Como envergonhar o corpo de outra pessoa finalmente me ensinou a parar de julgar o corpo das mulheres
Contente
Eu puxo minha bicicleta do metrô da manhã lotado para a plataforma e sigo em direção ao elevador. Embora eu pudesse carregar minha bicicleta pelos cinco lances de escada, o elevador é mais fácil - uma das coisas que aprendi quando andava de bicicleta. Assim que chegar ao nível da rua, vou pedalar o resto do meu caminho para a aula de espanhol. (Meu marido e eu moramos em Madrid por um ano enquanto ele ensinava inglês e eu expandi meu vocabulário além de "queso" e "café".)
Ao me aproximar do elevador, noto três mulheres esperando pelo elevador. Meus olhos vagam por seus corpos. Eles parecem um pouco acima do peso e fora de forma para mim. Talvez eles devessem ir pelas escadas, Eu penso comigo mesmo. Eles provavelmente poderiam se beneficiar de algum cardio. Parado ali, formulo mentalmente uma recomendação de condicionamento físico para essas mulheres e fico perturbado, pensando que talvez tenha de esperar por um segundo elevador só porque essas mulheres têm preguiça de subir escadas.
Tornou-se quase natural julgar alguém, especialmente uma mulher, com base na aparência de seu corpo. Sem nenhum conhecimento sobre a outra pessoa, você faz determinações sobre sua saúde, beleza e até mesmo seu valor na sociedade.
Desde que me lembro, um corpo magro foi considerado um Melhor corpo. Magro é o ideal, e todos os outros tipos de corpo merecem uma observação ou julgamento. (Embora, se você acha que alguém é também magro, você provavelmente julga isso também.) Há uma boa chance de você usar inadvertidamente termos como "gordo" e "magro" e "acima do peso" como identificadores de outros seres humanos. Rotular instantaneamente o corpo de uma mulher se tornou uma força de hábito. Caramba, você provavelmente até se rotula: Estou plana. Eu tenho curvas. Eu tenho uma bunda grande. Meus quadris são tão largos. Sem querer, você reduz a si mesmo e aos outros a certas caixas de tipo corporal. Você se reduz a uma parte específica do corpo.Você limita suas percepções de si mesmo, de suas irmãs, de sua mãe, de seus amigos e até de mulheres aleatórias na estação de metrô. Você deixa a forma de um corpo ditar como você vê alguém.
O elevador chega ao nosso andar e as senhoras entram. Ao se virar, elas percebem que estou com uma bicicleta. As mulheres sabem instintivamente que minha bicicleta não vai caber com as pessoas que já estão na cabine, então elas rapidamente saem do elevador. Com sorrisos calorosos e gestos amigáveis, eles me convidam a rolar minha bicicleta primeiro. Eu inclino o quadro diagonalmente e aperto os pneus para caber. Assim que estou acomodada, as mulheres recuam. Uau, isso foi tão atencioso da parte deles, Eu penso.
Enquanto subíamos três andares juntos, não pude deixar de sentir vergonha de como os havia julgado e envergonhado (mesmo que fosse apenas na minha cabeça). Eles foram tão gentis e corteses comigo. Eles tiveram tempo para me ajudar a carregar minha bicicleta. Eram mulheres bonitas e eu não sabia nada sobre seus hábitos de saúde.
Chegamos ao nível da rua e as mulheres saem do elevador - mas não sem parar para segurar as portas para mim enquanto eu pego minha bicicleta. Eles me desejam um bom dia e seguem seu caminho.
Como pude pensar algo tão cruel sobre mulheres que nunca conheci? Por que eu estava rebaixando outra mulher pela aparência dela, sem saber nada sobre seu estilo de vida ou personalidade?
Tropecei nessas perguntas enquanto pedalava colina acima até o campus da escola de idiomas. Talvez porque eu ando de bicicleta para a aula ou tenho uma cintura parecendo menor, eu me senti de alguma forma melhor ou mais saudável do que outra pessoa. Talvez porque seus corpos fossem diferentes do meu, eu imaginei que eles deviam ser insalubres.
Mas tudo isso estava errado. Essas mulheres não eram apenas bonitas por sua bondade, mas eram muito mais bonitas do que eu naqueles momentos. Só porque eu posso parecer mais magro ou mais saudável não significa que eu realmente sou. Na verdade, o peso corporal não é um bom indicador do período de saúde.
Sim, posso ir de bicicleta para a aula, mas também gosto da minha cota de doces e dias preguiçosos quando não faço exercícios. Mesmo quando tento ser saudável, não sou perfeita. E meu corpo também não é perfeito. Há momentos em que olho para o meu corpo e me envergonho por ter essa aparência. Às vezes eu me envergonho do corpo sem nem mesmo perceber.
Mas aquele dia no elevador me ensinou a lutar contra esses julgamentos iniciais. Não importa seu tamanho, forma ou escolha de aptidão, julgar a si mesmo e a outras mulheres é desnecessário e infrutífero. Rotular tipos de corpo e confundir a identidade de alguém com sua forma torna-se uma barreira para ver as pessoas como elas realmente são. A aparência física de seu corpo não define sua saúde. Na verdade, isso não deveria definir você de forma alguma. Você é quem você é por causa do que é dentro seu corpo - é exatamente por isso que a maneira como todo mundo fala sobre o corpo das mulheres precisa mudar.
Desde meu encontro com essas mulheres naquele dia, fico mais ciente de meus pensamentos quando noto uma mulher com um corpo diferente do meu. Tento lembrar que o corpo deles não me diz nada sobre eles. Lembro a mim mesma que nada sei sobre seu estilo de vida, hábitos de saúde ou composição genética, o que me permite perceber mais de sua verdadeira beleza. Também tento visualizar seu bom coração e todos os dons que trazem a este mundo. Quando imagino tudo isso, não tenho tempo para me preocupar com o corpo deles. Jamais esquecerei o que aquelas mulheres me mostraram naquele dia. Bondade e amor sempre superarão o julgamento e a vergonha - tanto quando você olha para os outros quanto para si mesmo.