Por que uma dieta baseada em vegetais é ideal para perda de peso
Contente
Paleo pode ser a dieta do dia para cortar o excesso de gordura, mas talvez seja melhor eliminar a carne se quiser perder peso: pessoas que comem uma dieta vegetariana ou vegana perdem mais peso do que aquelas que comem carne, de acordo com um estudo no Journal of General Internal Medicine.
Os pesquisadores revisaram 12 estudos com mais de 1.150 pessoas que seguiram diferentes planos de perda de peso por cerca de 18 semanas. O que eles descobriram: aqueles que seguiram uma dieta baseada em vegetais perdem cerca de dois quilos a mais, em média, do que aqueles cujas refeições permitem carne.
As dietas vegetarianas são ricas em frutas, vegetais e grãos inteiros, que são ricos em fibras e demoram mais para digerir, o que pode fazer com que você se sinta satisfeito por mais tempo, diz o autor do estudo Ru-Yi Huang, M.D., da Escola de Saúde Pública de Harvard. Além disso, as pessoas que comem dietas ricas em carne tendem a sentir mais gases e inchaço, e esse desconforto pode prejudicar seu sucesso, explica Huang. (Ainda não está pronto para se comprometer totalmente? Experimente estas 5 maneiras de se tornar um vegetariano a tempo parcial.)
Os pesquisadores também descobriram que as pessoas que desistiram da carne para perder peso eram mais propensas a seguir seu plano de alimentação saudável um ano depois do que aquelas que consumiam produtos de origem animal.
Tornar-se vegetariano também significa que você não precisa contar todas as calorias, pois as pessoas que fizeram dieta sem carne e que contaram perderam uma quantidade de peso semelhante àquelas que pularam a matemática. O motivo: quilo por quilo, os vegetais contêm significativamente menos calorias - meio quilo de carne desossada, por exemplo, contém quase cinco vezes mais calorias do que meio quilo de cenoura crua. (Embora qualquer pessoa que adote uma base vegetal precise monitorar seus nutrientes. Veja as deficiências mais comuns na dieta vegetariana e como mantê-las sob controle.)
Alimento para o pensamento, de fato!