O que fazer e o que não fazer após o rompimento
Contente
- Estabelecendo limites
- Tire um tempo separados
- Respeite as necessidades uns dos outros
- Mantenha alguma distância física e emocional
- Diretrizes de ‘apenas amigos’
- Discuta como você lidará com os encontros
- Cuide-se
- Priorizar o autocuidado
- Faça coisas que você gosta
- Expresse seus sentimentos…
- ... mas evite chafurdar neles
- Conte sua historia
- Lidando com mídia social
- Evite usar as redes sociais o máximo possível
- Não poste sobre a separação
- Não mude seu status de relacionamento imediatamente
- Pare de seguir seu ex
- Não confira a página do seu ex
- Se vocês moram juntos
- Renove seu espaço
- Faça uma ‘mini remodelação’
- Lembrancinhas
- Reúna seus pertences
- Se você tem muitos amigos em comum
- Se você está em um relacionamento poliamoroso
- Esteja aberto sobre suas emoções
- Fale sobre as próximas etapas
- Pegue a estrada principal
- Não há problema em pedir ajuda
Rompimentos e as emoções que eles trazem são complicados. Alívio, confusão, desgosto, tristeza - todas essas são reações perfeitamente normais ao final de um relacionamento. Mesmo que as coisas terminem de maneira saudável e produtiva, você provavelmente ainda ficará com alguns sentimentos desconfortáveis.
Essas dicas podem ajudá-lo a começar o processo de juntar as peças e seguir em frente. Apenas lembre-se, você vai passar por isso, independentemente de como as coisas parecem difíceis agora.
Estabelecendo limites
Às vezes é fácil evitar cruzar com um ex-parceiro após uma separação. Mas se você mora em uma cidade pequena ou conhece muitas das mesmas pessoas, pode ser mais difícil separar completamente suas vidas.
Definir limites claros para contato futuro pode ajudar a tornar a separação mais fácil para vocês dois.
Tire um tempo separados
Mesmo que vocês dois saibam que querem manter uma amizade, um pouco de espaço por algum tempo não fará mal. Fazer uma pausa nas mensagens de texto e sair pode ajudar vocês dois a começar a se recuperar.
Casamento licenciado e terapeuta familiar Katherine Parker sugere esperar entre 1 e 3 meses antes de entrar em contato com seu ex se você estiver interessado nisso.
Isso lhe dá tempo para se concentrar em si mesmo, diz ela. Também pode ajudá-lo a evitar um padrão prejudicial de oferecer apoio emocional ao seu ex-parceiro e prolongar a separação.
Respeite as necessidades uns dos outros
Se você quer continuar amigo, mas seu ex não quer nenhum contato, você precisa respeitar isso. Não ligue, envie mensagens de texto ou peça aos amigos para falar com eles por você.
Você pode sentir muita falta deles, mas não respeitar seus limites provavelmente prejudicará qualquer chance futura de amizade.
Alternativamente, se o seu ex entrar em contato com você, especialmente antes de você estar pronto para falar, não se sinta obrigado a responder. Isso pode ser difícil, especialmente se eles parecerem vulneráveis ou expressarem sentimentos semelhantes aos seus. Lembre-se de que você precisa de tempo e espaço para lidar com essas emoções difíceis e espere até que o período sem contato tenha passado.
Mantenha alguma distância física e emocional
Se você quiser tentar a amizade depois de algum tempo separados, fique de olho nos padrões e comportamentos antigos. Talvez você encoste a cabeça no ombro deles enquanto assiste a um filme ou eles vêm até você para pedir ajuda durante uma crise.
Não há nada inerentemente errado com esses comportamentos, mas eles podem levar a muita confusão e mais desgosto. Se você e seu ex querem manter uma amizade, devem agir como amigos.
Diretrizes de ‘apenas amigos’
Manter certa distância significa não fazer nada que você normalmente não faria com um amigo, como:
- carinho ou outro contato próximo
- passando a noite juntos na mesma cama
- tratando uns aos outros com refeições caras
- fornecendo apoio emocional ou financeiro consistente
Interromper qualquer comportamento que o faça pensar: “Parece que nunca terminamos” é provavelmente o melhor.
Discuta como você lidará com os encontros
Às vezes, simplesmente não há como evitar um ex. Talvez vocês trabalhem juntos, frequentem as mesmas aulas na faculdade ou tenham os mesmos amigos. Nesses casos, é bom ter uma conversa sobre o que vocês farão quando inevitavelmente se virem.
