Tratamento de cistos pilonidais em casa
Contente
- O que é um cisto pilonidal?
- O que posso fazer em casa?
- Posso pop-lo?
- Como o médico tratará isso?
- Como posso evitar cistos pilonidais?
- A linha inferior
O que é um cisto pilonidal?
Um cisto pilonidal é um saco cheio de cabelos, pele e outros detritos. Geralmente se forma na parte superior das nádegas, entre a fenda, que separa as duas bochechas.
Você pode obter um cisto pilonidal quando um fio de cabelo se alojar dentro da pele. A fricção dos pêlos encravados ao sentar ou esfregar pode irritar a pele e causar a formação de cistos.
Às vezes, esses cistos são infectados e um pus chamado abscesso se forma.
Os cistos pilonidais são mais comuns em homens e pessoas que se sentam por longos períodos de tempo, como trabalhadores de escritório e motoristas de caminhão. Também é mais provável que você tenha um desses cistos se tiver pelos grossos e rígidos.
O que posso fazer em casa?
A única maneira de se livrar de um cisto pilonidal é através de um procedimento cirúrgico menor. Mas existem algumas coisas que você pode fazer em casa para aliviar a dor e o desconforto enquanto isso.
Tente aplicar uma compressa quente e úmida no cisto algumas vezes ao dia. O calor ajudará a retirar o pus, permitindo que o cisto seja drenado. Isso pode aliviar a dor e coceira.
Você também pode tentar mergulhar a área em um banho quente e raso. Você também pode tentar tomar um banho de assento.
Se o cisto doer, você pode tomar um anti-inflamatório não esteróide, como o ibuprofeno (Advil).
Posso pop-lo?
Um cisto pilonidal pode parecer semelhante a uma espinha, tentando alguns a estourá-los com os dedos. Mas estourar um cisto pilonidal não resolverá o problema. Lembre-se de que os cistos pilonidais estão cheios de cabelos e outros detritos além do pus, e você não conseguirá extrair tudo apertando.
A localização dos cistos pilonidais pode dificultar a visualização do que você está fazendo. Você também corre o risco de desenvolver uma infecção ou deixar uma cicatriz.
Como o médico tratará isso?
Os cistos pilonidais são tratados com um procedimento simples em consultório. Um médico começará entorpecendo a área com uma injeção de um anestésico local. Em seguida, eles usarão uma faca cirúrgica para fazer uma pequena incisão para ajudar a drenar o pus e os detritos do cisto.
Depois que tudo for removido do cisto, eles embalarão a ferida com gaze estéril ou a fecharão com pontos, dependendo da localização. Certifique-se de seguir as instruções de tratamento de feridas do seu médico ao se recuperar.
Às vezes, um cisto pilonidal reaparece na mesma área, mesmo se você tiver drenado recentemente. Quando isso acontece, pode ser necessário um procedimento cirúrgico mais extenso para remover todo o cisto, não apenas o conteúdo interno.
Como posso evitar cistos pilonidais?
Depois que o cisto pilonidal é drenado cirurgicamente, há várias coisas que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver outro.
Primeiro, tente evitar ficar sentado por longos períodos de tempo, o que pressiona a área onde os cistos pilonidais se desenvolvem. Se seu trabalho exige que você fique sentado a maior parte do dia, tente reservar alguns minutos a cada hora para se levantar e dar um passeio rápido.
Carregar peso extra também pode torná-lo mais propenso ao desenvolvimento de cistos pilonidais. O seu médico pode lhe dar uma idéia melhor se o seu peso pode ter algum papel nos seus cistos.
Finalmente, tente manter a área entre as bochechas das nádegas o mais limpa e seca possível. Vestir roupas adequadas pode ajudar a impedir que o suor se acumule lá. Além disso, considere remover os pêlos que crescem perto da parte superior das nádegas.
A linha inferior
Os tratamentos caseiros podem aliviar o desconforto de um cisto pilonidal. Mas, para se livrar disso definitivamente, você precisa consultar um médico. Para evitar que os cistos se formem novamente no futuro, evite ficar sentado prolongado. Mantenha a área acima das nádegas limpa, seca e sem cabelos.