Segurança da vacina
Contente
- Resumo
- O que são vacinas?
- As vacinas causam efeitos colaterais?
- Como as vacinas são testadas para segurança?
Resumo
O que são vacinas?
As vacinas desempenham um papel importante em nos manter saudáveis. Eles nos protegem de doenças graves e às vezes mortais. As vacinas são injeções (injeções), líquidos, pílulas ou sprays nasais que você toma para ensinar o sistema imunológico do seu corpo a reconhecer e se defender contra germes nocivos. Os germes podem ser vírus ou bactérias.
Alguns tipos de vacinas contêm germes que causam doenças. Mas os germes foram mortos ou enfraquecidos o suficiente para não deixar você doente. Algumas vacinas contêm apenas uma parte de um germe. Outros tipos de vacinas incluem instruções para que suas células produzam uma proteína do germe.
Todos esses diferentes tipos de vacina desencadeiam uma resposta imunológica, que ajuda seu corpo a combater os germes. Seu sistema imunológico também se lembrará do germe e o atacará se esse germe invadir novamente. Essa proteção contra uma determinada doença é chamada de imunidade.
Essas doenças podem ser muito graves. Por causa disso, obter imunidade de uma vacina é mais seguro do que obter imunidade por estar doente com a doença. E para algumas vacinas, ser vacinado pode realmente dar a você uma resposta imunológica melhor do que pegar a doença.
As vacinas causam efeitos colaterais?
Tal como acontece com os medicamentos, qualquer vacina pode causar efeitos colaterais. Na maioria das vezes, os efeitos colaterais são menores, como dor no braço, fadiga ou febre baixa. Eles geralmente desaparecem em poucos dias. Esses efeitos colaterais comuns costumam ser um sinal de que seu corpo está começando a desenvolver imunidade contra uma doença.
Podem ocorrer efeitos colaterais graves das vacinas, mas são muito raros. Esses efeitos colaterais podem incluir uma reação alérgica grave. Outros possíveis efeitos colaterais são diferentes para cada vacina. Converse com seu médico se você estiver preocupado com sua saúde depois de ser vacinado.
Algumas pessoas temem que as vacinas infantis possam causar transtorno do espectro do autismo (TEA). Mas muitos estudos científicos analisaram isso e não encontraram nenhuma ligação entre vacinas e ASD.
Como as vacinas são testadas para segurança?
Cada vacina aprovada nos Estados Unidos passa por extensos testes de segurança. Tudo começa com o teste e avaliação da vacina antes de ser aprovada pela Food and Drug Administration (FDA). Muitas vezes, esse processo pode levar vários anos.
- Primeiro, a vacina é testada em laboratórios. Com base nesses testes, o FDA decide se testa a vacina com pessoas.
- O teste com pessoas é feito por meio de ensaios clínicos. Nestes ensaios, as vacinas são testadas em voluntários. Os ensaios clínicos geralmente começam com 20 a 100 voluntários, mas eventualmente incluem milhares de voluntários.
- Os ensaios clínicos têm três fases. Os testes procuram respostas para questões importantes, como
- A vacina é segura?
- Qual dose (quantidade) funciona melhor?
- Como o sistema imunológico reage a isso?
- Quão eficaz é isso?
- Durante o processo, o FDA trabalha em estreita colaboração com a empresa que fabrica a vacina para avaliar a segurança e eficácia da vacina. Se a vacina for considerada segura e eficaz, ela será aprovada e licenciada pelo FDA.
- Depois que uma vacina é licenciada, os especialistas podem considerar adicioná-la ao cronograma de vacina ou imunização recomendado. Esta programação é dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Ele lista quais vacinas são recomendadas para diferentes grupos de pessoas. Eles listam quais grupos de idade devem receber quais vacinas, quantas doses precisam e quando devem tomá-las.
O teste e o monitoramento continuam após a vacina ser aprovada:
- A empresa que fabrica as vacinas testa cada lote de vacinas quanto à qualidade e segurança. O FDA analisa os resultados desses testes. Também fiscaliza as fábricas onde é feita a vacina. Essas verificações ajudam a garantir que as vacinas atendam aos padrões de qualidade e segurança.
- O FDA, o CDC e outras agências federais continuam monitorando sua segurança, para observar possíveis efeitos colaterais. Eles têm sistemas para rastrear quaisquer problemas de segurança com as vacinas.
Esses altos padrões de segurança e testes ajudam a garantir que as vacinas nos Estados Unidos sejam seguras. As vacinas ajudam a proteger contra doenças graves, mesmo mortais. Eles não apenas protegem você, mas também ajudam a impedir que essas doenças se espalhem para outras pessoas.