Trabalho durante o tratamento de hepatite C: minhas dicas pessoais
Contente
- Pratique o autocuidado
- Diga sim para ajudar
- Decida a quem contar
- Planeje uma possível folga
- Desative, conforme necessário
- Dar um tempo
- Faça o seu melhor
- O plano de apoio
- Trabalhe com seu médico
- O takeaway
As pessoas continuam trabalhando durante o tratamento da hepatite C por vários motivos. Um de meus amigos observou que trabalhar fazia com que sentissem que o tempo passava mais rápido. Outro amigo disse que isso os ajudou a manter o foco.
Pessoalmente, tive que manter meu emprego para continuar no seguro. Felizmente para mim, depois de conversar com meu médico, criei um plano que me permitia trabalhar em tempo integral. Se você estiver trabalhando durante o tratamento da hepatite C, aqui estão minhas dicas pessoais para manter o equilíbrio.
Pratique o autocuidado
Você será sua prioridade número um por algumas semanas. Este conselho pode parecer simples, mas ao descansar quando estiver cansado, seu corpo se sentirá melhor mais rápido.
Beba muita água e coma alimentos nutritivos e integrais sempre que possível. Programe o autocuidado primeiro. Isso pode ser tão fácil quanto tomar longos banhos quentes ou banhos para relaxar, ou tão difícil quanto ligar para um ente querido para ajudar a preparar o jantar para você depois do trabalho.
Diga sim para ajudar
Ao dizer a amigos próximos e familiares que você está começando o tratamento, eles podem dar uma mão. Se alguém se oferecer para fazer alguma coisa, pegar as crianças ou preparar uma refeição, aceite-o!
Você pode manter seu orgulho enquanto pede ajuda. Vá em frente e deixe um ente querido cuidar de você após um longo dia de trabalho enquanto você está em tratamento. Você pode retribuir o favor quando estiver curado.
Decida a quem contar
Não é necessário dizer ao seu gerente ou a qualquer pessoa no trabalho que você iniciará o tratamento. Você está sendo pago para realizar um trabalho e tudo o que você pode fazer é o seu melhor.
Meu tratamento durou 43 semanas, com injeções semanais administradas em casa. Decidi não contar ao meu chefe, mas conheço outros que contaram. É uma decisão pessoal.
Planeje uma possível folga
Pode ser necessário tirar um dia de folga para um check-up médico. Descubra com antecedência quantos dias pessoais e por doença você tem disponíveis. Dessa forma, você pode relaxar sabendo que se uma consulta médica estiver marcada, ou se você precisar de um descanso extra, está tudo bem.
Se você estiver conversando com seu empregador ou escritório de recursos humanos sobre o tratamento da hepatite C, pode perguntar sobre a Lei de Licença Médica da Família (FMLA), caso seja necessário um período prolongado de folga.
Desative, conforme necessário
Dê a si mesmo permissão para simplesmente dizer não a quaisquer atividades extras. Por exemplo, se espera que você dirija no estacionamento, assar cupcakes ou se divertir nos fins de semana, basta dizer não. Peça a amigos e familiares para fazerem outros arranjos por algumas semanas.
Você pode adicionar todas as coisas divertidas de volta à sua vida depois de terminar o tratamento da hepatite C.
Dar um tempo
Muitos de nós somos culpados de trabalhar durante nosso intervalo ou hora do almoço. Durante o tratamento da hepatite C, você precisará de alguns momentos para descansar e relaxar.
Lembro-me de usar minha hora do almoço para tirar uma soneca quando me cansava durante o tratamento. Quer você se sente na sala de descanso ou saia do prédio, deixe seu corpo e mente descansar quando puder.
Faça o seu melhor
Durante o tratamento, acho que é uma boa ideia evitar horas extras de trabalho, se possível. Quando você estiver no caminho da saúde, terá muitos anos pela frente para assumir um turno extra, tentar impressionar o chefe ou ganhar um bônus. Por enquanto, faça o melhor que puder e depois vá para casa e descanse.
O plano de apoio
Por causa da curta duração, em minha experiência, a maioria das pessoas navega pelo atual tratamento para hepatite C. Existem poucos efeitos colaterais. Mas caso sinta efeitos colaterais, você pode querer fazer um plano com antecedência.
Decida com antecedência a quem você pode recorrer para obter ajuda, se precisar. Se você ficar cansado, peça ajuda com as tarefas domésticas, refeições, compras ou tarefas pessoais. Avisar seus amigos e familiares antes de iniciar o tratamento evita que você tenha que se preocupar no último minuto.
Trabalhe com seu médico
Se você tiver outros problemas de saúde, seu médico pode oferecer alguns conselhos sobre como ajudar a controlar outras doenças durante o tratamento para hepatite C.
Fale com o seu médico se você tiver diabetes, doença cardíaca ou cirrose avançada. Seu médico pode se concentrar em ajudá-lo a tirar o fardo da hepatite C do fígado e também a melhorar sua saúde geral.
O takeaway
Todas as minhas dicas pessoais me ajudaram a sobreviver a 43 semanas de trabalho em tempo integral durante o tratamento da hepatite C. Meu nível de energia logo começou a subir mais alto do que há anos. Quando sua carga viral começar a cair, você pode esperar uma paixão renovada por seu trabalho - e sua vida - após a hepatite C.
Karen Hoyt é uma defensora dos pacientes com doenças hepáticas que anda veloz e que toma batidos. Ela mora no rio Arkansas em Oklahoma e compartilha incentivos em seu blog.