A história por trás de um novo sutiã projetado para detectar câncer de mama
Contente
Julián Ríos Cantú, de 18 anos, do México, teve a ideia de criar um sutiã com detecção de câncer de mama depois de testemunhar sua própria mãe sobreviver por pouco à doença. "Quando eu tinha 13 anos, minha mãe foi diagnosticada pela segunda vez com câncer de mama", disse Julián em um vídeo promocional do sutiã. "O tumor passou das dimensões de um grão de arroz para as de uma bola de golfe em menos de seis meses. O diagnóstico veio tarde demais e minha mãe perdeu os seios e, quase, a vida."
Considerando sua própria ligação pessoal com a doença e sabendo que, estatisticamente, uma em cada oito mulheres será diagnosticada com câncer de mama durante a vida, Julián diz que sentiu que precisava fazer algo a respeito.
É aí que entra Eva. O sutiã milagroso ajuda a detectar o câncer de mama monitorando as mudanças na temperatura e na textura da pele. Dispositivos semelhantes foram desenvolvidos por pesquisadores colombianos e a empresa de tecnologia First Warning Systems de Nevada, mas a invenção de Julián é voltada especificamente para mulheres com predisposição genética para a doença.
Usando sensores, o dispositivo monitora a superfície da pele dentro do sutiã e, em seguida, registra as alterações em um aplicativo móvel e desktop. “Quando há um tumor na mama, há mais sangue, mais calor, então há mudanças na temperatura e na textura”, explicou Julián à El Universal, conforme traduzido pelo Huffington Post. "Diremos a você, 'neste quadrante, há mudanças drásticas de temperatura' e nosso software é especializado em cuidar dessa área. Se observarmos uma mudança persistente, recomendaremos que você vá ao médico."
Infelizmente, o projeto paixão de Julian não estará disponível ao público por pelo menos dois anos, já que passou por vários processos de certificação. Entretanto, pergunte ao seu médico com que frequência deve fazer uma mamografia (e quando deve começar). E, se ainda não o fez, agora é a hora de aprender oficialmente como conduzir um auto-exame adequado. (A seguir: verifique esses hábitos diários que podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver câncer de mama.)