Por que é importante seguir sua intuição
Contente
Todos nós já passamos por isso: aquela sensação no estômago obrigando-o a fazer - ou não fazer - algo sem nenhuma razão lógica. É o que o leva a pegar o caminho mais longo para o trabalho e perder o acidente de trânsito ou aceitar o encontro com o cara que acaba sendo o cara. E embora possa parecer uma força misteriosa, os cientistas estão descobrindo que a intuição é, na verdade, uma forma altamente especializada de pensar. "É a experiência adquirida - algo que nem mesmo saberíamos que tínhamos - que é instantaneamente acessível", diz David Myers, Ph.D., psicólogo social e autor de Intuição: seus poderes e perigos. A boa notícia é que você pode descobrir como entrar em contato com seu intestino, assumir o controle de seu destino e começar a viver uma vida mais gratificante simplesmente respondendo a essas seis perguntas.
1. Você está em sintonia com seu ambiente?
Você já se perguntou como os bombeiros parecem saber quando sair de um prédio em chamas - quase como se tivessem um sexto sentido? GaryKlein, Ph.D., psicólogo cognitivo e autor de O poder da intuição, passou anos estudando esse fenômeno. Sua conclusão? "Os bombeiros aprenderam, ao longo do tempo, a notar sutilezas que são invisíveis para o resto de nós", diz ele. "As anomalias de suas manchas subconscientes." Em outras palavras, eles estão constantemente passando por uma lista de verificação interna. Assim que algo não coincide, eles sabem como sair.
Exame de intestino
Para ajustar essa habilidade você mesmo, identifique alguns lugares que você conhece muito bem, como sua casa, escritório ou bairro, e tente encontrar três coisas em cada um que você nunca notou antes. Este ato simples ajudará a treiná-lo para estar sintonizado com as mudanças ou irregularidades. Depois de selecionar uma mensagem de seu ambiente, use-a para tomar uma decisão. Por exemplo, se você olhar em volta de sua casa e perceber que um fio elétrico está gasto, substitua-o. Mesmo se você não tiver um filho, você pode evitar que um menino convidado sofra um acidente grave.
2. Você é um bom ouvinte?
"Para ser intuitivo, você precisa prestar atenção ao que os outros e ao seu ambiente estão dizendo a você", diz Joan MarieWhelan, autora deSoul Discovery. Quanto mais informações você recebe, mais sua mente precisa extrair quando chegar a hora de tomar uma decisão vital.
Para provar isso, em 2008, cientistas do Instituto Max Planck de Desenvolvimento Humano, em Berlim, entrevistaram pessoas comuns que haviam investido no mercado de ações simplesmente escolhendo ações ou empresas de que já tinham ouvido falar. Os cientistas fizeram portfólios desses estoques e compararam seu sucesso a outros semelhantes compilados por especialistas do setor. Depois de seis meses, as carteiras reunidas pelo grupo aparentemente desinformado ganharam mais dinheiro do que as projetadas pelos pros. Porque? Os pesquisadores teorizam que os novatos provavelmente escolheram ações sobre as quais haviam ouvido coisas boas inadvertidamente. Na verdade, os tutores defendem esse tipo de estratégia quando você se depara com um teste ou problema de trabalho: vá com a solução que mais ressoa em você, mesmo que não consiga identificar por que ela parece certa.
Exame de intestino
Para se tornar um ouvinte melhor, comece perguntando a si mesmo: "Quantas vezes eu interrompo as pessoas? Estou frequentemente tentando transmitir meu ponto de vista em vez de ouvir?" Em caso afirmativo, tente manter contato visual com a pessoa que está falando com você. "É menos provável que você interrompa alguém que está olhando", diz Whelan. Isso ajudará você a realmente ouvir tudo o que ela tem a dizer. Com o tempo, isso o ajudará a perceber coisas que os outros não fazem.
3. Você presta atenção à linguagem corporal?
Pessoas altamente intuitivas podem parecer leitores de mentes, mas a verdade é que eles apenas são melhores em adivinhar o que as pessoas ao seu redor estão pensando - em grande parte porque são adeptos de detectar sinais não-verbais.
