Incontinencia urinaria
Contente
- Resumo
- O que é incontinência urinária (IU)?
- Quais são os tipos de incontinência urinária (IU)?
- Quem está em risco de incontinência urinária (IU)?
- Como a incontinência urinária (IU) é diagnosticada?
- Quais são os tratamentos para a incontinência urinária (IU)?
Resumo
O que é incontinência urinária (IU)?
A incontinência urinária (IU) é a perda do controle da bexiga ou a incapacidade de controlar a micção. É uma condição comum. Pode variar de um problema menor a algo que afeta muito sua vida diária. Em qualquer caso, pode melhorar com um tratamento adequado.
Quais são os tipos de incontinência urinária (IU)?
Existem vários tipos diferentes de IU. Cada tipo tem diferentes sintomas e causas:
- Incontinência de esforço acontece quando o estresse ou a pressão na bexiga fazem com que você perca urina. Isso pode ser devido a tosse, espirro, riso, levantamento de algo pesado ou atividade física. As causas incluem músculos do assoalho pélvico fracos e bexiga fora de sua posição normal.
- Urge, ou urgência, incontinência acontece quando você tem uma forte vontade (necessidade) de urinar e parte da urina vaza antes que você consiga ir ao banheiro. Freqüentemente, está relacionado a uma bexiga hiperativa. A incontinência de urgência é mais comum em pessoas idosas. Às vezes, pode ser um sinal de infecção do trato urinário (ITU). Também pode acontecer em algumas condições neurológicas, como esclerose múltipla e lesões da medula espinhal.
- Incontinência de transbordamento acontece quando sua bexiga não esvazia completamente. Isso faz com que muita urina permaneça na bexiga. Sua bexiga fica muito cheia e você perde urina. Essa forma de IU é mais comum em homens. Algumas das causas incluem tumores, pedras nos rins, diabetes e certos medicamentos.
- Incontinência funcional acontece quando uma deficiência física ou mental, dificuldade para falar ou algum outro problema o impede de ir ao banheiro a tempo. Por exemplo, alguém com artrite pode ter problemas para desabotoar as calças ou uma pessoa com doença de Alzheimer pode não perceber que precisa planejar o uso do banheiro.
- Incontinência mista significa que você tem mais de um tipo de incontinência. Geralmente é uma combinação de incontinência de estresse e urgência.
- Incontinência transitória é a perda de urina causada por uma situação temporária (transitória), como uma infecção ou um novo medicamento. Uma vez que a causa é removida, a incontinência desaparece.
- Enurese refere-se ao vazamento de urina durante o sono. Isso é mais comum em crianças, mas os adultos também podem ter.
- Urinar na cama é normal para muitas crianças. É mais comum em meninos. A enurese muitas vezes não é considerada um problema de saúde, especialmente quando é familiar. Mas se ainda acontecer com frequência aos 5 anos ou mais, pode ser por causa de um problema de controle da bexiga. Esse problema pode ser causado por um desenvolvimento físico lento, uma doença, urinar em excesso à noite ou outro problema. Às vezes, há mais de uma causa.
- Em adultos, as causas incluem alguns medicamentos, cafeína e álcool. Também pode ser causado por certos problemas de saúde, como diabetes insípido, infecção do trato urinário (ITU), cálculos renais, aumento da próstata (HPB) e apnéia do sono.
Quem está em risco de incontinência urinária (IU)?
Em adultos, você corre maior risco de desenvolver IU se você
- São mulheres, especialmente depois de passar pela gravidez, parto e / ou menopausa
- São mais velhos. Conforme você envelhece, os músculos do trato urinário enfraquecem, dificultando a retenção da urina.
- É um homem com problemas de próstata
- Têm certos problemas de saúde, como diabetes, obesidade ou prisão de ventre de longa duração
- É fumante
- Tem um defeito de nascença que afeta a estrutura do seu trato urinário
Em crianças, urinar na cama é mais comum em crianças menores, meninos e naqueles cujos pais urinaram na cama quando eram crianças.
Como a incontinência urinária (IU) é diagnosticada?
Seu médico pode usar muitas ferramentas para fazer um diagnóstico:
- Um histórico médico, que inclui perguntas sobre seus sintomas. Seu provedor pode pedir que você mantenha um diário da bexiga por alguns dias antes da consulta. O diário da bexiga inclui quanto e quando você bebe líquidos, quando e quanto você urina e se há perda de urina.
- Um exame físico, que pode incluir um exame retal. As mulheres também podem fazer um exame pélvico.
- Exames de urina e / ou sangue
- Testes de função da bexiga
- Testes de imagem
Quais são os tratamentos para a incontinência urinária (IU)?
O tratamento depende do tipo e da causa de sua IU. Você pode precisar de uma combinação de tratamentos. Seu provedor pode primeiro sugerir tratamentos de autocuidado, incluindo
- Mudancas de estilo de vida para reduzir vazamentos:
- Beber a quantidade certa de líquido na hora certa
- Ser fisicamente ativo
- Manter um peso saudável
- Evitando constipação
- Não fume
- Treinamento da bexiga. Isso envolve urinar de acordo com um cronograma. Seu provedor faz uma programação com você, com base nas informações de seu diário vesical. Depois de se ajustar à programação, você espera gradualmente um pouco mais entre as idas ao banheiro. Isso pode ajudar a alongar a bexiga para que ela possa reter mais urina.
- Fazer exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Músculos fortes do assoalho pélvico retêm melhor a urina do que músculos fracos. Os exercícios de fortalecimento são chamados de exercícios de Kegel. Eles envolvem contrair e relaxar os músculos que controlam o fluxo de urina.
Se esses tratamentos não funcionarem, seu provedor pode sugerir outras opções, como
- Medicação, que pode ser usado para
- Relaxe os músculos da bexiga, para ajudar a prevenir espasmos da bexiga
- Bloqueie os sinais nervosos que causam frequência e urgência urinária
- Nos homens, diminui a próstata e melhora o fluxo de urina
- Dispositivos médicos, Incluindo
- Um cateter, que é um tubo para transportar a urina para fora do corpo. Você pode usar um algumas vezes ao dia ou o tempo todo.
- Para as mulheres, um anel ou dispositivo semelhante a um tampão inserido na vagina. Os dispositivos são pressionados contra a uretra para ajudar a diminuir os vazamentos.
- Agentes de massa, que são injetados nos tecidos do colo da bexiga e da uretra para engrossá-los. Isso ajuda a fechar a abertura da bexiga para que haja menos vazamentos.
- Estimulação elétrica do nervo, que envolve a mudança dos reflexos da bexiga usando pulsos de eletricidade
- Cirurgia para apoiar a bexiga em sua posição normal. Isso pode ser feito com uma tipoia presa ao osso púbico.
NIH: Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais