratamentos para o uso indevido de opiáceos e dependência?
Os tratamentos para o uso indevido de opiáceos e dependência incluem
- Medicação
- Aconselhamento e terapias comportamentais
- Terapia assistida por medicação (MAT), que inclui medicamentos, aconselhamento e terapias comportamentais. Isso oferece uma abordagem de tratamento de "todo o paciente", o que pode aumentar suas chances de uma recuperação bem-sucedida.
- Tratamento residencial e hospitalar
Quais medicamentos tratam o uso indevido e o vício de opiáceos?
Os medicamentos usados para tratar o abuso e a dependência de opióides são metadona, buprenorfina e naltrexona.
Metadona e buprenorfina pode diminuir os sintomas de abstinência e desejos. Eles agem agindo nos mesmos alvos cerebrais que os outros opioides, mas não fazem você se sentir alto. Algumas pessoas temem que, se tomarem metadona ou buprenorfina, isso signifique que estão substituindo um vício por outro. Mas não é; esses medicamentos são um tratamento. Eles restauram o equilíbrio das partes do cérebro afetadas pelo vício. Isso permite que seu cérebro se cure enquanto você trabalha para se recuperar.
Também existe uma combinação de medicamentos que inclui buprenorfina e naloxona. A naloxona é um medicamento para tratar uma overdose de opióides. Se você tomá-lo junto com a buprenorfina, será menos provável que faça uso indevido da buprenorfina.
Você pode tomar esses medicamentos com segurança por meses, anos ou até mesmo toda a vida. Se você quiser parar de tomá-los, não faça isso sozinho.Você deve entrar em contato com seu médico primeiro e elaborar um plano para parar.
Naltrexona funciona de forma diferente da metadona e da buprenorfina. Não o ajuda com os sintomas de abstinência ou ânsias. Em vez disso, ele tira a sensação que você normalmente teria ao tomar opioides. Por causa disso, você tomaria naltrexona para prevenir uma recaída, não para tentar se livrar dos opioides. Você deve parar de tomar opioides por pelo menos 7 a 10 dias antes de poder tomar naltrexona. Caso contrário, você pode ter sintomas de abstinência graves.
Como o aconselhamento trata o uso indevido e o vício de opiáceos?
O aconselhamento para o uso indevido de opiáceos e dependência pode ajudá-lo
- Mude suas atitudes e comportamentos relacionados ao uso de drogas
- Desenvolva habilidades para uma vida saudável
- Fique com outras formas de tratamento, como medicamentos
Existem diferentes tipos de aconselhamento para tratar o uso indevido e o vício de opiáceos, incluindo
- Aconselhamento individual, que pode incluir o estabelecimento de metas, falar sobre contratempos e comemorar o progresso. Você também pode falar sobre questões legais e problemas familiares. O aconselhamento muitas vezes inclui terapias comportamentais específicas, como
- Terapia cognitiva comportamental (CBT) ajuda a reconhecer e interromper padrões negativos de pensamento e comportamento. Ele ensina habilidades de enfrentamento, incluindo como gerenciar o estresse e mudar os pensamentos que fazem com que você queira fazer uso indevido de opioides.
- Terapia de aprimoramento motivacional ajuda a criar motivação para seguir seu plano de tratamento
- Gerência de contingência concentra-se em dar a você incentivos para comportamentos positivos, como ficar longe dos opioides
- Aconselhamento em grupo, o que pode ajudá-lo a sentir que não está sozinho com seus problemas. Você terá a chance de ouvir sobre as dificuldades e sucessos de outras pessoas que enfrentam os mesmos desafios. Isso pode ajudá-lo a aprender novas estratégias para lidar com as situações que você pode encontrar.
- Aconselhamento familiar / inclui parceiros ou cônjuges e outros membros da família próximos a você. Pode ajudar a reparar e melhorar seus relacionamentos familiares.
Os conselheiros também podem encaminhá-lo para outros recursos de que possa precisar, como
- Grupos de apoio de pares, incluindo programas de 12 etapas como Narcóticos Anônimos
- Grupos espirituais e religiosos
- Teste de HIV e triagem de hepatite
- Gestão de casos ou cuidados
- Emprego ou suporte educacional
- Organizações que ajudam você a encontrar moradia ou transporte
O que são tratamentos residenciais e hospitalares para o uso indevido e dependência de opiáceos?
Os programas residenciais combinam serviços de habitação e tratamento. Vocês estão morando com seus colegas e podem apoiar-se mutuamente para permanecerem em recuperação. Os programas de internação hospitalar combinam serviços de saúde e tratamento de dependência para pessoas com problemas médicos. Os hospitais também podem oferecer tratamento ambulatorial intensivo. Todos esses tipos de tratamentos são muito estruturados e geralmente incluem vários tipos diferentes de aconselhamento e terapias comportamentais. Eles também costumam incluir medicamentos.
- Renovação e recuperação após dependência de opióides