Enxaqueca e mudanças climáticas: qual é o link?
Contente
- A conexão climática
- Temperatura e umidade
- Luz solar
- Mudanças na pressão barométrica
- Evitando uma enxaqueca
Os pesquisadores não sabem exatamente o que faz com que algumas pessoas sofram de enxaqueca. Genes, alterações no cérebro ou alterações nos níveis de substâncias químicas no cérebro podem estar envolvidas.
Mas é claro que certas coisas desencadeiam ataques de enxaqueca. Alimentos específicos, alterações hormonais e estresse estão entre os gatilhos de enxaqueca mais citados. O tempo também pode ser um fator.
A conexão climática
De acordo com uma análise de 2015 realizada em Taiwan, até metade das pessoas que vivem com enxaqueca dizem que as mudanças no clima causam dores de cabeça. Tempestades, temperaturas extremas e mudanças na pressão barométrica podem contribuir para essas dores de cabeça, alterando os níveis de serotonina e outros produtos químicos do cérebro.
A pesquisa sobre a conexão entre enxaqueca e mudanças climáticas foi mista, em parte por ter sido difícil de estudar. As pessoas têm reações variadas às mudanças climáticas, por isso é difícil para os pesquisadores restringir uma causa.
Nem todo mundo responde da mesma maneira às mudanças climáticas. O calor provoca dores de cabeça em algumas pessoas, enquanto outras sofrem de enxaqueca quando a temperatura cai. Certas pessoas são mais sensíveis que outras a mudanças de temperatura e umidade.
Em alguns casos, muitos fatores diferentes se unem para desencadear um ataque de enxaqueca. Por exemplo, você pode ter dores de cabeça em dias úmidos, mas apenas se também estiver estressado ou com fome.
Temperatura e umidade
Pode haver uma ligação entre temperatura, umidade e enxaqueca, mas nem sempre é consistente. Em geral, temperaturas e umidade mais altas parecem provocar dores de cabeça da enxaqueca. Mudanças repentinas de temperatura ou umidade - para cima ou para baixo - também podem ser um fator.
Um estudo de 2017 no International Journal of Biometeorology constatou um aumento nas visitas ao departamento de emergência para enxaquecas em dias quentes e úmidos e uma queda em dias frios e secos. Outro estudo mostrou um aumento nas internações de emergência em dias quentes e secos.
Uma possível razão para o aumento de dores de cabeça durante o tempo quente pode ser a desidratação, que é um gatilho reconhecido para a enxaqueca.
Como você reage à temperatura e umidade pode depender de quão sensível você é a esses fatores. Em um estudo, as pessoas sensíveis à temperatura tiveram mais dores de cabeça no inverno, enquanto as que não eram sensíveis à temperatura tiveram mais dores de cabeça no verão.
Luz solar
Às vezes, a luz solar pode causar um ataque de enxaqueca. Isso faz sentido, considerando que a luz brilhante é um gatilho comum.
Os pesquisadores dizem que a luz solar pode viajar através da retina e do nervo óptico e ativar células nervosas sensíveis no cérebro. Outra teoria é que a radiação ultravioleta do sol leva à liberação de substâncias químicas na pele que ampliam os vasos sanguíneos, o que pode causar uma enxaqueca.
A força e o brilho da luz solar podem ajudar a determinar se causa um ataque de enxaqueca. Em um pequeno estudo, as pessoas tiveram mais enxaquecas quando expostas ao sol do verão (que é mais forte) do que o sol do inverno (que é mais fraco).
Mudanças na pressão barométrica
Pressão barométrica é uma medida de pressão no ar. O aumento da pressão barométrica significa que a pressão do ar está aumentando. A queda da pressão barométrica significa que a pressão do ar está diminuindo.
Como a pressão barométrica influencia as dores de cabeça? A resposta tem a ver com os vasos sanguíneos: quando a pressão aumenta, os vasos sanguíneos se estreitam; quando a pressão cai, os vasos sanguíneos aumentam.
Um pequeno estudo do Japão encontrou um aumento nos ataques de enxaqueca quando a pressão barométrica caiu mesmo que levemente. Os autores dizem que uma queda na pressão barométrica faz com que os vasos sanguíneos no cérebro aumentem, o que desencadeia a liberação de serotonina.
À medida que os níveis de serotonina aumentam, eles desencadeiam o fenômeno visual conhecido como aura. Quando os níveis de serotonina caem novamente, os vasos sanguíneos incham e desencadeiam uma enxaqueca.
Evitando uma enxaqueca
Embora você não possa controlar o clima, você pode obter mais controle sobre suas enxaquecas quando a temperatura ou a umidade mudar. Uma maneira é descobrir seus gatilhos. Mantenha um diário do que você está fazendo quando a enxaqueca começa. Com o tempo, você poderá ver quais padrões climáticos tendem a causar dores de cabeça.
Se você toma um medicamento preventivo, tome-o. E tenha um medicamento abortivo pronto se o tempo parecer estar mudando.
Tente limitar seu tempo ao ar livre quando as condições parecerem que poderiam causar dor de cabeça. E se você precisar sair ao sol, proteja seus olhos com um par de óculos de proteção UV.