Qual é a diferença entre o treinamento em circuito e o treinamento intervalado?
Contente
- O que é treinamento em circuito?
- O que é treinamento com intervalo?
- Seu treino pode ser * ambos * treinamento em circuito e intervalo?
- Como otimizar seu treinamento em circuito e intervalo
- Revisão para
Em um mundo de fitness moderno, onde palavras como HIIT, EMOM e AMRAP são jogadas com a mesma frequência que halteres, pode ser estonteante navegar pela terminologia de sua rotina de exercícios. Uma confusão comum é que é hora de corrigir: a diferença entre o treinamento em circuito e o treinamento intervalado.
Não, eles não são a mesma coisa e, sim, você deve saber a diferença. Domine esses dois tipos de exercícios e seu condicionamento (e vocabulário de ginástica) ficará melhor por causa disso.
O que é treinamento em circuito?
O treinamento em circuito é quando você alterna entre vários exercícios (geralmente de cinco a 10) que visam diferentes grupos musculares, de acordo com Pete McCall, um personal trainer certificado e porta-voz do American Council on Exercise, e criador do podcast All About Fitness. Por exemplo, você pode passar de um exercício para a parte inferior do corpo para um exercício para a parte superior do corpo e para um exercício central, depois outro movimento da parte inferior, superior e central antes de repetir o circuito. (Veja: Como Construir a Rotina de Circuito Perfeito)
"A ideia geral do treinamento em circuito é trabalhar diferentes músculos ao mesmo tempo com um mínimo de descanso", diz McCall. "Como você alterna a parte do corpo que está mirando, um grupo de músculos descansa enquanto o outro está trabalhando."
Por exemplo, uma vez que suas pernas descansam durante as flexões e seus braços descansam durante os agachamentos, você pode anular qualquer tempo de descanso entre os exercícios, tornando o treino mais eficaz que não só aumenta a força, mas também mantém seu coração batendo e acelerando seu metabolismo também, diz McCall. (E esse é apenas um dos muitos benefícios do treinamento em circuito.)
"Como você passa de um exercício para outro com muito pouco descanso, o treinamento em circuito produz uma resposta cardiorrespiratória bastante significativa", diz ele. O que significa, sim, você pode totalmente considerá-lo cardio.
Se você usar pesos pesados o suficiente, você trabalhará até o ponto de fadiga (onde simplesmente não poderá fazer outra repetição): "Isso significa que você está melhorando a força muscular e pode melhorar a definição muscular", diz McCall. (Aqui está a diferença entre força muscular e resistência muscular.)
Depois de se sentir confortável com essa ideia, expanda sua seleção de movimento para além da parte do corpo: "Agora, estamos começando a olhar para os padrões de movimento de treinamento em vez de músculos. Isso significa concentrar-se em empurrar, puxar, avançar, agachar e movimentos de articulação do quadril. apenas da parte superior ou inferior do corpo ", diz McCall.
O que é treinamento com intervalo?
O treinamento intervalado, por outro lado, é quando você alterna períodos de trabalho de intensidade moderada a alta com períodos de descanso ativo ou passivo, diz McCall. Ao contrário do treinamento em circuito, o treinamento intervalado tem menos a ver com o que você está fazendo e, em vez disso, é principalmente sobre o intensidade do que você está fazendo.
Por exemplo, você pode fazer o treinamento intervalado com um movimento (como balanços de kettlebell), vários movimentos (como burpees, agachamentos e plyo lunges) ou com um exercício estritamente cardiovascular (como correr ou remar). O que importa é que você esteja trabalhando (muito!) Por um certo período de tempo e descansando por um certo período de tempo.
Você provavelmente já ouviu falar que o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) tem benefícios insanos para a saúde, e é totalmente verdade: "Você queima mais calorias em um período de tempo relativamente mais curto", diz McCall. "Ele permite que você trabalhe em uma intensidade mais alta, mas como você tem períodos de descanso, reduz o estresse geral sobre o tecido, alivia seu sistema nervoso e permite que seus estoques de energia se acumulem novamente."
Seu treino pode ser * ambos * treinamento em circuito e intervalo?
Sim! Lembre-se da última aula de treino estilo boot camp que você fez. Há uma boa chance de você estar girando por meio de uma seleção de movimentos em que cada um atinge um grupo muscular diferente (à la treinamento em circuito), mas também tem uma relação trabalho / descanso específica (à la treinamento intervalado). Nesse caso, conta totalmente como ambos, diz McCall.
Também é possível fazer o treinamento em circuito e o treinamento intervalado no mesmo treino, mas não ao mesmo tempo.Por exemplo, você pode fazer um aquecimento, trabalhar em um circuito de movimentos de força e, em seguida, terminar com um treino HIIT na bicicleta aérea.
Como otimizar seu treinamento em circuito e intervalo
Agora que você sabe o que realmente são o treinamento em circuito e o treinamento intervalado, é hora de fazê-los trabalhar para você.
Quando você estiver montando seu próprio circuito ou exercícios de treinamento intervalado, tome cuidado com a seleção de exercícios: "Você não quer usar a parte do corpo muitas vezes ou fazer muitos movimentos repetitivos", diz McCall. "Com qualquer coisa, se você fizer muito do mesmo exercício, isso pode resultar em uma lesão por uso excessivo."
E para o treinamento intervalado especificamente, escolha estrategicamente entre o descanso ativo e o passivo: Se você estiver fazendo um movimento particularmente difícil (balanços com kettlebell ou burpees, por exemplo), provavelmente precisará beber um pouco de água e recuperar o fôlego durante o intervalo de descanso. Fazendo um movimento menos intenso durante seus intervalos de trabalho (como agachamentos com peso corporal)? Tente um movimento de recuperação ativa como uma prancha, diz McCall.
O que é mais importante ter em mente? Você não quer fazer muito de qualquer um: "Se você fizer muito treinamento de alta intensidade, isso pode causar overtraining, que pode causar fadiga adrenal e perturbar o equilíbrio hormonal em seu corpo", diz McCall. (Veja: 7 sinais de que você realmente precisa de um dia de descanso)
"Uma boa semana seria talvez dois dias de treinamento em circuito em uma intensidade relativamente moderada e dois ou três dias de treinamento intervalado em uma intensidade moderada a alta", diz ele. "Eu não faria HIIT mais do que três ou quatro vezes por semana, porque, com o HIIT, você tem que fazer a recuperação no back-end. Lembre-se: você quer treinar de maneira mais inteligente, não mais forte." (Saiba mais sobre como planejar a semana perfeita de exercícios.)