O que está causando essa dor no meu seio esquerdo?
Contente
- Visão geral
- Causas: Coração e peito
- 1. ataque cardíaco
- 2. Pericardite
- 3. Síndrome de captura precordial
- 4. Pleurisia
- 5. Costocondrite
- 6. Lesões no peito
- Causas: Problemas digestivos
- 1. Gastrite
- 2. Pancreatite
- 3. Azia
- Causas: Outros
- 1. Lesão no baço
- 2. Hérnia hiatal
- Quando consultar um médico
- Outlook
Visão geral
O lado esquerdo do corpo abriga uma série de órgãos vitais. Sob e ao redor do esterno esquerdo estão o coração, o baço, o estômago, o pâncreas e o intestino grosso. E isso além do pulmão esquerdo, peito esquerdo e rim esquerdo, que na verdade ficam mais altos no corpo que o direito. Quando você sente dor sob o seio esquerdo, pode ter uma variedade de causas - algumas simples, outras graves.
Causas: Coração e peito
1. ataque cardíaco
Como o coração está localizado à esquerda e no centro do peito - e porque as doenças cardíacas são a principal causa de morte nos Estados Unidos -, um ataque cardíaco é frequentemente a primeira coisa que as pessoas pensam quando sentem dor perto do esterno esquerdo.
Sintomas
Apertar, apertar ou pressionar o peito são sintomas comuns - mas eles nem sempre ocorrem. Segundo o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, um terço dos que sofrem ataques cardíacos não sentirão dor. Quando há dor, pode durar alguns minutos ou ir e vir. Saiba mais sobre os sinais de alerta de um ataque cardíaco.
Outros sintomas incluem:
- falta de ar
- náuseas e vômitos (geralmente mais comuns em mulheres)
- fadiga
- desconforto no braço, ombro e mandíbula
Tratamento
O seu médico pode recomendar cirurgia. A angioplastia envolve o uso de um balão para desobstruir uma artéria coronária bloqueada. Um stent provavelmente será colocado para manter a artéria aberta. A cirurgia de revascularização do miocárdio pega um vaso sanguíneo saudável de outra parte do corpo e o enxerta para "desviar" uma artéria bloqueada. Aqui está o que você precisa saber sobre cirurgia de revascularização do miocárdio e tratamentos alternativos.
Prevenção
Uma dieta saudável (rica em frutas, vegetais, carnes magras, grãos integrais, ácidos graxos ômega-3 e laticínios com pouca gordura) pode ajudar a prevenir o colesterol alto e a pressão alta e promover um peso saudável. Considere adicionar alimentos que possam ajudar a baixar sua pressão arterial.
Atividade física moderada a vigorosa pode ter efeitos semelhantes. A American Heart Association recomenda mirar por 30 minutos por dia, 5 dias por semana. Isso pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.
Os inibidores da ECA podem diminuir a pressão sanguínea e reduzir a carga de trabalho do coração, enquanto as estatinas podem reduzir o colesterol e o acúmulo de placas nas paredes das artérias. Esses acúmulos podem bloquear as artérias e causar um ataque cardíaco.
2. Pericardite
Esta é uma inflamação do pericárdio, a fina membrana de duas camadas que circunda a parte externa do coração. A dor ocorre quando a membrana irritada esfrega contra o coração. Isso pode ser causado por vários fatores - alguns evitáveis, outros não. Eles podem incluir uma doença auto-imune (uma doença na qual o corpo combate células saudáveis), como lúpus ou artrite reumatóide, uma infecção, ataque cardíaco e lesão no peito.
Sintomas
Dor aguda e aguda no peito é um sintoma comum. Segundo a Cleveland Clinic, a dor se intensifica quando deitada, tossindo ou engolindo. A dor pode irradiar para as costas, pescoço e ombro.
Cansaço e ansiedade também são sintomas comuns de pericardite.
Tratamento
O seu médico pode aconselhar anti-inflamatórios, antibióticos (se a causa for bacteriana), esteróides ou analgésicos. Em alguns casos, seu médico recomendará drenar qualquer líquido no pericárdio.
Prevenção
Quando sentir sintomas, procure tratamento imediatamente, descanse e siga seu plano de tratamento diligentemente. Proteja-se de doenças cardíacas seguindo as dicas acima. Sempre use cinto de segurança e equipamento esportivo de proteção adequado ao praticar esportes de contato.
3. Síndrome de captura precordial
Mais prevalente em crianças mais velhas e adultos jovens, essa condição ocorre quando os nervos da parede torácica ficam comprimidos ou irritados. De acordo com o Hospital Infantil de Wisconsin, isso pode ocorrer devido a uma lesão no peito, um surto de crescimento ou até má postura. Embora a síndrome da captura precordial possa imitar alguns dos sintomas de um ataque cardíaco, é uma condição inofensiva que se resolve sozinha. De fato, a maioria das pessoas supera isso em meados dos 20 anos.