Exame de intestino
Os pesquisadores acreditam que a habilidade de ler rostos é uma habilidade que adquirimos através da evolução. "Historicamente, viver em grupos tem sido extremamente importante para a sobrevivência", diz MichaelBernstein, pesquisador da Universidade de Miami em Oxford, Ohio. “Ser expulso do grupo pode levar à morte, então as pessoas se tornam muito boas em avaliar expressões faciais e pistas sociais”, diz ele. Agora, um fenômeno semelhante ocorre com pessoas que enfrentaram rejeição (por exemplo, foram expulsas de uma camarilha na escola, orgotten despejado), diz Bernstein, que publicou suas descobertas em uma edição recente da Ciências Psicológicas. "Eles são geralmente capazes de reconhecer quem é e quem não está sendo genuíno simplesmente escrutinando seus sorrisos." Para se tornar um leitor de linguagem corporal melhor, diz Bernstein, olhe alguém nos olhos quando ela sorri: "Se os músculos ao redor de seus olhos enrugam, é o verdadeiro negócio. Um sorriso falso apenas requer que você mova sua boca. " Engolir ou piscar rapidamente e movimentos restritos dos braços podem indicar isonestia, observa JoeNavarro, um ex-agente do FBI e autor de O que todo corpo está dizendo.
4. Você é um tomador de riscos?
Um estudo da StanfordBusiness School de 170 empresas iniciantes no Vale do Silício descobriu que os mais bem-sucedidos não eram aqueles com os funcionários mais experientes. Em vez disso, eram aqueles cujos funcionários tinham os fundamentos mais diversificados e não convencionais - em outras palavras, as empresas que fizeram contratações arriscadas em vez de apenas buscar os currículos mais fortes. “Ir em uma perna só é outro alicerce da intuição. Quando você assume riscos, está sendo proativo, o que o ajuda a controlar os eventos melhor do que quando você é reativo”, diz Whelan. Em essência, você está aumentando as chances de que coisas boas surjam em seu caminho.
Exame de intestino
Entre no hábito de buscar ativamente oportunidades para coisas que estão fora do seu padrão. Escolha um caminho inesperado em sua caminhada noturna apenas porque parece certo, ou pegue o telefone e ligue para alguém que inexplicavelmente surge em sua mente. Isso não apenas o deixará habituado a ouvir seu instinto, mas também o ajudará a se acostumar a fazer escolhas proativas. Provavelmente, alguns deles eventualmente farão alguma diferença. Reconectar-se com um velho amigo, por exemplo, pode resultar em um novo emprego excelente.
5. Você se questiona?
Em um estudo da Universidade Estadual de Michigan, jogadores de xadrez experientes jogaram tão bem a versão acelerada do jogo quanto jogaram da maneira tradicional. Em outras palavras, eles não precisaram ponderar sobre decisões exageradas para vencer o jogo. "Embora algo do que chamamos de intuição seja na verdade, um conhecimento que não sabíamos que tínhamos; outra parte dele é a experiência consciente ", diz Klein. "Voltando aos bombeiros, eles estiveram em tantos prédios em chamas, eles sabem verificar as coisas que nunca pensamos sem mesmo perceber que estão fazendo isso." Se eles parassem para adivinhar, os resultados poderiam ser devastadores. Na verdade, pesquisas mostram que, quando se trata de coisas que você faz o tempo todo, parar e pensar pode aumentar seus erros em até 30%.
Exame de intestino
Identifique as coisas que você provavelmente conhece mais do que a maioria - sua saúde, família e trabalho. Se você tiver um forte sentimento sobre qualquer um deles, preste atenção a ele - e faça a si mesmo o máximo de perguntas possível ("Há quanto tempo me sinto assim?" "A que exatamente estou reagindo?"). Em seguida, anote as respostas e determine se você está em algo que poderia justificar uma ação posterior e, em última análise, conduzi-lo a uma decisão sábia (intuitiva).
6. Você pode se soltar e relaxar?
Os cientistas estão descobrindo que, quando você está em busca de insights, fazer uma pausa no que está fazendo costuma ser a melhor abordagem.
"Conscientemente ou não, sua mente está sempre trabalhando. Dar a si mesmo permissão para abrir mão de seu foco e ignorar todos os talvez e tudo mais pode abrir espaço para que você siga ideias mais intuitivas", diz MarkJung-Beeman, Ph.D., neurocientista cognitivo da Universidade Noroeste.
Exame de intestino
Fazer algo divertido pode dar ao seu cérebro espaço para insights, de acordo com Jung-Beeman. Portanto, tente encontrar 30 minutos por dia para fazer exercícios, ler para obter prazer, curtir a natureza ou até mesmo espremer em uma sessão de atualização com um amigo - qualquer coisa que afaste seus pensamentos do estresse e padrões diários ajudará a limpar sua cabeça da desordem. Nessas ocasiões, force-se a não pensar em nada em particular. Em vez disso, deixe que sua mente se associe livremente - e não se surpreenda se a visão que você obtiver levar a um resultado que você nunca sonhou ser possível.