Sinais e sintomas de câncer medular avançado de tireóide
Contente
Visão geral
O câncer medular da tireóide é uma forma rara de câncer de tireóide, responsável por 5% dos diagnósticos de câncer de tireóide. Detectar o câncer precocemente pode ser difícil.
O câncer medular da tireóide geralmente avança da tireóide para os gânglios linfáticos. O câncer medular da tireóide não diagnosticado pode se espalhar para outros tecidos do pescoço e, eventualmente, atingir o fígado, pulmões, ossos e cérebro. Quando atingir partes distantes do corpo, é improvável que seja curado.
Detecção precoce
Quanto mais cedo o câncer medular da tireóide for encontrado, maior a probabilidade de ser interrompido e tratado. Infelizmente, pode não haver sinais de alerta precoce desse tipo de câncer.
Os sinais e sintomas visíveis, como rouquidão, dificuldade em engolir ou nódulos na garganta, muitas vezes não aparecem até que o tumor avance.
Sintomas comuns
Embora nem todos tenham os mesmos sintomas, aqui estão alguns dos sinais mais comuns de câncer medular da tireóide:
- Nódulo no pescoço. Um único nódulo na frente do pescoço é o sintoma mais comum. É frequentemente descoberto durante um exame físico de rotina. Nódulos na área da tireóide e no pescoço geralmente são benignos, mas se você notar um inchaço incomum no pescoço, entre em contato com seu médico imediatamente.
- Dor de pescoço. A dor na frente do pescoço pode estar relacionada ao crescimento de um tumor da tireóide. Essa dor também pode se estender aos ouvidos.
- Rouquidão. O nervo que controla suas cordas vocais corre ao lado da traquéia perto da tireóide. Se o câncer se espalhou para essa corda vocal, pode afetar a qualidade da sua voz.
- Tosse. Às vezes, o câncer de tireóide pode causar tosse persistente. Você deve consultar seu médico se tiver uma tosse que não está relacionada a um resfriado ou que não desaparece.
- Dificuldade em engolir (disfagia). Se um tumor da tireóide se tornar grande o suficiente, ele pode pressionar o esôfago e dificultar a deglutição.
- Falta de ar (dispnéia). Semelhante ao problema da deglutição, se um tumor da tireóide for grande o suficiente, ele pode pressionar a traquéia e interferir na respiração.
Outros sinais e sintomas
Outros sinais mais raros ou incomuns de câncer medular da tireóide dos quais você deve estar ciente incluem:
- Diarréia grave. Este é um sintoma muito raro, às vezes encontrado em pessoas com câncer medular avançado de tireóide. O tumor produz altos níveis de calcitonina, um hormônio que pode causar diarréia grave.
- Síndrome de Cushing. Em casos raros, os tumores adrenais podem causar a síndrome de Cushing, uma condição que surge quando um tumor secreta hormônios que a tireóide normalmente não criaria. A síndrome de Cushing associada ao câncer medular da tireóide é incomum. A síndrome é mais comumente causada pelo hormônio adrenocorticotrópico superprodutor da glândula pituitária (ACTH) ou pelo uso de corticosteroides orais.
- Rubor facial. Um rosto, pescoço ou peito vermelhos combinados com sensações quentes ou ardentes podem ser um sinal de muitas condições. Tumores ou outros crescimentos anormais podem superproduzir hormônios, provocando rubor. O sintoma também pode ser uma resposta a certos medicamentos, alimentos, álcool ou menopausa.
- Dor no osso. Pessoas com câncer medular da tireóide podem ter dor óssea se o câncer se espalhar para formar lesões ósseas.
- Letargia. Muitas pessoas com câncer avançado podem se sentir fisicamente, emocionalmente ou mentalmente cansadas. As causas da fadiga durante o câncer são complexas e não são bem conhecidas.
- Perda de peso. A perda incomum de peso é um sintoma do câncer medular avançado da tireóide que se espalhou para além da tireóide para outros órgãos.
Se você tiver algum desses sintomas, principalmente se houver histórico familiar de câncer medular da tireóide, consulte seu médico. Estar atento à sua saúde geralmente é uma das melhores maneiras de detectar o câncer precocemente.