Sintomas
- dor aguda e pontada, geralmente no lado esquerdo do peito
- início repentino
- vida curta (três segundos a três minutos)
- dor que se intensifica com a respiração profunda
Tratamento
Para dor, o seu médico provavelmente recomendará analgésicos de venda livre (OTC), como acetaminofeno (Tylenol).
Autocuidados
Técnicas de relaxamento (como imaginar uma cena calma e serena) para reduzir a ansiedade podem ser úteis. Melhorar a postura (sentar com a cabeça erguida, ombros para trás) manterá a cavidade torácica aberta e reduzirá o aperto. A respiração profunda - embora possa aumentar a dor - também pode ajudar a resolver um ataque.
4. Pleurisia
Essa condição ocorre quando a membrana que envolve os pulmões e reveste o interior da cavidade torácica fica irritada e inflamada. As causas comuns incluem uma infecção viral, como gripe, ou uma infecção bacteriana, como pneumonia bacteriana. Quando o pulmão esquerdo é afetado, ocorre dor no lado esquerdo.
Sintomas
- dor no peito, especialmente ao respirar
- respirações superficiais (para evitar respiração profunda dolorosa)
Tratamento
O seu médico se concentrará no tratamento da causa subjacente da doença. Depois disso, a Clínica Mayo recomenda analgésicos de venda livre, como Tylenol ou ibuprofeno (Advil, Motrin IB).
Autocuidados
Descanse em uma posição confortável e aplique uma bolsa de gelo no peito.
5. Costocondrite
Uma inflamação da cartilagem que liga as costelas ao esterno, a costocondrite afeta mais mulheres do que homens e geralmente ocorre após os 40 anos. A Clínica Mayo relata que geralmente é sentida no lado esquerdo da mama. As causas incluem uma lesão na caixa torácica, trabalho pesado, uma infecção e artrite. Especialistas observam, no entanto, que muitas vezes não tem causa identificável.
Sintomas
- dor ou pressão aguda e dolorida
- dor que piora com tosse ou espirro
Tratamento
O seu médico pode recomendar analgésicos sem receita médica ou com receita médica e anti-inflamatórios ou esteróides.
Autocuidados
A terapia com calor e frio e o repouso na cama ajudarão a aliviar a dor. Evite corrida, levantamento de peso e trabalho manual, pois eles podem piorar o problema.
6. Lesões no peito
Qualquer golpe no peito - de uma queda, acidente de carro ou prática de esportes - pode quebrar ou quebrar uma costela ou machucar o peito. Quando isso acontece no lado esquerdo do corpo, pode haver complicações sérias. Por exemplo, as bordas irregulares de uma costela quebrada podem perfurar o fígado ou o baço.
Sintomas
- sensibilidade onde a lesão ocorreu
- respiração profunda dolorosa
- dor quando você torce
Tratamento
O seu médico irá recomendar ou prescrever medicamentos para aliviar a dor.
Prevenção
Exercícios de respiração profunda ajudarão a prevenir a respiração superficial e o risco de desenvolver pneumonia. Usar cinto de segurança e equipamento esportivo de proteção ajudará a proteger o peito.
Causas: Problemas digestivos
1. Gastrite
O estômago fica na região superior do lado esquerdo do corpo. Quando o revestimento fica inflamado e irritado - graças a infecções, o uso de certos medicamentos, alimentos condimentados e uso crônico de álcool - a dor pode se desenvolver.
Sintomas
- indigestão
- nausea e vomito
- plenitude abdominal
- dor na parte superior esquerda do corpo
Tratamento
O seu médico pode recomendar antiácidos OTC ou prescritos, bem como medicamentos redutores de ácido. Se eles não resolverem o problema, e for constatada que as bactérias são a causa da sua gastrite (muitos casos estão ligados à bactéria H. pylori), você receberá antibióticos prescritos.
Prevenção
Evite álcool e alimentos gordurosos condimentados ou difíceis de digerir. Coma pequenas refeições frequentes. Você pode querer adicionar certas ervas à sua dieta. Pergunte ao seu médico se você pode tomar com segurança mirra, alcaçuz ou cravo.
2. Pancreatite
O pâncreas fica escondido atrás do estômago. A pancreatite é uma inflamação do pâncreas que ocorre quando as enzimas digestivas são inadequadamente ativadas enquanto ainda estão no pâncreas, causando irritação.
Sintomas
- dor abdominal superior, especialmente quando irradia pelas costas
- nausea e vomito
- febre
- fezes oleosas
Tratamento
Medicação para dor e medicação anti-náusea podem ser benéficas. A cirurgia - por exemplo, para remover cálculos biliares, se eles são a causa da pancreatite ou para desbloquear qualquer ducto biliar no pâncreas - também pode ser sugerida pelo seu médico.
