Cateteres urinários
Contente
- O que são cateteres urinários?
- Por que são usados cateteres urinários?
- Quais são os tipos de cateteres urinários?
- Cateteres de permanência (cateteres uretrais ou suprapúbicos)
- Cateteres externos (cateteres de preservativos)
- Cateteres de curta duração (cateteres intermitentes)
- Quais são as possíveis complicações dos cateteres urinários?
- Como você cuida de um cateter urinário?
O que são cateteres urinários?
Um cateter urinário é um tubo oco, parcialmente flexível, que coleta a urina da bexiga e leva a uma bolsa de drenagem. Os cateteres urinários são de vários tamanhos e tipos. Eles podem ser feitos de:
- borracha
- plástico (PVC)
- silicone
Os cateteres geralmente são necessários quando alguém não consegue esvaziar a bexiga. Se a bexiga não estiver esvaziada, a urina pode se acumular e levar a pressão nos rins. A pressão pode levar à insuficiência renal, que pode ser perigosa e resultar em danos permanentes aos rins.
A maioria dos cateteres é necessária até que você recupere a capacidade de urinar sozinho, o que geralmente é um curto período de tempo. Pessoas idosas e pessoas com lesão permanente ou doença grave podem precisar usar cateteres urinários por um período muito maior ou permanente.
Por que são usados cateteres urinários?
Um médico pode recomendar um cateter se você:
- não pode controlar quando você urina
- tem incontinência urinária
- tem retenção urinária
Os motivos pelos quais você pode não conseguir urinar por conta própria podem incluir:
- fluxo de urina bloqueado devido a bexiga ou pedras nos rins, coágulos de sangue na urina ou aumento grave da próstata
- cirurgia na próstata
- cirurgia na área genital, como reparo de fratura de quadril ou histerectomia
- lesão nos nervos da bexiga
- lesão da medula espinal
- uma condição que prejudica sua função mental, como demência
- medicamentos que prejudicam a capacidade dos músculos da bexiga de apertar, o que faz com que a urina permaneça presa na bexiga
- espinha bífida
Quais são os tipos de cateteres urinários?
Existem três tipos principais de cateteres: cateteres residenciais, cateteres externos e cateteres de curto prazo.
Cateteres de permanência (cateteres uretrais ou suprapúbicos)
Um cateter de permanência é um cateter que reside na bexiga. Também pode ser conhecido como cateter de Foley. Esse tipo pode ser útil por períodos curtos e longos.
Uma enfermeira geralmente insere um cateter de permanência na bexiga através da uretra. Às vezes, um profissional de saúde insere o cateter na bexiga através de um pequeno orifício no abdômen. Esse tipo de cateter de demora é conhecido como cateter suprapúbico.
Um pequeno balão no final do cateter é inflado com água para impedir que o tubo deslize para fora do corpo. O balão pode então esvaziar quando o cateter precisar ser removido.
Cateteres externos (cateteres de preservativos)
Um cateter de preservativo é um cateter colocado fora do corpo. Normalmente, é necessário para homens que não têm problemas de retenção urinária, mas têm sérias deficiências funcionais ou mentais, como demência. Um dispositivo que parece um preservativo cobre a cabeça do pênis. Um tubo leva do dispositivo de preservativo para uma bolsa de drenagem.
Esses cateteres geralmente são mais confortáveis e apresentam menor risco de infecção do que os cateteres residentes. Os cateteres de preservativos geralmente precisam ser trocados diariamente, mas algumas marcas são projetadas para uso mais prolongado. Isso pode causar menos irritação da pele do que os cateteres de preservativos que requerem remoção e reaplicação diária. Uma enfermeira de ferida, ostomia e continência (WOCN) pode ajudar a fazer essas recomendações.
Cateteres de curta duração (cateteres intermitentes)
Uma pessoa pode precisar apenas de um cateter por um curto período de tempo após a cirurgia até que a bexiga esvazie. Depois que a bexiga esvazia, é necessário remover o cateter de curto prazo. Os profissionais de saúde se referem a isso como um cateter de entrada e saída.
Em um ambiente doméstico, as pessoas são treinadas para aplicar o cateter elas mesmas ou com a ajuda de um cuidador. Isso pode ser feito através da uretra ou através de um orifício criado na parte inferior do abdômen para o cateterismo. Leia mais sobre os benefícios do cateterismo intermitente.
Quais são as possíveis complicações dos cateteres urinários?
De acordo com um artigo da BMC Urology, os cateteres urinários são a principal causa de infecções do trato urinário (ITU) associadas aos cuidados de saúde. Portanto, é importante limpar rotineiramente os cateteres para evitar infecções.
Os sintomas de uma ITU podem incluir:
- febre
- arrepios
- dor de cabeça
- urina turva devido a pus
- queima da uretra ou área genital
- vazamento de urina para fora do cateter
- sangue na urina
- urina fétida
- dor lombar e dor
Outras complicações do uso de um cateter urinário incluem:
- reação alérgica ao material usado no cateter, como o látex
- pedras na bexiga
- sangue na urina
- lesão na uretra
- danos nos rins (com cateteres de longa duração)
- septicemia ou infecção do trato urinário, rins ou sangue
Leia mais sobre infecções do trato urinário associadas ao cateter.
Como você cuida de um cateter urinário?
Cateteres de uso único e cateteres reutilizáveis estão disponíveis. Para cateteres reutilizáveis, limpe o cateter e a área onde ele entra no corpo com água e sabão para reduzir o risco de uma UTI. Os cateteres de uso único são fornecidos em embalagens estéreis; portanto, somente seu corpo precisa de limpeza antes de inserir o cateter.
Você também deve beber bastante água para manter sua urina limpa ou apenas ligeiramente amarela. Isso ajudará a prevenir a infecção.
Esvazie a bolsa de drenagem usada para coletar a urina pelo menos a cada oito horas e sempre que a bolsa estiver cheia. Use uma garrafa de plástico contendo uma mistura de vinagre e água ou água sanitária e água para limpar o saco de drenagem. Leia mais sobre auto-cateterismo intermitente limpo.