Estratégias para queima de gordura
Contente
Q. Eu faço intervalos na bicicleta ergométrica, pedalando por 30 segundos o mais forte que posso e depois diminuindo por 30 segundos, e assim por diante. Meu treinador diz que o treinamento intervalado "prepara seu corpo para queimar mais gordura". Isso é verdade?
UMA. sim. "Está bastante documentado que quanto mais carboidratos você queima durante o exercício, mais gordura queima depois", diz Glenn Gaesser, Ph.D., professor de fisiologia do exercício na Universidade da Virgínia e coautor de The Spark (Simon e Schuster, 2001). "O treinamento intervalado queima glicogênio [uma forma de carboidrato armazenado no fígado e nos músculos] em uma taxa muito rápida."
Os exercícios de alta intensidade também aumentam a secreção do hormônio do crescimento pelo corpo, o que a pesquisa relacionou ao aumento da queima de gordura. Ainda assim, a queima extra de gordura resultante do treinamento intervalado é modesta. "Você pode queimar 40-50 calorias extras durante as três a seis horas após o treino", diz Gaesser.
Gaesser recomenda o treinamento intervalado duas ou três vezes por semana, mas não mais do que isso. "A natureza do treino é tão difícil que pode levar ao overtraining", diz ele. Lembre-se de que a melhor estratégia para perder gordura é queimar mais calorias do que consome, independentemente da fonte de combustível usada.