Procure manter as coisas educadas, mesmo que você tenha um rompimento desagradável. Lembre-se de que você não pode controlar o comportamento de outra pessoa. Se eles não podem cumprir o acordo e agir, tente pegar o caminho certo, não os envolvendo.
Se vocês trabalham juntos, façam tudo o que puderem para manter um relacionamento profissional. Mantenha a conversa civilizada e evite falar com colegas de trabalho sobre o que aconteceu. A fofoca se espalha facilmente e até mesmo alguns fatos básicos podem mudar radicalmente de pessoa para pessoa.
Não tem certeza do que dizer? Tente algo como: “Decidimos parar de nos ver, mas estamos comprometidos em manter uma boa relação de trabalho”.
Cuide-se
Depois de colocar seus limites em ordem, é hora de voltar sua atenção para o relacionamento com você mesmo.
Priorizar o autocuidado
Parker recomenda criar uma rotina diária de autocuidado.
Cada dia, faça algo que:
- traz alegria (ver amigos, ter uma nova experiência, dedicar tempo ao seu hobby favorito)
- nutre você (exercitar, meditar, cozinhar uma refeição satisfatória, mas saudável)
- ajuda a processar seus sentimentos (fazer arte ou música, escrever um diário, conversar com um terapeuta ou outra pessoa de apoio)
Tente dormir o suficiente, mas evite dormir muito. Isso pode interferir em suas responsabilidades e fazer você se sentir tonto e indisposto.
E então, claro, há comida caseira, bebedeiras Netflix e uma garrafa de vinho. É bom ceder ocasionalmente enquanto você se recupera, mas fique de olho nas coisas para que não se tornem hábitos regulares que são difíceis de quebrar no caminho. Considere guardar essas coisas para momentos especiais com amigos ou dar a si mesmo uma noite por semana para liberar.
Faça coisas que você gosta
Depois de uma separação, você pode se encontrar com mais tempo livre do que costumava. Tente usar esse tempo de maneira positiva.
Talvez durante o relacionamento você tenha passado menos tempo lendo e tenha uma pilha de livros não lidos esperando ao lado de sua cama. Ou talvez você sempre quis experimentar jardinagem ou tricô. Você pode até começar a aprender um novo idioma ou fazer planos para uma viagem solo.
Encontrar coisas para fazer (e fazê-las) pode ajudar a distraí-lo da dor pós-separação.
Expresse seus sentimentos…
É comum sentir muitas emoções após um rompimento, incluindo:
- raiva
- tristeza
- dor
- confusão
- solidão
Pode ajudar reconhecer esses sentimentos. Escreva-os, ilustre-os ou converse com seus entes queridos. Filmes, músicas e livros envolvendo pessoas passando por situações semelhantes podem refletir sua experiência, portanto, podem oferecer algum conforto.
... mas evite chafurdar neles
Tente não ficar preso em um ciclo de emoções negativas, já que geralmente não ajuda ruminar sobre sentimentos de tristeza e perda. Se você não consegue parar de pensar no seu ex, tente um “reset” saindo de casa, visitando um amigo ou colocando música e fazendo uma limpeza profunda.
Faça uma pausa nos dramas tristes ou românticos e nas canções de amor. Em vez disso, experimente programas cômicos ou edificantes, música otimista e romances alegres sem romance. Isso pode ajudar a distraí-lo das emoções negativas.
Outras maneiras rápidas de ajudar a melhorar o humor sombrio:
- Abra suas cortinas para luz natural.
- Pegue um pouco de sol.
- Deleite-se no chuveiro ou banheira com seus produtos favoritos.
- Acenda uma vela com um aroma fresco ou cítrico.
Conte sua historia
Parker sugere escrever uma breve narrativa sobre sua separação. Basta uma ou duas frases. Por exemplo, “Preciso de tempo e espaço para me reconectar comigo mesmo e com minhas necessidades antes de poder ter um relacionamento com alguém”. Outra opção pode ser: “Romper é um processo, e nada está claro de imediato”.
Mantenha isso em algum lugar visível, como o espelho do banheiro ou a geladeira, e concentre-se nisso quando sentir saudades do seu ex e quiser alcançá-lo, diz ela.
