Tudo o que você precisa saber sobre o período refratário
Contente
- Qual é o período refratário?
- Todo mundo tem um?
- É diferente para homens e mulheres?
- Qual é o período refratário médio por sexo e idade?
- Isso varia entre masturbação e sexo com parceiro?
- Posso fazer algo para abreviá-lo?
- Para aumentar a função sexual
- O resultado final
Qual é o período refratário?
O período refratário ocorre logo após você atingir o clímax sexual. Refere-se ao tempo entre um orgasmo e quando você se sente pronto para ser sexualmente excitado novamente.
É também chamado de estágio de “resolução”.
Todo mundo tem um?
Sim! Não se limita apenas a pessoas com pênis. Todas as pessoas experimentam um período refratário como o estágio final em um ciclo de resposta sexual de quatro partes chamado de Modelo de Quatro Fases de Masters e Johnson.
É assim que funciona:
- Excitação. Sua frequência cardíaca aumenta, sua respiração fica mais rápida e seus músculos ficam tensos. O sangue começa a se dirigir para sua genitália.
- Platô. Seus músculos continuam tensos. Se você tem um pênis, seus testículos puxam contra o corpo. Se você tem uma vagina, seu clitóris se retrai sob o capuz clitoriano.
- Orgasmo. Seus músculos se contraem e liberam a tensão, e seu corpo fica vermelho e vermelho. Se você tem um pênis, seus músculos pélvicos se contraem para ajudar a liberar a ejaculação.
- Resolução. Seus músculos começam a relaxar, sua pressão arterial e frequência cardíaca diminuem e seu corpo torna-se menos responsivo à estimulação sexual. É aqui que começa o período refratário.
É diferente para homens e mulheres?
Uma revisão de 2013 sugere que o sistema nervoso periférico masculino (SNP) está muito mais envolvido nas mudanças do corpo após o orgasmo.
Pensa-se que compostos chamados prostaglandinas afetam a resposta nervosa geral, resultando em um período refratário mais longo.
Acredita-se que um peptídeo chamado também reduza a excitação sexual logo após a ejaculação.
Isso pode explicar por que os homens geralmente têm um período refratário mais longo.
Qual é o período refratário médio por sexo e idade?
Não há números rígidos aqui. Ele varia muito de pessoa para pessoa com base em uma variedade de fatores, incluindo saúde geral, libido e dieta alimentar.
Os números médios sugerem que, para as mulheres, meros segundos podem se passar antes que a excitação sexual e o orgasmo sejam possíveis novamente.
Para os homens, há muito mais variação. Pode demorar alguns minutos, uma hora, várias horas, um dia ou até mais.
À medida que você envelhece, podem se passar de 12 a 24 horas antes que seu corpo seja capaz de ficar excitado novamente.
Uma análise de 2005 sugere que a função sexual muda mais visivelmente - para ambos os sexos - aos 40 anos.
Isso varia entre masturbação e sexo com parceiro?
Sim, bastante.
Uma revisão de 2006 analisou dados de três estudos diferentes de homens e mulheres envolvidos em masturbação ou relação sexual peniano-vaginal (PVI) até o orgasmo.
Os pesquisadores descobriram que os níveis de prolactina, um hormônio fundamental no período refratário, são 400% mais altos após o PVI do que após a masturbação.
Isso sugere que seu período refratário pode durar muito mais tempo após uma relação sexual com um parceiro do que após a masturbação sozinha.
Posso fazer algo para abreviá-lo?
Você pode. Existem três fatores-chave que afetam a duração do período refratário que você pode controlar: excitação, função sexual e saúde geral.
Para aumentar a excitação
- Sinta a masturbação como parte do processo. Se você tiver um período refratário mais longo, masturbar-se antes do sexo pode interferir na sua capacidade de se apaixonar pelo parceiro. Ouça seu corpo neste caso - se demorar um pouco para ficar excitado novamente, pule a sessão solo e veja o que acontece.
- Mude a frequência com que você faz sexo. Se você já desce todos os dias, tente mudar para uma vez por semana. E se você já está namorando uma vez por semana, veja o que acontece se você esperar até a cada duas semanas. Uma programação sexual diferente pode resultar em um período refratário diferente.
- Experimente uma nova posição. Posições diferentes significam sensações diferentes. Por exemplo, você pode descobrir que tem mais controle de sua excitação e ejaculação iminente se estiver em cima de seu parceiro ou se ele estiver em cima de você.
- Faça experiências com zonas erógenas. Faça seu parceiro puxar, torcer ou beliscar suas orelhas, pescoço, mamilos, lábios, testículos e outras áreas sensíveis e nervosas.
- Fantasie ou encene. Pense em situações que o excitam e compartilhe com seu parceiro. Considere representar uma “cena de sexo” com você e seu parceiro como personagens.
Para aumentar a função sexual
- Pratique exercícios de Kegel. O fortalecimento dos músculos pélvicos pode dar a você mais controle sobre quando ejacula.
- Evite beber álcool antes do sexo.Isso pode interferir nas funções cardíacas necessárias para a excitação.
- Converse com seu médico sobre medicamentos para disfunção erétil (DE). Medicamentos como o podem ajudá-lo a voltar para a cama mais rápido, relaxando os músculos do pênis e melhorando o fluxo sanguíneo. No entanto, os resultados individuais podem variar e, em alguns casos, os medicamentos para DE podem ser contraproducentes. É melhor consultar um terapeuta ou médico especializado em saúde sexual.
Para melhorar a saúde geral
- Fique ativo. Exercite-se pelo menos 20 a 30 minutos por dia para manter a pressão arterial e o colesterol baixos.
- Coma uma dieta saudavel. Preencha sua dieta com alimentos que aumentam o fluxo sanguíneo, como salmão, frutas cítricas e nozes.
O resultado final
É importante lembrar que cada pessoa tem um período refratário diferente. Você pode até notar que seu período refratário individual varia de sessão para sessão.
Tudo se resume a uma série de fatores únicos. Alguns podem ser alterados, como a ingestão de álcool e a dieta geral. E alguns, como condições crônicas e idade, você não pode.
Se você estiver preocupado com o tempo que leva para atingir ou se recuperar do orgasmo, consulte um terapeuta sexual ou um médico que conheça a sexualidade humana.
Eles podem responder a quaisquer perguntas que você tenha e, se necessário, diagnosticar ou tratar quaisquer condições subjacentes.