Suplementos para fibromialgia
Contente
- Visão geral
- Panax ginseng
- Erva de São João
- Melatonina
- Chlorella pyrenoidosa
- Acetil L-carnitina (ALCAR)
- Ácido alfa-lipóico
- Magnésio
- Efeitos colaterais e riscos
- Leve embora
Visão geral
A fibromialgia é um distúrbio crônico. Os sintomas incluem fadiga, nevoeiro cerebral e dor generalizada. Pessoas com essa condição geralmente apresentam pontos sensíveis e dolorosos em áreas específicas do corpo. Pessoas com fibromialgia também têm dor crônica nos músculos, ligamentos e articulações. Essa dor vem e vai com o tempo.
A causa da fibromialgia é desconhecida. Pode estar relacionado à maneira como o cérebro processa os sinais de dor. Atualmente não há cura.
O tratamento da fibromialgia centra-se no alívio dos sintomas. Os tratamentos podem incluir medicamentos, mudanças no estilo de vida e opções holísticas. Não existe um remédio que funcione para todos. Ervas e suplementos podem ajudar. Leia para descobrir mais sobre esses remédios naturais.
Panax ginseng
Esta planta também é conhecida como ginseng asiático, ginseng coreano e ginseng chinês. Está disponível como um suplemento de ervas. A dosagem média recomendada é de 200 a 500 miligramas por dia. O Panax ginseng também pode ser encontrado na forma de saquinho de chá e como raiz, em seu estado natural. Você pode usar 1 colher de chá de raiz picada e cozida para fazer 1 xícara de chá. Embora relativamente novo no mundo ocidental, o ginseng tem sido usado medicinalmente em toda a Ásia há milhares de anos. Um estudo sobre o uso do Panax ginseng em pessoas com fibromialgia indicou que é eficaz na redução da dor e no número de pontos sensíveis encontrados no corpo. O mesmo estudo também indicou que o ginseng pode:
- melhorar a qualidade do sono
- diminuir a fadiga
- melhorar a satisfação geral da vida
Erva de São João
Uma erva de flor, o St. John's Wort está disponível em forma de comprimido e cápsula. O hipericão também está disponível como extrato, na forma de óleo. Sua dosagem recomendada varia de 250 a 300 miligramas, tomados duas a três vezes ao dia.
A erva de São João pode interagir negativamente com certos medicamentos, incluindo antidepressivos e pílulas anticoncepcionais, por isso é importante discutir seu uso com seu médico. O hipericão pode ajudar a aliviar a depressão em pessoas com fibromialgia. Também pode ajudar a reduzir a inflamação.
Melatonina
A melatonina é um hormônio natural. É produzido na glândula pineal, que está localizada no cérebro. A melatonina também é fabricada sinteticamente e está disponível em forma de suplemento. Esse hormônio ajuda a regular os ciclos do sono, o que pode torná-lo benéfico para as pessoas com fibromialgia. Má qualidade do sono e exaustão são sintomas comuns dessa condição. A melatonina pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e reduzir a fadiga. Sua dosagem recomendada varia de 0,3 a 5 miligramas por dia.
Chlorella pyrenoidosa
Chlorella pyrenoidosa é uma alga colhida em fontes de água doce. É rico em muitos macronutrientes, incluindo vitaminas, minerais e proteínas. Está disponível em forma de suplemento. Um estudo constatou que pessoas com fibromialgia experimentaram melhor qualidade de vida, devido a uma redução geral dos sintomas, ao tomar chlorella em forma de suplemento. Os participantes do estudo receberam uma combinação de 10 gramas de clorela pura como comprimido, além de mL de um líquido contendo extrato de clorela diariamente, por dois a três meses.
Acetil L-carnitina (ALCAR)
ALCAR é um aminoácido produzido naturalmente pelo organismo. Também é fabricado sinteticamente e está disponível em forma de suplemento. Um estudo, relatado em Reumatologia Clínica e Experimental, indicou que o ALCAR pode reduzir a dor e a depressão em pessoas com fibromialgia. Alguns participantes do estudo receberam uma dose de 1500 miligramas de ALCAR diariamente por 12 semanas. Outros receberam duloxetina, um antidepressivo. Ambos os grupos mostraram uma melhora nos sintomas, embora os pesquisadores tenham indicado que são necessários mais estudos.
Ácido alfa-lipóico
O ácido alfa-lipóico é um antioxidante que existe em todas as células do corpo. Também é encontrado em alimentos, como levedura de cerveja, espinafre, carne vermelha e carnes de órgãos. O ácido alfa-lipóico pode ser tomado como um suplemento em forma de cápsula. Também pode ser administrado por injeção. Pode ajudar a reduzir a dor do nervo diabético.
O ácido alfa-lipóico também pode proteger o cérebro e o tecido nervoso dos danos causados pelos radicais livres. Devido ao efeito positivo do ácido alfa-lipóico na dor do nervo diabético, está em andamento um estudo experimental, projetado para analisar seu potencial de redução da dor em pessoas com fibromialgia.
Magnésio
O magnésio é um mineral que pode ser encontrado em uma ampla variedade de alimentos, incluindo amêndoas, sementes de abóbora, chocolate preto e espinafre. Também está disponível em forma de cápsula e como uma solução tópica.
Um estudo publicado no Journal of Korean Medical Science descobriu que mulheres com fibromialgia têm níveis mais baixos de magnésio, além de outros minerais em seus corpos. Com base nessas descobertas, outro estudo, publicado no Journal of Integrative Medicine, buscou determinar os efeitos do magnésio, aplicado topicamente, para aqueles com fibromialgia. Os participantes do estudo receberam uma solução pulverizada de 400 miligramas de magnésio nos braços e pernas, duas vezes ao dia, durante um mês. Os resultados indicaram resultados positivos, com uma melhora geral nos sintomas da fibromialgia.
Efeitos colaterais e riscos
Ervas e suplementos estão prontamente disponíveis nas lojas e online. Eles são fabricados por muitas empresas, nos Estados Unidos e no exterior. É importante não supor que esse acesso fácil se traduza em segurança geral. Muitos suplementos, como o hipericão, podem interferir com outros medicamentos que você já pode estar tomando. Outros, como o ácido alfa-lipóico, podem ter efeitos colaterais, como irritação na pele. A melatonina pode causar dores de cabeça em algumas pessoas. O ginseng pode exacerbar a insônia em algumas pessoas, mesmo que ajude a aliviar a insônia em outras.
Os suplementos de ervas são necessários para atender às diretrizes de fabricação, estabelecidas pela Food and Drug Administration (FDA). No entanto, eles são considerados suplementos alimentares, não medicamentos ou alimentos. Para determinar como esses produtos afetarão você, verifique com seu médico. Escolha produtos fabricados nos Estados Unidos. Nunca exceda a dose recomendada no rótulo. Compre apenas ervas e suplementos de marcas confiáveis recomendadas pelo seu médico.
Leve embora
A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada e outros sintomas, como fadiga. Sua causa é desconhecida, mas seus sintomas podem ser melhorados com tratamento médico, ervas e suplementos. É importante verificar com seu médico antes de tentar qualquer suplemento de ervas para aliviar os sintomas da fibromialgia.