Lidando com mídia social
Outro aspecto inesperado da separação: mídia social. Nem sempre é fácil saber como estabelecer limites em torno do envolvimento digital, mas aqui estão algumas coisas gerais que devemos e não devemos fazer após o término do relacionamento.
Evite usar as redes sociais o máximo possível
“A mídia social cria um ambiente para perseguição e fixação doentia, junto com oportunidades para bullying passivo-agressivo”, diz Parker.
Tirar algum tempo das redes sociais pode ser útil após uma separação. Isso garante que você não acabe estragando seu humor ao se deparar com fotos de seu ex ou fotos de casais aparentemente perfeitos.
Se você usar a mídia social depois de terminar o namoro, Parker recomenda usá-la apenas para se conectar e obter o apoio de amigos e familiares. Por exemplo, você pode considerar excluir temporariamente o aplicativo do Facebook do seu telefone e usar o Messenger para bater papo.
Não poste sobre a separação
Você não precisa compartilhar publicamente que seu relacionamento acabou, porque é provável que as pessoas que já precisam saber Faz conhecer. “A mídia social não é o lugar para expressar seus sentimentos ou frustrações em relação a um ex-parceiro”, diz Parker.
Você pode querer compartilhar a verdade se seu ex mentiu para você, traiu ou o injustiçou de alguma outra forma, mas guarde sua frustração para mensagens privadas com pessoas em quem você confia.
Não mude seu status de relacionamento imediatamente
Se você e seu ex-parceiro usaram o status “Em um relacionamento” no Facebook, pode parecer lógico (e honesto) alterar seu status para “Solteiro” quando o relacionamento terminar.
A melhor opção é ocultar o status do seu perfil (ou configurá-lo para que apenas você possa vê-lo). Se você fizer uma pausa nas redes sociais, por exemplo, poderá ocultá-lo até retornar. As pessoas podem ter menos probabilidade de notar a mudança depois que o tempo passa.
Se eles perceberem, seu rompimento será uma notícia velha, então não importa tanto. Esperar para mudar seu status também reduzirá as chances de seu ex-parceiro se sentir magoado com a mudança.
Pare de seguir seu ex
Você não precisa necessariamente deixar de ser amigo de um ex se:
- o relacionamento terminou em bons termos
- você quer continuar amigo
- você tem outras conexões sociais
Mas a maioria dos aplicativos de mídia social agora permite silenciar ou ocultar as pessoas sem ter que parar de segui-las. Isso impede que você veja o conteúdo que eles compartilham. Se você não quiser ver seu ex-parceiro nas postagens de outras pessoas, também pode ajudar a deixar de seguir as pessoas com quem eles estão intimamente ligados, incluindo amigos próximos e familiares.
No Facebook, você pode usar as configurações de privacidade para colocar as pessoas em uma lista restrita, o que as impede de ver qualquer coisa que não seja compartilhada publicamente. Isso pode ajudar, mas se o relacionamento foi abusivo, é melhor bloqueá-los totalmente para que não possam ver nenhuma das suas informações ou atualizações.
Não confira a página do seu ex
Você pode se sentir tentado, especialmente se já os viu pela cidade com alguém novo. Talvez você queira saber se eles são tão ruins quanto você, ou talvez esteja procurando por aquela vaga atualização de status que você acabou de conhecer eles queriam que você visse.
Mas pergunte a si mesmo: "O que olhar para a página realizará?" Provavelmente nada saudável, então é melhor resistir ao impulso.
Se vocês moram juntos
Romper com um parceiro que mora em casa traz um conjunto diferente de desafios.
Renove seu espaço
Depois que seu parceiro se muda, sua casa ou apartamento pode parecer totalmente diferente. Seu espaço pode parecer solitário. Pode não parecer mais "casa". Você pode querer fazer as malas e se mudar para um lugar sem tantas lembranças dolorosas.
Se você dividiu um lugar e seu ex se mudou, sua casa pode parecer solitária ou cheia de memórias dolorosas. Claro, mudar para um novo lugar pode ajudar, mas nem sempre é financeiramente viável. Em vez disso, concentre-se em refrescar o ambiente.
Faça uma ‘mini remodelação’
- mover móveis
- obter novas canecas ou pratos
- investir em alguma roupa de cama nova
- tente se livrar de uma peça de mobiliário que você pode facilmente substituir
- livre-se do cobertor sob o qual você sempre se aconchegou e substitua-o por mantas em diferentes texturas e cores
- experimente um esquema de cores diferente na sua sala ou quarto.
