Quanta dor terei depois de um canal radicular e quando devo procurar ajuda?
Contente
- Visão geral
- Período de recuperação inicial
- Quando procurar ajuda
- Manejo da dor
- Outlook
- Dicas para saúde bucal
Visão geral
Um canal radicular é um procedimento importante; portanto, a dor após um canal radicular é normal. Um canal radicular envolve uma limpeza profunda dentro dos canais (a câmara interna da raiz) do dente, que por sua vez pode irritar os nervos e gengivas circundantes.
A dor não deve durar para sempre. De fato, um canal radicular tem o objetivo de ajudá-lo a evitar dores relacionadas a um dente em decomposição ou fraturado. É normal sentir dor leve a moderada por alguns dias após um canal radicular. Qualquer dor além deste ponto pode exigir uma limpeza adicional dos canais ou outros procedimentos do seu dentista.
Período de recuperação inicial
No passado, os canais radiculares eram extremamente dolorosos. Essa é uma das razões pelas quais as pessoas às vezes evitam esses procedimentos. Os dentistas agora têm medidas para aliviar a dor que podem ser usadas para reduzir a quantidade de dor que você experimenta durante o procedimento.
Antes do início do processo, seu dentista aplicará um anestésico local que minimiza a dor. Você ainda pode sentir pressão durante a limpeza, mas não deve sentir dores durante o procedimento real.
À medida que o anestésico local desaparece após o canal radicular, você pode sentir dor e sensibilidade leves. Isso está relacionado ao processo de limpeza. Durante o processo de limpeza, o dentista faz uma pequena abertura na coroa do dente e limpa a polpa doente dentro da câmara pulpar do dente. Embora desconfortável, qualquer dor e sensibilidade após um canal radicular devem durar apenas alguns dias.
Como a dor após um canal radicular é geralmente leve, é provável que você precise apenas de analgésicos vendidos sem receita para alívio. Estes incluem acetaminofeno (Tylenol) e ibuprofeno (Advil, Motrin IB). Você deve consultar seu médico antes de tomar esses medicamentos para garantir que eles não interajam com os suplementos ou prescrições que você já toma.
Você também deve evitar mastigar alimentos duros imediatamente após o canal radicular, pois isso pode induzir mais dor.
Quando procurar ajuda
A dor no canal radicular deve diminuir com o tempo. Se você ainda sentir dor ou inchaço, consulte o seu dentista. A maioria das pessoas precisa de uma a duas sessões para que um canal radicular seja bem-sucedido. Em casos graves, você pode precisar de mais sessões de limpeza. A dor recorrente pode ser um indicador disso.
Seus sintomas devem diminuir se você estiver tomando medicamentos analgésicos vendidos sem receita. Caso contrário, seu médico pode recomendar ibuprofeno com prescrição médica ou analgésicos narcóticos. Estes são tomados apenas temporariamente.
Uma vez que seu dente esteja completamente tratado, seu dentista poderá colocar uma coroa em cima dele. Estes podem ser feitos de metal, porcelana ou ouro. A idéia aqui é evitar danos futuros a um dente já delicado. Às vezes, a dor é um efeito colateral temporário à medida que você se acostuma a uma coroa recém-colocada.
Manejo da dor
Dor além do canal radicular deve ser tratada com seu dentista. Além de tomar medicamentos temporariamente, há outras coisas que você pode fazer para controlar a dor de um canal radicular. Cuidar dos dentes é uma obrigação, e você deve evitar alimentos duros e crocantes até que a dor melhore. Parar de fumar também pode ajudar.
Você pode até considerar atividades de alívio do estresse como um método de tratamento da dor. Meditação, ioga e tai chi são práticas que também podem tirar o foco da dor.
Outlook
Um canal radicular bem-sucedido pode causar dor leve por alguns dias. Isso é temporário e deve desaparecer por si só, desde que você pratique uma boa higiene bucal. Você deve consultar seu dentista para acompanhamento se a dor durar mais de três dias.
Uma alternativa ao canal radicular é uma extração dentária, na qual o dentista pode substituir um dente danificado por uma ponte, prótese parcial ou implante. Este pode ser um tratamento caro e geralmente requer várias visitas ao seu médico.
Se você é candidato a um canal radicular, provavelmente sentirá menos dor ao longo do tempo. De acordo com a Associação Americana de Endodontistas, você tem seis vezes mais chances de sentir dor do que alguém que escolhe não ter um canal radicular.
Dicas para saúde bucal
Boas práticas de saúde bucal podem ajudar a aliviar a dor de um canal radicular recente. Isso também pode ajudar sua nova coroa a durar muitos anos, enquanto protege todos os outros dentes. Considere as seguintes dicas:
- Não coma alimentos muito duros, principalmente logo após o tratamento do canal radicular.
- Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia. Certifique-se de mover a escova de dentes em movimentos circulares suaves para limpar os dentes sem agravá-los. Você deseja tomar um cuidado especial ao redor do dente com o recente canal radicular.
- Fio dental uma vez por dia para ajudar a prevenir futuras infecções.
- Reduza a quantidade de alimentos açucarados e bebidas que você consome.
- Programe limpezas regulares para ajudar a manter os dentes saudáveis e livres de infecção.