Coloque plantas em seu quarto para dormir melhor, segundo astronautas
Contente
- Como as plantas melhoram a qualidade do sono?
- Cores calmantes
- Cheiros suaves
- Menos estresse
- Como usar plantas para dormir melhor em casa
- Tente interagir com suas plantas regularmente
- Use suas plantas como parte de uma prática de meditação noturna
- Passe algum tempo apreciando suas plantas
- Obtendo o melhor de suas plantas
Todos nós podemos nos beneficiar da energia das usinas, esteja você no espaço profundo ou bem aqui na Terra.
Imagine que você está no espaço profundo, sem nada para olhar a não ser as luzes piscando do centro de comando e um céu cheio de estrelas distantes. Sem o nascer do sol ou o crepúsculo pela frente, pode ser um pouco difícil adormecer.
Além disso, ser o único ali provavelmente seria um pouco solitário. É aí que as plantas entram.
O cosmonauta Valentin Lebedev disse que suas plantas na estação espacial Salyut eram como animais de estimação. Ele deliberadamente dormiu perto deles para que pudesse olhar para eles antes de adormecer.
Ele não é o único. Quase todos os programas espaciais usaram estufas como forma de melhorar o espaço de vida de seus astronautas.
As plantas podem ser benéficas para a saúde física e mental de várias maneiras. Uma nova pesquisa da Universidade Beihang em Pequim, também conhecida como Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Pequim, mostra que ter apenas algumas plantas em casa também pode ajudá-lo a dormir melhor.
Como as plantas melhoram a qualidade do sono?
De acordo com o novo estudo, interagir com as plantas antes de dormir pode ajudar a melhorar a qualidade do sono para pessoas que vivem em ambientes isolados, incluindo espaço profundo.
A pesquisa pode ter um impacto significativo na forma como os programas espaciais futuros estruturam os espaços de vida dos astronautas e pode levar a que as plantas sejam priorizadas no futuro.
Cores calmantes
A cor é parcialmente responsável pela qualidade calmante das plantas.
Durante o estudo, os participantes foram convidados a interagir com as plantas em seus quartos antes de dormir. Os pesquisadores investigaram os efeitos de três espécies de plantas diferentes:
- coentro
- morango
- planta de estupro roxa
Os pesquisadores coletaram amostras de saliva e monitoraram o sono dos participantes, concluindo que as plantas verdes (coentro e morango) tiveram os efeitos mais positivos nos ciclos de sono e no bem-estar emocional dos participantes.
Isso sugere que a cor verde das plantas produz um efeito calmante.
Cheiros suaves
A pesquisa também mostrou que a fragrância de plantas comestíveis como coentro e morango pode ajudar na regulação do humor e relaxamento. Os resultados demonstraram que a emoção e o sono estão intimamente ligados.
Pesquisas anteriores corroboram essa teoria, sugerindo que a fragrância de plantas e flores naturais pode ajudar a regular o sistema nervoso e a adormecer mais rápido.
Esta é uma das razões pelas quais a aromaterapia é usada para melhorar a qualidade do sono.
Outros estudos mostraram que o cheiro de certas plantas comestíveis pode até aumentar os níveis de dopamina, também conhecido como hormônio da felicidade.
Menos estresse
Os pesquisadores descobriram que apenas 15 minutos de interação com plantas verdes podem ajudar:
- reduzir as concentrações de cortisol (hormônio do estresse)
- reduzir a latência do sono (o tempo que você leva para adormecer)
- melhorar a integridade do sono reduzindo o número de eventos de microdespertar (o número de vezes que você sai do sono profundo durante a noite)
Todos esses fatores contribuem para uma noite de sono melhor e mais repousante, ajudando você a acordar sentindo-se revigorado.
Como usar plantas para dormir melhor em casa
Você obterá o máximo proveito de suas plantas de casa, mantendo-as no quarto onde dorme. Existem também maneiras de aumentar as qualidades de melhoria do sono.
Tente interagir com suas plantas regularmente
Além de ter plantas em seu quarto, você também pode tentar conectar-se com elas, especialmente antes de dormir. Você pode fazer isso regando, tocando ou cheirando.
Procure passar 15 minutos com suas plantas antes de dormir para ajudá-lo a se sentir mais calmo, especialmente se você teve um dia estressante.
Use suas plantas como parte de uma prática de meditação noturna
Cuidar das plantas pode ser uma forma de meditação do movimento, enquanto você passa de planta em planta enquanto rega e poda.
Você também pode usar suas plantas como parte de uma prática de meditação antes de dormir. Mesmo algo tão simples como escovar a mão contra uma folha e cheirar o perfume pode ser uma forma de meditação. Ervas aromáticas e plantas de gerânio são especialmente boas para isso.
Você também pode tentar sentar com os olhos fechados e refletir sobre as plantas. Observe quais pensamentos e associações vêm à mente.
Passe algum tempo apreciando suas plantas
Uma das maneiras mais fáceis de se beneficiar com suas plantas é reservar um momento do dia para admirá-las. Idealmente, isso seria à noite antes de você ir dormir, mas é benéfico a qualquer hora do dia.
Uma pesquisa da Universidade Agrícola de Sichuan mostra que simplesmente olhar para um pote de bambu por 3 minutos pode ter um efeito relaxante em adultos, ajudando a reduzir a pressão arterial e a ansiedade.
Obtendo o melhor de suas plantas
Toda uma gama de plantas domésticas pode ser benéfica para a sua saúde. De acordo com a nova pesquisa, as melhores plantas para melhorar a qualidade do sono incluem:
- plantas com folhas verdes, como dracaenas e seringueiras
- plantas com flores coloridas, principalmente amarelas e brancas
- plantas comestíveis, como morango, manjericão e erva-de-bico
- plantas conhecidas por sua fragrância calmante, como lilás ou ylang-ylang
Introduzir apenas uma pequena planta no seu espaço de dormir pode ajudá-lo a se sentir mais calmo e dormir melhor. O poder das plantas é algo de que todos podemos nos beneficiar, esteja você no espaço profundo ou bem aqui na Terra.
Elizabeth Harris é escritora e editora com foco em plantas, pessoas e nossas interações com o mundo natural. Ela ficou feliz em chamar muitos lugares de seu lar e viajou por todo o mundo, coletando receitas e remédios regionais. Ela agora divide seu tempo entre o Reino Unido e Budapeste, Hungria, escrevendo, cozinhando e comendo. Saiba mais em seu site.