- pinte sua mesa e cadeiras.
- trocar tapetes, almofadas, almofadas e cobertores
Lembrancinhas
Pode ajudar a empacotar lembretes significativos do relacionamento, incluindo presentes, fotografias ou coisas que compraram juntos. Você não tem que jogar essas coisas fora. Apenas deixe a caixa de lado, onde você não verá o tempo todo. No futuro, você pode dar uma outra olhada e decidir o que deseja manter.
Reúna seus pertences
Se o seu parceiro deixou as coisas para trás, uma opção respeitosa é encaixotá-las até que o período sem contato tenha passado. Em seguida, envie uma mensagem educada informando que você ainda está com seus pertences. Doe qualquer coisa que eles deixaram intencionalmente ou disseram que não queriam.
Se você tem muitos amigos em comum
Amigos em comum provavelmente vão querer saber o que aconteceu depois de um rompimento. Geralmente, é melhor evitar entrar em detalhes. Eles podem obter duas histórias muito diferentes e a fofoca pode se tornar um problema em algumas situações.
Se amigos ouviram uma versão falsa do que aconteceu, você pode compartilhar a verdade. Tente evitar uma resposta emocionalmente carregada e exponha os fatos com calma, sem dizer nada negativo sobre seu ex-parceiro.
Lembre-se de que alguns amigos podem tomar partido. Você não pode evitar isso ou forçar ninguém a manter a amizade. Mas você lata evite brincar com fofoca e drama resistindo ao impulso de dizer coisas negativas sobre seu ex.
Finalmente, geralmente é melhor evitar pedir a amigos notícias de seu ex-parceiro.
Se você está em um relacionamento poliamoroso
Ao lidar com uma separação poli, é importante considerar como terminar com um parceiro pode afetar seus outros relacionamentos.
Esteja aberto sobre suas emoções
Após o rompimento com um parceiro, você pode começar a se aproximar, tanto física quanto emocionalmente, de seus outros parceiros.
Por outro lado, você pode sentir:
- hesitante sobre a intimidade física
- vulnerável
- menos interessado em suas atividades habituais
Seus sentimentos e emoções são todos válidos, e parceiros compassivos vão entender que você está lidando com uma situação difícil. Eles provavelmente vão querer oferecer suporte da maneira que puderem. Lembre-se de que eles também podem sofrer algumas consequências emocionais devido ao seu rompimento.
Mantenha-os informados sobre o que você está sentindo e tente comunicar o que cada um precisa um do outro durante esta transição.
Fale sobre as próximas etapas
À medida que você se adapta a ter um parceiro a menos, pode querer conversar com seus parceiros atuais sobre:
- maneiras como seu relacionamento pode mudar temporariamente (por exemplo, você pode ter menos interesse em intimidade física no momento)
- quaisquer novos limites que você (ou eles) deseja definir para o seu relacionamento
- como lidar com situações em que você pode ver seu ex-parceiro
Pegue a estrada principal
Novamente, evite falar mal de seu ex. Isso é especialmente importante se um de seus parceiros ainda tiver um relacionamento com seu ex.
A exceção? Se o seu ex foi abusivo ou colocou você em perigo, pode ser sensato avisar os outros parceiros.
Não há problema em pedir ajuda
Rompimentos costumam ser difíceis. Amigos e familiares podem oferecer apoio e ajudá-lo a se sentir menos sozinho, mas às vezes não é o suficiente.
Considere entrar em contato com um terapeuta, que pode ajudá-lo:
- identificar métodos de enfrentamento prejudiciais e substituí-los por outros mais positivos
- abordar e desafiar emoções negativas persistentes
- lidar com os efeitos da manipulação ou abuso
- trabalhar em um plano para o futuro
Se você está se perguntando se uma separação é um motivo válido para buscar ajuda, definitivamente é. Na verdade, muitos terapeutas se especializam em ajudar as pessoas a lidar com o luto do término.
É especialmente importante pedir ajuda se você:
- se sentir deprimido
- tem pensamentos de ferir a si mesmo ou aos outros
- continue tentando entrar em contato com seu ex ou pense em contatá-lo com frequência
A recuperação de uma separação leva tempo - provavelmente mais do que você gostaria. Mas tente lembrar que as coisas ficarão mais fáceis com o passar do tempo. Nesse ínterim, seja gentil com você mesmo e não hesite em entrar em contato se precisar de suporte.