Prevenção
Como fumar, ingestão excessiva de álcool e dieta gordurosa podem contribuir para a pancreatite, mudar esses hábitos pode ajudar.
3. Azia
Quando os ácidos digestivos começam a corroer o revestimento do esôfago (traqueia), ele pode criar uma sensação de queimação na garganta e na parte superior do tórax. Algumas pessoas experimentam a dor atrás do esterno esquerdo e o confundem com um ataque cardíaco.
Sintomas
- dor aguda e ardente
- aperto no peito
- dor que geralmente ocorre após comer ou enquanto está deitado
- gosto amargo na boca
- sentir uma pequena quantidade de conteúdo estomacal (regurgitação) subir pela garganta
Tratamentos
O seu médico pode recomendar antiácidos, prescrição ou OTC. O seu médico também pode aconselhar a tomar medicamentos redutores ou bloqueadores de ácidos.
Prevenção
A azia pode ser desencadeada por alimentos gordurosos ou condimentados, cafeína, álcool, alho e bebidas carbonatadas, portanto, pode ser necessário alterar sua dieta. Elevar a cabeceira da cama (cerca de 8 a 11 polegadas) pode ajudar a reduzir a exposição do esôfago ao ácido estomacal durante o sono. Confira essas outras dicas pós-refeição para aliviar a azia.
Causas: Outros
1. Lesão no baço
O baço é um órgão que fica à esquerda do estômago e trabalha principalmente para filtrar o sangue. O Manual Merck relata que lesões no baço geralmente resultam de acidentes de carro, lesões esportivas, espancamentos e quedas.
Além disso, um baço aumentado, que pode resultar de certos vírus como a mononucleose (mono), pode tornar o baço mais suscetível a lesões. Quando o baço é ferido ou mesmo rompe, pode vazar sangue para a cavidade abdominal, irritando-o. Como o baço e o estômago estão do lado esquerdo do corpo, a dor na parte superior esquerda não é incomum.
Sintomas
- sensibilidade na parte superior esquerda do corpo
- tonturas e queda da pressão arterial se ocorrer sangramento interno
- músculos abdominais tensos
Tratamento
Às vezes, recomenda-se cirurgia para reparar ou remover o baço danificado. No entanto, como o baço ajuda o corpo a combater a infecção, alguns médicos defendem a remoção do baço e, em vez disso, incentivam que ele se cure por conta própria. Transfusões de sangue também podem ser necessárias.
Prevenção
Usar cinto de segurança e equipamento de proteção ao praticar esportes de contato é a melhor maneira de proteger o baço.
2. Hérnia hiatal
Uma hérnia hiatal é uma condição que ocorre quando a parte superior do estômago empurra o diafragma (um músculo que separa o abdômen e o tórax) na cavidade torácica. Quando isso acontece, o ácido digestivo pode refluir para o esôfago. Como o estômago está localizado na parte superior esquerda do corpo, não é incomum que a dor seja sentida lá.
Sintomas
- azia
- dor que imita um ataque cardíaco
- arrotar
- dificuldade em engolir
- incapacidade de passar gás ou fezes
Muitas vezes, porém, não há sintomas.
Tratamento
Podem ser recomendados medicamentos para neutralizar, reduzir ou até impedir o ácido estomacal ou cirurgia para reposicionar o estômago na cavidade abdominal.
Prevenção
Obesidade e tabagismo correm o risco de ter uma hérnia hiatal. Você deve parar de fumar e perder peso, se necessário. Não forçar o movimento intestinal e limitar a quantidade de alimentos produtores de ácido (alimentos condimentados, tomate, chocolate, álcool e cafeína) também pode ajudar a reduzir o risco.
Quando consultar um médico
Qualquer dor repentina, anormal ou debilitante - do lado esquerdo ou não - precisa de atenção médica imediata. Embora não seja uma lista exaustiva, procure atendimento de emergência se você tiver:
- aperto ou pressão no peito, especialmente se você foi diagnosticado com problemas cardíacos ou se a dor é acompanhada de sudorese, náusea e falta de ar
- Problemas respiratórios
- uma lesão no peito
- mudanças nas fezes - ou você não pode passar por elas ou elas parecem sangrentas, oleosas ou parecem alcatrão
- dor que não melhora com o repouso ou começa a irradiar para outras partes do corpo
Outlook
Dados os órgãos vitais localizados lá, a dor sob a mama esquerda não é incomum. Na maioria dos casos, não é um ataque cardíaco. Mas como a dor pode ser intensa e os sintomas preocupantes, vale a pena analisá-los. Em muitos casos, as condições podem melhorar com os ajustes de medicação e estilo de vida.