Autor: Peter Berry
Data De Criação: 18 Julho 2021
Data De Atualização: 23 Junho 2024
Anonim
POSICIONAMENTO: SEIOS DA FACE *WATERS & CALDWELL*
Vídeo: POSICIONAMENTO: SEIOS DA FACE *WATERS & CALDWELL*

Contente

O que é um raio-X sinusal?

Um raio-X sinusal (ou série sinusal) é um exame de imagem que utiliza uma pequena quantidade de radiação para visualizar detalhes dos seus seios. Os seios são emparelhados (direito e esquerdo), bolsos cheios de ar que circunscrevem as estruturas nasais. A função dos seios nasais é debatida, mas possivelmente inclui umidificar o ar respirado pelo nariz e dar forma ao rosto.

Existem quatro pares diferentes de seios:

  • Seios frontais: Os seios frontais direito e esquerdo estão localizados acima e ao redor dos olhos. Especificamente, eles estão situados perto do centro da sua testa, logo acima de cada olho.
  • Seios maxilares: Os seios maxilares são os maiores dos seios. Eles estão posicionados atrás das maçãs do rosto, perto das maxilas ou maxilares superiores.
  • Seios esfenóides: Os seios esfenóides estão localizados atrás do crânio, perto do nervo óptico e da hipófise.
  • Seios etmoides: Esses seios estão situados entre os olhos e a ponte do nariz. Os seios etmoidais consistem em uma coleção de 6 a 12 pequenas células aéreas que se abrem independentemente em sua passagem nasal. Eles são divididos em grupos da frente, do meio e de trás.

Um raio-X do seio ajuda os médicos a detectar problemas com os seios. Seios são normalmente preenchidos com ar, de modo que as passagens aparecerão pretas em um raio-X de seios saudáveis. Uma área cinza ou branca em um raio-X dos seios da face indica um problema. Isso geralmente ocorre devido a inflamação ou acúmulo de líquido nos seios nasais.


Um raio-X do seio também pode ser chamado de raio-X dos seios ou radiografia do seio paranasal. É um teste não invasivo que pode ser concluído rapidamente e com pouco desconforto ou dor.

Por que é realizada uma radiografia do seio?

O seu médico solicitará um raio-x do seio, se você tiver sintomas de um problema no seio ou sinusite, também conhecida como infecção sinusal. A sinusite ocorre quando os seios se inflamam, causando acúmulo de pus e muco nessas cavidades. A condição é geralmente causada por uma infecção bacteriana que se desenvolve após uma infecção viral.

Os sintomas de sinusite incluem:

  • nariz entupido com secreções nasais espessas que podem aparecer em branco, amarelo ou verde
  • dor ou sensibilidade na testa, entre os olhos, bochechas ou maxilar superior
  • inchaço ao redor dos olhos ou nariz ou nas bochechas
  • diminuição do olfato
  • drenagem pós-nasal
  • fadiga
  • tosse
  • dor de garganta
  • dor de ouvido
  • febre

Infecção sinusal: sintomas, causas e tratamento

Sinusite pode ser aguda ou crônica.


Sinusite aguda normalmente dura entre uma e duas semanas. As infecções que podem causar sinusite aguda incluem infecções virais, infecções por fungos e infecções bacterianas. A sinusite também pode ser desencadeada por:

  • alergias
  • função imune reduzida
  • resfriados ou gripes prolongados
  • tumores ou pólipos nas passagens nasais ou seios nasais
  • adenóides aumentados ou infectados, que são glândulas localizadas no céu da boca

O que acontece durante um raio-x sinusal?

Um raio-X sinusal normalmente ocorre em um hospital ou laboratório médico. Pode ser realizado em nível ambulatorial ou como parte de sua estadia em um hospital. Nenhuma preparação é necessária. No entanto, você precisará remover todas as jóias ou objetos de metal que possa estar usando antes do teste. Um radiologista ou técnico de raio-X realizará o raio-x do seio.

Você pode ser solicitado a sentar ou deitar em uma mesa de raios-X. Em seguida, o radiologista coloca um avental de chumbo sobre o tronco para ajudar a protegê-lo da radiação. Eles então colocam sua cabeça alinhada com a máquina de raios-X. Você precisa manter essa posição por alguns momentos enquanto a imagem de raios-X está sendo produzida. O radiologista se aproxima de uma janela protetora para fazer o raio-X.


É importante permanecer o mais imóvel possível enquanto o raio-X estiver sendo realizado. Caso contrário, a imagem ficará desfocada. Leva apenas alguns segundos para a imagem do raio X ser concluída. Você pode ouvir um som de clique, semelhante ao som que uma câmera emite ao tirar uma foto.

O radiologista pode precisar reposicioná-lo várias vezes para obter imagens de todos os seus seios.

Quais são os riscos de um raio-x sinusal?

Um raio-X sinusal envolve o uso de radiação para criar imagens do seu corpo. Embora use quantidades relativamente baixas de radiação, ainda existe um risco toda vez que seu corpo é exposto à radiação. É importante notificar o seu médico sobre quaisquer exames médicos que você teve no passado. Isso ajudará seu médico a garantir que você não seja superexposto à radiação.

Também é vital informar o seu médico se estiver grávida ou se pensa estar grávida, pois a radiação pode causar defeitos de nascimento. O seu médico pode decidir solicitar um teste diferente ou usar medidas especiais para proteger seu bebê da radiação.

O que acontece após um raio-x sinusal?

Os raios X do seio são menos invasivos do que outros tipos de exames, mas também são menos abrangentes. Na maioria dos casos, um raio-X do seio será um teste realizado em uma série de testes. Um raio-x do seio pode indicar a presença de um problema de seio, mas outros testes de seio podem ajudar a determinar a causa específica desse problema.

Esses testes podem incluir:

  • endoscopia nasal ou rinoscopia
  • exames de sangue
  • Ressonância magnética ou tomografia computadorizada
  • punção sinusal e cultura de bactérias

Os tipos específicos de testes adicionais realizados variam de acordo com a sua situação específica. Converse com seu médico sobre os resultados do seu raio-x sinusal e os próximos passos no processo de diagnóstico.

Nós Aconselhamos Você A Ver

Síndrome de Williams

Síndrome de Williams

A índrome de William é uma doença rara que pode cau ar problema de de envolvimento.A índrome de William é cau ada por não haver uma cópia de 25 a 27 gene no cromo om...
Síndrome antifosfolipídica - APS

Síndrome antifosfolipídica - APS

A índrome antifo folipídica ( AF) é uma doença autoimune que envolve coágulo anguíneo frequente (trombo e ).Quando você tem e a condição, o i tema imunol&#...