Teste VDRL
Contente
- O que é um teste VDRL?
- Por que os médicos realizam um teste VDRL
- O teste VDRL
- Compreendendo os resultados do seu teste VDRL
- Potencial para falsos positivos e negativos
- Riscos de fazer o teste VDRL
- Perspectivas de longo prazo
O que é um teste VDRL?
O teste do laboratório de pesquisa de doenças venéreas (VDRL) foi desenvolvido para avaliar se você tem sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (DST). A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. A bactéria infecta penetrando no revestimento da boca ou na área genital.
O teste VDRL não procura as bactérias que causam sífilis. Em vez disso, verifica os anticorpos que seu corpo produz em resposta aos antígenos produzidos pelas células danificadas pelas bactérias. Os anticorpos são um tipo de proteína produzida pelo sistema imunológico para combater invasores como bactérias ou toxinas. O teste desses anticorpos pode informar seu médico se você tem sífilis.
Você não precisa ter os sintomas da sífilis para que este teste seja preciso. Como verifica se há anticorpos produzidos como resultado de uma infecção por sífilis, o teste VDRL pode ser usado independentemente de você ter algum sintoma no momento.
Saiba mais sobre outro tipo de teste de sífilis, o teste RPR.
Por que os médicos realizam um teste VDRL
Seu médico provavelmente solicitará um teste VDRL se houver uma chance de você ter sífilis. Os primeiros sintomas que podem levar o seu médico a solicitar este teste incluem:
- uma pequena ferida indolor
- inchaço nos gânglios linfáticos perto da ferida
- uma erupção cutânea que não coça
Em outros casos, seu médico pode rastrear a sífilis, mesmo se você não tiver nenhum sintoma ou motivo para pensar que está com a doença. Por exemplo, seu médico examinará a sífilis como parte rotineira de seus cuidados, se você estiver grávida. Este é um procedimento padrão e não significa que seu médico pense que você tem sífilis.
Seu médico também pode testar sua presença de sífilis se você estiver sendo tratado de outra DST, como gonorréia, se estiver infectado pelo HIV ou se tiver praticado atividades sexuais de alto risco. Se você já foi tratado de sífilis, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam testes de acompanhamento para garantir que o tratamento funcionou e a infecção foi curada.
O teste VDRL
Normalmente, tudo o que você precisa fazer para o teste VDRL é permitir que um profissional de saúde colete seu sangue. Geralmente, o sangue é coletado de uma veia na dobra do cotovelo ou nas costas da mão. Esta amostra de sangue será então enviada para um laboratório e testada quanto aos anticorpos produzidos como resultado da sífilis.
O teste VDRL não exige que você jejue ou pare de tomar nenhum medicamento. Se o seu médico quiser que você faça uma exceção, ele será informado antes do teste. Se o seu médico suspeitar que a infecção por sífilis se espalhou para o seu cérebro, ele poderá optar por testar seu fluido espinhal além do sangue.
Compreendendo os resultados do seu teste VDRL
Se o seu teste for negativo para anticorpos para sífilis, o resultado sugere que você não tem sífilis.
Se o seu teste voltar positivo para anticorpos para sífilis, você provavelmente (mas não definitivamente) tem sífilis. Se isso ocorrer, seu médico solicitará um teste mais específico para confirmar os resultados. Um teste treponêmico é frequentemente usado para confirmar o teste positivo. Os testes treponêmicos verificam se o seu sistema imunológico produziu anticorpos específicos em resposta direta à causa da sífilis Treponema pallidum.
Potencial para falsos positivos e negativos
O teste VDRL nem sempre é preciso. Por exemplo, você pode ter resultados falso-negativos se tiver sífilis há menos de três meses, pois pode levar muito tempo para o seu corpo produzir anticorpos. O teste também não é confiável na sífilis tardia.
Por outro lado, o seguinte pode causar resultados falso-positivos:
- HIV
- Doença de Lyme
- malária
- pneumonia (apenas em alguns tipos)
- lúpus eritematoso sistêmico
- Uso de drogas intravenosas
- tuberculose
Em alguns casos, seu corpo pode não produzir anticorpos, mesmo que você tenha sido infectado com sífilis. Isso significa que o teste VDRL será impreciso.
Os anticorpos produzidos como resultado de uma infecção por sífilis podem permanecer no seu corpo mesmo após o tratamento da sífilis. Isso significa que você sempre pode ter resultados positivos neste teste.
Riscos de fazer o teste VDRL
Os riscos de uma coleta de sangue são pequenos. Você pode ter problemas leves, como dor leve durante a coleta de sangue ou pequenas contusões ou sangramentos depois. Desenvolver um problema sério a partir de uma coleta de sangue, como inflamação da veia ou infecção, é raro.
Perspectivas de longo prazo
A sífilis é tratável, mas é importante consultar seu médico assim que você achar que pode ter sido exposto. Se não for tratada, pode se espalhar pelo corpo e causar complicações em seus órgãos. O teste VDRL não é perfeito, mas é um teste confiável que pode ser o primeiro passo para determinar se você foi infectado. A principal coisa a lembrar é praticar sexo seguro e, se você acha que há uma chance de ter tido contato com sífilis, consulte seu médico imediatamente.